Feira de Artesanato de BH – Minas Gerais


Caros jeguiantes, hoje vamos falar de uma das feiras mais tradicionais de Minas Gerais e que carrega o título de uma das maiores feiras também da América Latina, a Feira de Artesanato da Afonso Pena. Geralmente, quem viaja gosta de trazer um souvenir de viagem, um clichêzinho para guardar de lembrança. Não é à toa que sempre nos aeroportos de Salvador vemos gente tendo problemas por causa de berimbaus! Todo mundo gosta de trazer uma lembrancinha seja para pôr em casa, seja para presentear amigos e família… O fato é que as feiras de artesanato vivem cheias, atraindo turistas e até mesmo comerciantes. Quem me conhece sabe que qualquer dia desses terei que dormir do lado de fora de casa, porque um dia os artesanatos, que coleciono na sala, vão preencher todos os espaços vazios!

100_8199

Feira de Artesanato da Afonso Pena. Belo Horizonte. Minas Gerais. Imagem: Janaína Calaça.

A feira da Afonso Pena acontecia originalmente na Praça da Liberdade. A feira teve seu início em 1969 e só foi transferida para a Afonso Pena em 1991. Era conhecida como Feira Hippie, mas com o passar do tempo foi atraindo mais e mais expositores e cresceu assustadoramente, a ponto de você andar e andar por entre as barraquinhas e achar que aquilo tudo não tem fim!

100_8202

Feira de Artesanato da Afonso Pena. Belo Horizonte. Minas Gerais. Imagem: Fábio Brito.

Hoje a feira é dividida em setores, 12 ao todo. Entre os setores, temos: mobiliário, flores, arranjos e cestaria; decoração; tapeçaria, cama, mesa e banho; vestuário adulto; vestuário infantil; crianças; arranjos; bijouterias; bolsas, cintos e acessórios; calçados; alimentação e artes plásticas e esculturas.

100_8207

Feira de Artesanato da Afonso Pena. Belo Horizonte. Minas Gerais. Imagem: Fábio Brito.

Para os amantes de artesanato (como eu), é de enlouquecer e de declarar falência. Fiquei encantada com as esculturas em barro, principalmente com as namoradeiras e as estátuas inspiradas nas mulatas estilo Gabriela. Lindas, coloridas e cheias de vida! Um dos pontos que chamam a atenção também é o preço, que é bem em conta. Em várias feiras do nordeste, por exemplo, os mesmos exemplares custam praticamente o dobro. Como listei acima, em cada setor há produtos de todos os tipos, mas o que me chamou a atenção mesmo foi a variedade em artesanato.

100_8210

Feira de Artesanato da Afonso Pena. Belo Horizonte. Minas Gerais. Imagem: Fábio Brito.

A feira acontece aos domingos e ao lado o Parque Municipal Américo René Giannetti permanece o dia inteiro aberto, com parque de diversões funcionando a preços acessíveis e contando com uma variedade de atrações paralelas, como andar de jegue, por exemplo, mas isso será assunto para o próximo post. Em resumo, vale muito a pena visitar a feira no domingo e de quebra ainda dar umas voltas no parque. Fica a dica então!

100_8216

Feira de Artesanato da Afonso Pena. Belo Horizonte. Minas Gerais. Imagem: Fábio Brito.

Endereço: Av. Afonso Pena. Belo Horizonte/ Minas Gerais.

Horário de Funcionamento: Das 7 às 14 horas aos domingos.

Siga a trupe do Jeguiando no Twitter!

Conheça nossa Fanpage!

 

*Aviso: Todo o conteúdo do Jeguiando.com está protegido pela LEI DO DIREITO AUTORAL, Nº 9.610, DE 19 DE FEVEREIRO DE 1998. Portanto é proibida qualquer reprodução ou divulgação das imagens, com fins comerciais ou não, em qualquer meio de comunicação, inclusive na WEB, sem prévia consulta e aprovação.
**Comentários ofensivos serão deletados.

6 Comentários

  1. As feirinhas são meu ponto fraco! Adooooro! :-)

  2. […] atmosfera bucólica, que os grandes parques trazem. Lembro que nossa intenção era a de visitar a Feira de Artesanato da Afonso Pena e acabamos por passar o resto do dia passeando pelo parque. Parque Municipal Américo Renné […]

  3. alan disse:

    Olá a todos e a todas!
    Meu nome Alan sou coordenador da Associação dos expositores da feira da Av. Afonso Pena de Belo Horizonte mais conhecida como feira hippie.Iniciamos um projeto que visa representar os artesãos e suas necessidades por meio de uma representação política. Para tanto estamos apresentando a nossa candidatura a deputado federal numero 3110.
    Estamos também buscando parceiros nessa caminhada, caso vocês tenham interesse em conhecer melhor alguns dos projetos que estamos defendendo para a nossa categoria, favor comunicar pelo email alanrbc@bol.com.br ou pelo telefone (31) 96489974 pode ligar a cobrar.
    Alan

    “A que a vida exige de nos é coragem”

    • gilson leal disse:

      0lá presidente gostária de convidar seus expositores de artesanatos de couros ,cama e mesa , quadros e roupas em geral para uma feira que vai ser realizada em Maio de 2011 dias 5 , 6 , 7 , 8
      aguardo com carinho resposta local Angra shopping
      repasse este imail para expositores.
      grato
      organizador
      gilson leal
      tel o21 78252065 id 32*1295
      75786359

  4. MARCIA JONAS disse:

    Gostaria que os organizadores, abrissem a proposta e cadastrasse os feirantes para vender via internet, pois estive na feira e realmente é maravilhosa, mais como moro em outro estado não posso estar sempre ai, por este motivo fica minha solicitação.

  5. Falando em artesanato/produtos artesanais, Belo Horizonte está repleta de cervejarias artesanais. Pra quem aprecia uma boa cerveja, não deixe de procurar pela Wäls, Backer, Taberna do Vale, Krüg, Falke e muitas outras. Abraços


Expedição Jeguiando Across Canada - Atravessando o Canadá nos trens da Via Rail Anuncie_aqui_no_Jeguiando

Pesquisar

  Lojinha_do_Jeguiando     Guia_Destinos_de_Inverno Produtos_Submarino

Destaques do Jeguiando

    Interior_de_Sao_Paulo Canadá_topo2

Posts mais Populares

%d blogueiros gostam disto: