Igreja do Senhor do Bonfim – Salvador, Bahia


Igreja do Senhor do Bonfim, Salvador. Imagem: Janaína Calaça.

A Igreja do Senhor do Bonfim é um dos mais famosos templos católicos da cidade de Salvador. A igreja localiza-se na Cidade Baixa na sagrada colina na península de Itapagipe. O início de sua construção data de 1745 e o término das obras datam de 1772. As principais imagens presentes no templo vieram de Portugal.

Igreja do Senhor do Bonfim, Salvador. Imagem: Janaína Calaça.

Todos os anos, em janeiro, acontece a maior celebração do sincretismo baiano tendo como cenário a igreja. Baianas paramentadas lavam as escadarias, que é parte da procissão que festeja o padroeiro da Bahia. Antes a lavagem partia do altar, mas um dos representantes da igreja católica impediu que a tradição sincrética tivesse sua continuação, restringindo a participação das baianas à lavagem da parte externa da igreja. A lavagem conta com banhos de alfazema e flores brancas enfeitam a imagem do senhor do Bonfim.

Igreja do Senhor do Bonfim, Salvador. Imagem: Janaína Calaça.

Independente das crenças, é interessante visitar a igreja do Bonfim pela sua arquitetura e pelo mergulho na história, trazida ao longo da construção. Há peças que datam da época de sua fundação. A igreja é visitada diariamente não somente por fiéis, que assistem às missas celebradas, como também por turistas e estudiosos de arquitetura.

Igreja do Senhor do Bonfim, Salvador. Imagem: Janaína Calaça.

Um dos ambientes mais interessante da igreja é a sala que abriga um museu de partes do corpo em cera, vela e fotografias de fiéis. Ao longo das paredes estão fixadas fotografias de pessoas que fizeram promesss para Senhor do Bonfim, que envolvem desde cura de enfermidades à conclusão da universidade.  As peças em cera simbolizam partes de corpo que foram entregues aos cuidados do santo e que foram, através da fé, curadas de suas enfermidades. Há muita história espalhada ao longo desta sala e que desperta a curiosidade de quem a visita.

Igreja do Senhor do Bonfim, Salvador. Imagem: Fábio Brito.

A igreja fica aberta durante o dia, mas à noite vê-la iluminada também vale o passeio. Vê-se o templo ao longe na colina de vários pontos da cidade. Como disse anteriormente, se não é pela crença que a visita aconteça pela curiosidade em conhecer uma obra arquitetônica interessante. Não esqueça de levar sua fitinha do Bonfim.

Endereço: Praça Senhor do Bonfim, s/nº – Bonfim. Tel: (71) 3316-2196.

Visitação: Terça a domingo, das 6h30 às 12h e das 14h às 18h.

Siga a trupe do Jeguiando no Twitter!

Conheça nossa Fanpage!

Compartilhe...
11
Shares
    *Aviso: Todo o conteúdo do Jeguiando.com está protegido pela LEI DO DIREITO AUTORAL, Nº 9.610, DE 19 DE FEVEREIRO DE 1998. Portanto é proibida qualquer reprodução ou divulgação das imagens, com fins comerciais ou não, em qualquer meio de comunicação, inclusive na WEB, sem prévia consulta e aprovação.     **Comentários ofensivos serão deletados.  

6 Comentários

  1. EMILLY FONTELLY disse:

    NOSSA ESSE PEQUENO RESUMO SOBRE A IGREJA DO NOSSO SENHOR DO BINFIM É REALMENTE BEM INTERESSANTE ERA ISSO MESMO QUE EU ESTAVA PROCURANDO,ESCLARECEU ALGUMAS DÚVIDAS MINHAS!

  2. […] nessa cidade solar. Com 365 igrejas para visitar, o viajante tem que decidir para onde ir! Além da Igreja do Senhor do Bonfim – um clássico dos roteiros turísticos tradicionais -, é interessante elencar mais algumas, […]

  3. […] de Nossa Senhora de Monte Serrat, o Farol de Monte Serrat e uma igrejinha centenária. Próximo à Igreja do Senhor do Bonfim, o local é um dos pontos mais fotogênicos da cidade. Apesar de ter vivido em Salvador desde que […]

  4. Stefany disse:

    Essa Igreja é linda!!!

  5. ola meu nome e nelson nasci no ano de 1965 e estou precisando urgente do meu batisterio pois tenho que batizar o meu afilhado e sem esse documento nao consigo realizar o batismo.
    precis com urgencia desse documento aguardo a resposta o mais rapido possivel
    obrigada


 

Pesquisar

  Expedição Jeguiando Across Canada - Atravessando o Canadá nos trens da Via Rail  

Destinos visitados pelo Jeguiando

    alemanha bariloche2 Canadá patagonia_chilena3 França Alagoas_topo Bahia recife Mato_Grosso_do_Sul Minas_Gerais Rio Sao_Paulo Paraná Porto_Alegre Santa_Catarina

Posts mais Populares