Tarifa de luto em passagens aéreas – Desconto chega a 80%

Enfrentar a perda de um familiar é sempre um processo doloroso e se torna ainda mais quando não conseguimos nos despedir. Muitas pessoas, por razões diversas, vivem longe da família, em outras cidades, em outros estados e até em outros países, e, quando recebem a notícia do falecimento de um ente querido, além de terem de lidar com a dor da perda, precisam lidar com as questões práticas e urgentes que a situação traz consigo: Quero me despedir, mas como farei?

Recentemente, acompanhei o caso de uma grande e querida amiga. Numa manhã de segunda-feira, ela recebeu a notícia do falecimento da avó, que era um grande afeto de sua vida. Completamente abalada com a notícia da morte da avó, minha amiga não sabia o que fazer, mas precisava tomar decisões rápidas que incluíam a compra de passagens áreas. Ela vive em São Paulo e a avó vivia em Tobias Barreto, no interior de Sergipe.

Corremos para buscar passagens para ela, a mãe e a tia, e, como a viagem teria de acontecer naquela mesma segunda-feira, as tarifas obviamente estavam astronômicas. Levando-se em conta o atual cenário econômico em que vivemos, poucos estão tranquilos em gastar R$ 7.000,00 em passagens aéreas (seriam três passagens de ida e três passagens de volta). Além de enfrentar a dor da perda, as pessoas ainda enfrentam a incerteza quanto a contrair uma dívida tão alta em tempos incertos como o que estamos vivendo.

Foi aí que lembrei vagamente que algumas empresas aéreas oferecem um serviço chamado Tarifa de Luto, que chegam a oferecer 80% de desconto nas passagens, quando o cliente consegue comprovar que a viagem emergencial acontecerá por motivos de morte de familiar próximo. As empresas, contudo, têm suas próprias regras e é preciso que você esteja ciente se é elegível ou não à tarifa.

Na LATAM, empresa aérea em que minha amiga adquiriu os bilhetes, as regras se aplicam em dois casos: falecimento de um parente próximo ou hospitalização de um parente próximo sob risco de morte.

A orientação é que o passageiro compre as passagens diretamente na loja da LATAM nos aeroportos, apresentando atestado de óbito e um documento que comprove o grau de parentesco com o falecido. Caso o passageiro não tenha em mãos o atestado, ele pode também comprar a passagem aérea com o valor normal e depois solicitar o reembolso.

Apesar de toda a burocracia que minha amiga teve de enfrentar em um momento de dor para ter acesso à tarifa de luto, a LATAM forneceu o desconto ao receber todos os documentos comprobatórios. Geralmente, o reembolso com desconto ocorre em até 30 dias úteis.

Já a Gol Linhas Aéreas oferece desconto em viagem de emergência apenas em caso de morte de falecimento familiar (cônjuge, pai, mãe, filho).

Para conseguir o desconto na passagem, que pode chegar até 80%, o passageiro terá de entrar em contato com o SAC da companhia aérea pelo 0800-704-0465 e apresentar certidão de óbito original e documentação legal original que ateste o grau de parentesco com o falecido.

É preciso estar atento às exigências e prazos de cada companhia aérea para ter acesso ao benefício e o ideal é que dê entrada no pedido de reembolso o mais cedo possível.

Compartilhe...
    *Aviso: Todo o conteúdo do Jeguiando.com está protegido pela LEI DO DIREITO AUTORAL, Nº 9.610, DE 19 DE FEVEREIRO DE 1998. Portanto é proibida qualquer reprodução ou divulgação das imagens, com fins comerciais ou não, em qualquer meio de comunicação, inclusive na WEB, sem prévia consulta e aprovação.     **Comentários ofensivos serão deletados.  

 

Pesquisar

  Expedição Jeguiando Across Canada - Atravessando o Canadá nos trens da Via Rail  

Destinos visitados pelo Jeguiando

    alemanha bariloche2 Canadá patagonia_chilena3 França Alagoas_topo Bahia recife Mato_Grosso_do_Sul Minas_Gerais Rio Sao_Paulo Paraná Porto_Alegre Santa_Catarina

Posts mais Populares