O início do ano já se consagrou como a época de colocar em prática as resoluções de ano-novo: cuidar da saúde física e mental (melhorando a alimentação, fazendo uma atividade física, aplicando exercícios de relaxamento, entre outros); aprender um pouco sobre educação financeira; ter mais tempo para si, para a família e os amigos; estudar; investir na carreira; ler mais; viajar mais etc. São várias as resoluções de ano-novo e todas são válidas! O importante é nunca deixar de desejar ou de querer melhorar a qualidade de vida e não restringir a janeiro todas essas possibilidades, cair na rotina e esquecer todos os planos que você fez para si. É importante que a gente leve para os demais meses do ano a energia, o impulso de mudança que janeiro traz consigo.
Este ano, por exemplo, decidi anotar minhas resoluções de ano-novo em minha agenda para revisitá-las no fim de 2023. Entre as coisas que defini como prioritárias, listei as seguintes:
- Cuidar melhor da saúde (marcar as consultas que preciso marcar; cuidar da alimentação; beber mais água; fazer atividade física etc.);
- Ler mais (trabalho em uma editora, então, tenho lido mais devido ao trabalho);
- Assistir a mais filmes;
- Ir a shows, porque música me faz muito bem;
- Economizar mais para conseguir viajar mais;
- Definir limites para as pessoas (aprender a dizer não e dizer o que me faz mal);
- Voltar a estudar e aprender idiomas novos (preciso melhorar meu inglês e gostaria de voltar a estudar espanhol);
- Passar mais tempo com minha família, meus amigos e meus bichinhos (Filó e Sean, meus dois gatinhos maravilhosos);
- Aprender a cozinhar outros pratos além dos que sei (saber cozinhar é importante para quem quer cuidar da alimentação e também é uma forma de dividir bons momentos com as pessoas que a gente ama);
- Fazer essa listinha de resoluções acontecer. =)
E você? Anotou suas resoluções de ano-novo em algum lugar? Pretende revisitá-las também? Não anotou? Guardou na cabeça, mas vai tentar fazer algo bom para si durante o ano? Seja como for, não se esqueça que não é preciso esperar a virada de um ano para fazer planos. Faça planos todos os dias, dos menores aos maiores. O importante é que você continue tendo muita vontade de fazer sua vida acontecer.
Feliz ano novo de novo!