Plaza Dorrego Bar – Buenos Aires


Há algum tempo, escrevemos um pouco sobre um dos nossos bairros mais queridos de Buenos Aires: San Telmo. Em nossa primeira viagem para a Argentina, conhecemos um senhor e sua filha durante a ceia de ano novo, em um restaurante que infelizmente não recordo o nome. Enquanto conversávamos, pedimos dicas de lugares que deveríamos conhecer no último dia que nos restava na cidade. Eles nos falaram de forma tão carinhosa de San Telmo, que tivemos que ir lá para entender a razão deste bairro despertar tanta emoção naqueles dois argentinos simpáticos, que tivemos a alegria de conhecer. Ah! E contra todos os clichês… Sim, os argentinos geralmente são simpáticos!!! Mas, continuando nossa historinha, conhecemos San Telmo e entendemos sua atmosfera. Como disse uma vez, o bairro é quase uma porta para viajar no tempo e, para sintetizar um pouco mais esta atmosfera, que vamos falar hoje de um Café, que acompanhou um pouco dos anos de história deste lugar: o Plaza Dorrego Bar.

100_2045

Plaza Dorrego Bar. Imagem: Fábio Brito.

Conhecemos o Dorrego Bar enquanto caminhávamos por San Telmo e procurávamos pela feira de antiguidades, que acontecia sempre aos domingos. Como era dia de ano novo, o que encontramos foram apenas garrafas de champagne, sidra e cerveja nas calçadas, pessoas sonolentas sentadas na soleira das portas, aproveitando aquele domingo solar de início de novo ano. Debaixo de um solzinho, a sede logo veio e começamos a procurar um cantinho para tomar algo, nem que fosse uma “gaseosa de ocho pesos” (piada interna!). Encontramos, então, este Café.

100_2022

Plaza Dorrego Bar. Imagem: Janaína Calaça.

Logo que entramos, nos deparamos com um senhor limpando o balcão e com todas estas peças, que tentamos resgatar da memória através das fotografias. O Café era uma loja de antiguidades, sem que nada estivesse à venda! Cada pedacinho deste lugar é um convite aos olhos. A madeira, tanto dos balcões como do revestimento das paredes, guarda mensagens, assinaturas, lembranças daqueles que por ali passaram. As paredes também exibem quadros como de Marylin Monroe, que devem datar da época de seu auge. Garrafas antiquíssimas preenchem os espaços de história, assim como quadros de Gardel e visíveis declarações de amor à Argentina.

100_2042

Vai um alfajor, aí? Imagem: Janaína Calaça.

Sentamos em uma das mesinhas de madeira e ficamos por lá um tempo, observando do chão quadriculado ao teto. De vez em quando, um ou outro senhor, vestido com seu paletó, entrava no café e era como se realmente viajássemos no tempo. Um tangão, como de praxe, tocava.

100_2025

Registradora de mil novescentos e guaraná com rolha! Imagem: Janaína Calaça.

O impacto, que um lugar deste causa às pessoas que valorizam o tempo, sua passagem e suas marcas, é grande, principalmente porque, apesar de muitos só olharem para frente e desprezarem a importância da memória, há sempre um lugarzinho que faz questão de preservar um pouco de passado e apontar para a sua relevância na construção do presente. Para compreender uma cidade como Buenos Aires, pontuada de monumentos históricos, de cafés, de museus e de orgulho de seu passado, é importante conhecer lugares como este e compreender sua dinâmica. Para quem tem planos de conhecer a cidade, já deixo então como dica o Dorrego Bar, por sua peculiaridade e por seu comprometimento em resguardar o passado para que outras gerações possam revisitá-lo.

100_2019

Plaza Dorrego Bar. Imagem: Fábio Brito.

O Café está situado na Defensa 1096 / 98 em San Telmo. O telefone de contato é 4361 0141.

Observações importantes: Por ser uma viagem internacional, é aconselhável fazer um seguro de viagem. Viajou para longe de casa, não deixe de fazer um seguro!


Siga a trupe do Jeguiando no Twitter!

Conheça nossa Fanpage!

    *Aviso: Todo o conteúdo do Jeguiando.com está protegido pela LEI DO DIREITO AUTORAL, Nº 9.610, DE 19 DE FEVEREIRO DE 1998. Portanto é proibida qualquer reprodução ou divulgação das imagens, com fins comerciais ou não, em qualquer meio de comunicação, inclusive na WEB, sem prévia consulta e aprovação.     **Comentários ofensivos serão deletados.  

Anuncie no Jeguiando! 8 anos de viagens! Lojinha_do_Jeguiando

Pesquisar

  Expedição Jeguiando Across Canada - Atravessando o Canadá nos trens da Via Rail  

Destinos visitados pelo Jeguiando

    alemanha bariloche2 Canadá patagonia_chilena3 França Alagoas_topo Bahia recife Mato_Grosso_do_Sul Minas_Gerais Rio Sao_Paulo Paraná Porto_Alegre Santa_Catarina

Posts mais Populares

%d blogueiros gostam disto: