Para quem está passando pela Riviera Francesa ou planeja uma viagem pela região, vale a pena agendar um horário para curtir o Museu Picasso, que fica localizado na cidade de Antibes.
Pertíssima de Cannes, a cidade litorânea é um excelente paraíso de férias, mas não se limita a ter praias lindas e mar verde. Ela também conta com muita História e arte para conhecer.
Se você quer adicionar um passeio imperdível na sua viagem para a França, siga a leitura do artigo abaixo!
Qual a história do Museu Picasso?
Até 1966, o que hoje é conhecido como Museu Picasso era chamado, na verdade, de Museu Grimaldi. Trata-se de um museu que fica instalado no castelo Grimaldi de Antibes, um Monumento Histórico Francês que foi de propriedade da tradicional família Grimaldi até a Revolução Francesa.
Logo após a Segunda Guerra Mundial, em 1946, o genial Pablo Picasso foi convidado pelo então curador do Museu Grimaldi a residir no castelo.
Picasso recebeu uma sala para usar de oficina, onde poderia criar suas obras tranquilamente. Em 1947, foi inaugurada no lugar a Sala Picasso, com um total de 23 pinturas e 44 desenhos feitos pelo artista.
Picasso morou em Antibes por cerca de 2 prolíferos anos da sua carreira, produzindo dezenas de obras que foram doadas por ele mesmo ainda em vida para o Castelo. Em 1966, o lugar recebeu o nome de Museu Picasso para homenagear o pintor espanhol.
Já em 2000, o lugar foi remodelado para melhor apresentar a vida e cronologia da obra de “Picasso de Antibes”, com obras do artista que vão desde o fim da Primeira Guerra Mundial até a conclusão da Segunda.
O que conferir no Museu Picasso em Antibes?
A visita ao Museu Picasso em Antibes é um passeio inesquecível para os fãs da arte e do genial pintor espanhol.
O prédio em si já é um passeio incrível pois trata-se de um castelo muito antigo, construído bem na encosta com uma vista espetacular para o Mar Mediterrâneo. Além disso, dentro do espaço estão algumas obras incríveis para conferir.
Além de tudo que Picasso pintou enquanto estava em Antibes, incluindo obras como A Alegria da Vida, A Mulher com Ouriços do Mar, Sátiro, Centauro com Tridente, Fauna, A Cabra, O Gobeur dos Ouriços do Mar e outras obras, a exposição do museu ainda conta com pelo menos duas esculturas de Joan Miró, além de algumas obras de arte moderna e trabalhos de artistas franceses.
O que mais fazer em Antibes?
Além de curtir a arte de Pablo Picasso, a cidade de Antibes ainda oferece muitos outros tesouros para os turistas.
O próprio passear pelas ruas estreitas e praças charmosas da cidade mediterrânea já é uma aventura e tanto. No entanto, o viajante ainda pode aproveitar as muitas lojas de artesanato (a cidade respira arte), o museu Peynet, a catedral com fachada barroca e os muitos cafés e restaurantes locais.
Para quem tem disposição, vale a pena sair da cidade murada para conhecer o porto Vauban, além do famoso Fort Carré, um forte construído em formato de estrela.
No geral, é possível passar pelo menos um dia inteiro em Antibes curtindo toda a cidade com bastante calma e tranquilidade.
De manhã, é possível curtir as aventuras fora da cidade murada, como o Fort Carré, o porto e as praias locais. Depois, o ideal é escolher um restaurante agradável em uma praça gostosa para uma refeição tranquila e um bom papo.
Quando terminar a refeição, separe o período da tarde para a visita ao Museu Picasso e conhecer todas as ruelas e lojas da cidade murada e aproveitar o máximo que Antibes tem a oferecer.
E aí, gostou da dica de passeio de hoje? Então deixe um comentário abaixo com a sua opinião sobre o assunto!