A Igreja do Senhor do Bonfim é um dos mais famosos templos católicos da cidade de Salvador. A igreja localiza-se na Cidade Baixa na sagrada colina na península de Itapagipe. O início de sua construção data de 1745 e o término das obras datam de 1772. As principais imagens presentes no templo vieram de Portugal.
Todos os anos, em janeiro, acontece a maior celebração do sincretismo baiano tendo como cenário a igreja. Baianas paramentadas lavam as escadarias, que é parte da procissão que festeja o padroeiro da Bahia. Antes a lavagem partia do altar, mas um dos representantes da igreja católica impediu que a tradição sincrética tivesse sua continuação, restringindo a participação das baianas à lavagem da parte externa da igreja. A lavagem conta com banhos de alfazema e flores brancas enfeitam a imagem do senhor do Bonfim.
Independente das crenças, é interessante visitar a igreja do Bonfim pela sua arquitetura e pelo mergulho na história, trazida ao longo da construção. Há peças que datam da época de sua fundação. A igreja é visitada diariamente não somente por fiéis, que assistem às missas celebradas, como também por turistas e estudiosos de arquitetura.
Um dos ambientes mais interessante da igreja é a sala que abriga um museu de partes do corpo em cera, vela e fotografias de fiéis. Ao longo das paredes estão fixadas fotografias de pessoas que fizeram promesss para Senhor do Bonfim, que envolvem desde cura de enfermidades à conclusão da universidade. As peças em cera simbolizam partes de corpo que foram entregues aos cuidados do santo e que foram, através da fé, curadas de suas enfermidades. Há muita história espalhada ao longo desta sala e que desperta a curiosidade de quem a visita.
A igreja fica aberta durante o dia, mas à noite vê-la iluminada também vale o passeio. Vê-se o templo ao longe na colina de vários pontos da cidade. Como disse anteriormente, se não é pela crença que a visita aconteça pela curiosidade em conhecer uma obra arquitetônica interessante. Não esqueça de levar sua fitinha do Bonfim.
Endereço: Praça Senhor do Bonfim, s/nº – Bonfim. Tel: (71) 3316-2196.
Visitação: Terça a domingo, das 6h30 às 12h e das 14h às 18h.
Siga a trupe do Jeguiando no Twitter!
- Twitter do Jeguiando: http://twitter.com/jeguiando
Conheça nossa Fanpage!
*Aviso: Todo o conteúdo do Jeguiando.com está protegido pela LEI DO DIREITO AUTORAL, Nº 9.610, DE 19 DE FEVEREIRO DE 1998. Portanto é proibida qualquer reprodução ou divulgação das imagens, com fins comerciais ou não, em qualquer meio de comunicação, inclusive na WEB, sem prévia consulta e aprovação. **Comentários ofensivos serão deletados.
NOSSA ESSE PEQUENO RESUMO SOBRE A IGREJA DO NOSSO SENHOR DO BINFIM É REALMENTE BEM INTERESSANTE ERA ISSO MESMO QUE EU ESTAVA PROCURANDO,ESCLARECEU ALGUMAS DÚVIDAS MINHAS!
[…] nessa cidade solar. Com 365 igrejas para visitar, o viajante tem que decidir para onde ir! Além da Igreja do Senhor do Bonfim – um clássico dos roteiros turísticos tradicionais -, é interessante elencar mais algumas, […]
[…] de Nossa Senhora de Monte Serrat, o Farol de Monte Serrat e uma igrejinha centenária. Próximo à Igreja do Senhor do Bonfim, o local é um dos pontos mais fotogênicos da cidade. Apesar de ter vivido em Salvador desde que […]
Essa Igreja é linda!!!
ola meu nome e nelson nasci no ano de 1965 e estou precisando urgente do meu batisterio pois tenho que batizar o meu afilhado e sem esse documento nao consigo realizar o batismo.
precis com urgencia desse documento aguardo a resposta o mais rapido possivel
obrigada
Nelson,
Utilize o telefone no final da matéria para entrar em contato com a igreja.
Abs,
Erik