Filmes que te fazem querer viajar – Deus é brasileiro


Assim como criei uma série de posts sobre Livros e Viagens, inauguro hoje a série Filmes que te fazem querer viajar. Para este primeiro post, escolhi um filme nacional, baseado em um conto, extraído do livro Já podeis da pátria filhos, de um dos meus autores preferidos, o João Ubaldo Ribeiro. O conto se chama “O Santo que não acreditava em Deus” e foi levado ao cinema com o título Deus é brasileiro, tendo como diretor o Cacá Diegues.

Cartaz do filme Deus é Brasileiro

Cartaz do filme Deus é Brasileiro

O filme foi lançado em 2003 e é um dos meus xodós por razões diversas. A fotografia do filme é linda, a trilha sonora é agradável e é um caminho para conhecer o Nordeste em suas diversas nuances: suas belezas naturais, a religiosidade presente em vários povoados, costumes, entre outros pontos contemplados na película.

Deus e Taoca

Deus e Taoca

Para quem não conhece a adaptação, resumidamente o filme conta a história da busca de Deus (Antônio Fagundes) por um substituto para que possa tirar suas merecidas férias. Deus vem ao Brasil à procura de um homem que é conhecido pelas suas boas ações em relação à sociedade, mas acaba ganhando na viagem a companhia do malandro Taoca (Wagner Moura), que tenta convencê-lo que pode ocupar o lugar de santo e da Madá (Paloma Duarte), referência bíblica óbvia à Maria de Madalena, que desperta em Deus seu lado mais humano, que é o desejo.

Madá e Deus.

Madá e Deus.

Para onde Deus é Brasileiro me faz querer viajar?

Dentre as várias locações do filme, estão entre elas Tocantins, Alagoas, Rio de Janeiro e Pernambuco e é impagável a imagem do São Francisco.

Entre os prêmios e indicações que Deus é brasileiro recebeu estão: Troféu APCA de 2004 (Melhor ator: Wagner Moura); Grande Prêmio Cinema Brasil, indicado nas categorias de Melhor Som, Melhor Fotografia e Melhor Direção de Arte, Festival de Cartagena 2004 (Colômbia), indicado na categoria de Melhor Filme. Fonte: Wikipedia.

Siga a trupe do Jeguiando no Twitter!

Conheça nossa Fanpage!

Compartilhe...
    *Aviso: Todo o conteúdo do Jeguiando.com está protegido pela LEI DO DIREITO AUTORAL, Nº 9.610, DE 19 DE FEVEREIRO DE 1998. Portanto é proibida qualquer reprodução ou divulgação das imagens, com fins comerciais ou não, em qualquer meio de comunicação, inclusive na WEB, sem prévia consulta e aprovação.     **Comentários ofensivos serão deletados.  

 

Pesquisar

  Expedição Jeguiando Across Canada - Atravessando o Canadá nos trens da Via Rail  

Destinos visitados pelo Jeguiando

    alemanha bariloche2 Canadá patagonia_chilena3 França Alagoas_topo Bahia recife Mato_Grosso_do_Sul Minas_Gerais Rio Sao_Paulo Paraná Porto_Alegre Santa_Catarina

Posts mais Populares