Recife Antigo – Recife, Pernambuco


Hoje vamos falar um pouco sobre o Recife Antigo, ou simplesmente Recife, localizado na cidade homônima de Recife, em Pernambuco. O bairro reúne pontos que correspondem ao Centro Histórico da cidade. É lá onde estão localizadas as edificações mais antigas, que reúnem inclusive a memória da breve invasão holandesa.

Shopping Center Paço Alfândega. Foto: Jeguiando

Shopping Center Paço Alfândega. Imagem: Fábio Brito.

O centro histórico passou e ainda passa por uma série de processos de revitalização. Enquanto caminhávamos pelas ruas do bairro, notamos que muitas edificações antigas estão passando por reformas, ou para manter sua estrutura para visitação pública ou para abrigar empreendimentos, visando sua maior conservação, como no caso do shopping center  Paço Alfândega, onde antigamente funcionava um convento, fundado em 1720. O convento, tombado como Patrimônio Histórico, hoje abriga um shopping center destinado às classes de poder aquisitivo alto. Pobres mortais só conseguem comprar uma água por lá, mas vale a visitação.


Área interna do Shopping Center Paço Alfândega. Foto: Jeguiando

Área interna do Shopping Center Paço Alfândega. Imagem: Janaína Calaça.

A estrutura foi preservada, como as paredes originais, que aparecem desnudas, compondo esta fusão de passado e presente, que recorta já o imaginário da própria cidade.

Rua do Recife Antigo. Foto: Jeguiando

Rua do Recife Antigo. Imagem: Fábio Brito.

A caminhada pelas ruas do Recife Antigo é  pontuada pela visão de antigos casarões, de estilo colonial. Edificações firmes, janelas amplas, portas pesadas, tudo remete aos antigos casarões que abrigavam as famílias abastadas da cidade, assim como os antigos centros de poder.

Ponte Maurício de Nassau. Foto: Jeguiando

Ponte Maurício de Nassau. Imagem: Fábio Brito.

Mais adiante, encontramos a Ponte Maurício de Nassau, fundada no ano de 1643. A ponte é considerada a mais antiga da América Latina e liga os bairros do Recife ao de Santo Antônio. Ao longo de suas reformas, a mesma recebeu algumas nomenclaturas. Foi fundada como a Ponte do Recife, construída em madeira, depois levou o nome de Ponte Sete de Setembro, até que por fim é conhecida hoje como Ponte Maurício de Nassau.

Porto do Recife e em foco escultura de Francisco Brennand. Foto: Jeguiando

Porto do Recife e em foco escultura de Francisco Brennand.Imagem: Fábio Brito.

Caminhando em direção à orla do Recife antigo, encontraremos o Porto do Recife, que está ativo ainda. O porto localiza-se às margens dos rios Capibaribe e Beberibe, que desaguam no Oceano Atlântico. O que mais chama a atenção no porto são as esculturas de Francisco Brennand, artista plástico natural de Recife. O trabalho de Brennand em cerâmica já povoa o imaginário dos nativos e daqueles que visitam a cidade. A Oficina de Brennad funciona na capital pernambucana e é lá onde está reunida a maior parte de seu acervo. Quer conhecer a Oficina de Brennand?  Acesse o seu site e dê uma olhada nas peças fantásticas do artista.

Antiga Bolsa de Valores. Foto: Jeguiando

Antiga Bolsa de Valores. Imagem: Fábio Brito.

Ainda da orla, avistamos prédios como o da antiga Bolsa de Valores de Pernambuco, que já não mais desempenha sua função. O prédio está sendo, como mostra a fotografia, revitalizado e abriga atualmente o Centro Cultural da Caixa.

Sinagoga Kahar Zur Israel. Foto: Jeguiando

Sinagoga Kahar Zur Israel. Imagem: Fábio Brito.

Caminhando da orla pelas ruas paralelas, entramos na antiga Rua dos Judeus e hoje Rua do Bom Jesus. Lá encontramos a primeira sinagoga das Américas, a Sinagoga Kahal Zur Israel, instalada durante domínio holandês e desativada depois da expulsão dos holandeses. Hoje a sinagoga encontra-se restaurada e abriga a memória da sociedade judaíca de Pernambuco.

Transição esquisita... Foto: Jeguiando

Transição esquisita… Imagem: Fábio Brito.

Enquanto caminhávamos pela rua, que abriga a sinagoga, nos deparamos com esta plaquinha, mostrando a transição ocorrida naquela porção da cidade. Transição esta suavizada por uma placa, mas que figura como um processo de tentativa de apagamento de uma cultura em relação à outra. De antiga Rua dos Judeus à Rua do Bom Jesus, as tentativas de apagamento e supressão ficam visíveis em uma inofensiva plaquinha, pregada na parede de um casarão.

