Nesta edição, o restaurante vai homenagear a região italiana da Friuli-Venezia Giulia com um menu a quatro mãos desenvolvido pelo chef Luca Bidinost
A cultura italiana invade, mais uma vez, a cidade de São Paulo. É a 11ª edição da Settimana della Cucina Regionale Italiana, que ocorre entre os dias 24 e 30 de outubro, com o objetivo de explorar a diversidade gastronômica dos diferentes territórios da Itália. E, como referência na gastronomia italiana, o Piselli não poderia ficar de fora.
Realizado pelo Consulado Geral da Itália São Paulo, com o apoio da Accademia Italiana della Cucina, o evento contará com duas dezenas de restaurantes da capital paulista que receberão 20 renomados chefs italianos. O objetivo é justamente promover o intercâmbio e a parceria entre as culturas para a criação de menus a quatro mãos. Nesse processo, também está inserida a valorização do uso de ingredientes regionais italianos. Por isso, cada estabelecimento homenageará uma região distinta da Itália, ressaltando riquezas, sabores e peculiaridades.
Os melhores representantes da culinária italiana em São Paulo foram escolhidos para sediar a Settimana. Há casas de diferentes perfis, localizadas em diversos bairros, das mais tradicionais a algumas recém-inauguradas. Cada uma funcionará como uma embaixada da cozinha típica de uma região.
Friuli-Venezia Giulia
O Piselli São Paulo foi convidado para representar a região do Friuli-Venezia Giulia, localizada no norte do país. Para criar o menu, dividido em quatro etapas, o responsável é o chef Luca Bidinost. Depois de uma temporada de quatro anos em uma cadeia de hotéis de luxo, ele está à frente da Osteria Turlonia, onde levanta as bandeiras da sustentabilidade, da cozinha consciente e da valorização dos ingredientes locais. A mesma filosofia, Luca leva para além das cozinhas e replica nos cursos de formação profissional que conduz.
No Piselli, o chef apresenta, em conjunto com a casa, um menu com oito receitas: dois antipasti, dois primi piatti (primeiros pratos), dois secondi piatti (segundos pratos) e dois dolci (sobremesas). O cliente escolhe um de cada grupo no jantar (quatro etapas), no valor de R$190 por pessoa, ou pode apostar por uma experiência mais econômica no almoço (três etapas), escolhendo entre primeiro e segundo prato, por R$140 por pessoa.
Menu temático
Para começar, as opções de entrada são: crocante de batatas, caranguejo e azeite ao zimbo ou pão preto, ricota, figos e presunto cru de San Daniele. Como primeiro prato, os clientes poderão escolher entre o risotto de lagostins ao molho de tomate levemente picante ou a massa recheada de queijo e Pitina, com caldo do próprio salame friulano.
No segundo prato, os destaques vão para as proteínas de origem animal. Posta de robalo com aspargos verdes na manteiga e ervilhas em duas consistências e bochecha bovina assada ao perfume de grappa, uva-passa e pinholes, servida com mil folhas de batatas são as alternativas. Por fim, de sobremesa, os comensais poderão desfrutar da tortinha com creme de avelãs e pêra cozida com baunilha ou da panacota com pêssegos frescos e gelatina de vinho branco.
“Para nós, é uma honra participar da Settimana della Cucina Regionale Italiana. Homenagear os sabores, as particularidades e os ingredientes italianos é o que fazemos diariamente. Sem dúvidas, este é um momento de celebrar a riqueza da gastronomia e da cultura da Itália”, afirma o restaurateur Juscelino Pereira.
Serviço:
Piselli Jardins
Onde: Rua Padre João, 1.253. Cerqueira César, São Paulo
Horário de funcionamento: Segunda a quinta-feira, das 12h às 16h e das 19h à 00h; sexta e sábado, das 12h às 0h; domingo e feriados, das 12h às 23h;