Torre Malakoff. Foto: Jeguiando

Torre Malakoff. Imagem: Fábio Brito.

Saindo da Rua do Bom Jesus, nos deparamos mais adiante com a Torre Malakoff, construída no século XIX, na Época da Guerra da Criméia. A torre já sofreu com abandono, mas hoje, revitalizada, funciona como espaço de disseminação da cultura pernambucana.

Ê boi, ê boi... Foto: Jeguiando

Ê boi, ê boi… Imagem: Fábio Brito.

Espero que tenha sido útil este breve (breve mesmo) passeio pelo Recife Antigo. Nada substitui, no entanto, as caminhadas reais, os pés no chão, o sol na cabeça, o vento no rosto, as cores nos olhos. O Recife Antigo é singular na sua pluralidade de pontos e de histórias, que se entrecruzam. Cada ponto do bairro é parte da história da cidade, de seus movimentos de resistência e de expansão. De passagem à Recife, coloque na sua listinha de prioridades… Conhecer o bairro do Recife! Até mais!

Fonte de Pesquisa: Wikipedia

Siga a trupe do Jeguiando no Twitter!

Conheça nossa Fanpage!

*Aviso: Todo o conteúdo do Jeguiando.com está protegido pela LEI DO DIREITO AUTORAL, Nº 9.610, DE 19 DE FEVEREIRO DE 1998. Portanto é proibida qualquer reprodução ou divulgação das imagens, com fins comerciais ou não, em qualquer meio de comunicação, inclusive na WEB, sem prévia consulta e aprovação.
**Comentários ofensivos serão deletados.

12 Comentários

  1. Miguel disse:

    Muiiiiiiiiiiiiiiiiiiito BOM …
    Tbm estive neste LUGAR, lindo d+.

  2. Daniella disse:

    Preciso dizer, (principalmente as mulheres), que além da riqueza histórica do Recife Antigo, os bares descontraídos, a arquitetura maravilhosa e as prévias e ensaios de carnaval no meses de janeiro e fevereiro, o Recife Antigo, conta com uma feira de artesanato todos os domingos que é o máximo… com muitos objetos diferentes como: telas pintadas por artistas locais, trabalhos com vitrais, sandálias diferenciadas, bijuterias belissímas, enfim.., se tiver a oportunidade de conhecer o Recife Antigo num domingo a tarde terá o prazer de visitar a feira que é muito legal!.

    • Alice Tenório disse:

      Eu moro nesse lugar e não canso de todo dia ver essa beleza. O Paço Alfândega é um dos meus shoppings favoritos e do lado dele tem a livraria Cultura que também é minha livraria preferida! Eu amo o Recife Antigo e o carnaval lá é muuuito bom!!!

      • Priscila disse:

        Alice, li teu comentário e gostaria de lhe pedir uma ajuda se possivel… estou indo pro Recife no carnaval 2013 e gostaria de dicas, como melhor local pra se hospedar, pra ficar o mais proximo do carnaval, essas coisas… se puder me responder agradeço muito. Um abraço!

        • Kátia disse:

          Oi, tudo bem?? Então tbm estou indo pra Recife no carnaval, alis ficarei em Olinda, mas nas noites vamos descer pra Recife antigo..Bom, estou indo coom umas amigas para uma republica..qualquer coisa me manda email, atia_eu@msn.com

          Bjs

  3. Gabriela disse:

    Que legal eu adorei saber disso!!tive uma excurssão e passei por todos esses lugares que mostra aí.

  4. VICTORIA disse:

    QUE LEGAL EU ADOREI SABER DISSO!!TIVE UMA EXCURSSÃO E PASSEI POR TODOS ESSES LUGARES QUE MOSTRA AÍ

  5. jaciara disse:

    muito bom, adorei conhecer por vcs um pouquinho do Recife antigo, quero parabenizar também o texto final, muito bom mesmo! obrigada!!!

  6. Carlos Grossi disse:

    Em janeiro de 2012 tive a oportunidade, juntamente com parte de minha família, de conhecer e percorrer todo esse roteiro turístico listado acima, realmente são lugares fantásticos, onde podemos interagir com parte da nossa história e cultura.
    Nossa cicerone nesse evento, foi minha cunhada Ivoneide, uma cearense de nascimento, mas uma grande estudiosa da cultura e da história pernambucana.
    Em tempo, registro a Janaina Calaça, parabéns pelo material disponibilizado.


Expedição Jeguiando Across Canada - Atravessando o Canadá nos trens da Via Rail Anuncie_aqui_no_Jeguiando

Pesquisar

  Lojinha_do_Jeguiando     Guia_Destinos_de_Inverno Produtos_Submarino

Destaques do Jeguiando

    Interior_de_Sao_Paulo Canadá_topo2

Posts mais Populares

%d blogueiros gostam disto: