O que levar em uma viagem para o deserto do Atacama?

Localizado no Chile e sendo conhecido por ser o deserto mais árido do mundo, o Atacama abriga em seu território, uma série de encantos, que cada vez mais atraem a atenção e o olhar do público brasileiro. Seja em uma caminhada nas Cornijas da Cordilheira de Sal, em um hiking pelo Vale da Morte, assistindo ao pôr do Sol na Pedra do Coiote, passeando pelo colorido do Vale do Arco-íris, ou visitando e banhando-se na Laguna Piedra ou Laguna Cejar, não importa qual dos atrativos esteja em seu plano de viagem, uma coisa é certa, estar devidamente equipado fará total diferença no resultado de sua viagem.

 

Neste post, selecionamos algumas dicas que adoraríamos ter colhido antes de enfrentar essa viagem e te ajudaremos a escolher o melhor vestuário, cuidados com a saúde em relação ao clima árido do deserto e utensílios que tornarão a sua visita mais tranquila e prazerosa.

 

Vestuário

Prefira o uso de roupas compridas para proteger-se do Sol, vento e frio. A exposição ao UV é um fator a ser considerado. Tecidos com algum fator de proteção devem ser cogitados. Por se tratar de um deserto, o Atacama conta com uma grande faixa de variação térmica. É possível presenciar em um único dia, temperaturas beirando os 30˚C durante o dia, e aproximadamente 5˚C após o poente. Tendo isso em mente, carregue uma mochila leve, contendo ao menos um agasalho/corta-vento, para caso acabe ficando exposto ao clima após o anoitecer.

Atacamenhos. Roupas compridas, chapéus e óculos. Imagem: Erik Araújo

Atacamenhos. Roupas compridas, chapéus e óculos. Imagem: Erik Araújo

Chapéus ou bonés também podem ajudar a evitar o ofuscamento durante o dia. Para os olhos, não esqueça de portar bons óculos de sol, preferencialmente polarizados. Durante minha viagem, acabei partindo a lente do meu par de óculos (graças ao peso do meu equipamento fotográfico) e fiquei de fato com a visão cansada e com os olhos irritados.

Óculos da Atitude Point e Cantil. Imagem: Erik Araújo

Óculos da Atitude Point e Cantil. Imagem: Erik Araújo

Uma dica, procure óculos como os da Atitude Point, que possuem lentes flexíveis e polarizadas, que minimizarão a possibilidade de quebra ou ofuscamento nas paisagens áridas do deserto.

Caminhada pelas Cornijas. Imagem: Erik Araújo

Caminhada pelas Cornijas. Imagem: Erik Araújo

Em relação aos calçados, prefira tênis para hiking com boa aderência, tecidos respiráveis e suporte no calcanhar, em algumas caminhadas por terrenos acidentados, como no caso do passeio pelas Cornijas da Cordilheira de Sal, considere o uso de Walking Sticks (a.k.a. “O cajado de Moisés”) e amenize o cansaço e estresse causado pelo relevo insólito pelo qual caminhará.

Cordilheira de Sal. Imagem: Erik Araújo

Cordilheira de Sal. Imagem: Erik Araújo

Dada a aridez do Atacama, lavar as peças de roupa diariamente não será efetivamente um problema. Durante minha estadia, lavei uma calça jeans no chuveiro e a mesma estava totalmente seca após apenas 4 horas, mesmo estendida sobre uma cadeira de palha no quarto do hotel.

 

Cuidados básicos com a saúde

Se você tiver algum problema respiratório ou for usuário de algum produto para umidificar suas narinas, entenda que na aridez e altitude do Atacama, eventuais desconfortos podem ser amplamente potencializados. Faça um estoque dos seus medicamentos habituais e mantenha-os sempre a mão.

Laguna Piedra, hipersalina. Imagem: Adriana Stadella

Laguna Piedra, hipersalina. Imagem: Adriana Stadella

O consumo de água é fortemente incentivado, lembrando que as garrafinhas d’água locais podem ter um sabor levemente salgado para os nossos padrões. O sódio da água, ajuda na retenção de líquidos naquele clima, portanto, nada de estranheza, aceite o sabor salobro e mantenha a sua hidratação.

Caso não tenha optado por levar um traje com proteção UV, não deixe de utilizar protetor solar para a pele e lábios. Alguns hotéis da região, em especial os de alto padrão, costumam oferecer como cortesia em seus saguões.

 

Dicas gerais sobre o clima no Atacama

O clima no Atacama pode ser considerado bastante extremo em comparação ao que enfrentamos na região sudeste brasileira. A temperatura não é de fato um grande problema, já que a temperatura máxima na cidade de San Pedro de Atacama, geralmente orbita dentro da casa dos 30˚C, ao passo que as mínimas, raramente se aproximam de 0˚C.

Coloração do Vale do Arco-íris. Imagem: Erik Araújo

Coloração do Vale do Arco-íris. Imagem: Erik Araújo

Os fatores que devem ser considerados acima de tudo são a aridez e a altitude do deserto, que vai dos 2400 metros de altitude na cidade de San Pedro de Atacama, até os quase 4400 metros dos Gêiseres del Tatio, há apenas 80km de distância da cidade.

 

Como chegar ao Atacama

Nossa viagem foi realizada via LATAM, partindo de São Paulo (GRU), até Santiago (SCL) com 4h15 de voo. A partir de Santiago (SCL), voe para Calama (CJC), são mais 2h10m de voo. A partir de Calama é possível alugar um carro, taxi ou utilizar vans para San Pedro de Atacama. A distância entre as duas cidades é de 100KM e a viagem pode ser realizada em 1h20m em condições normais de estrada pavimentada.

Compartilhe...
    *Aviso: Todo o conteúdo do Jeguiando.com está protegido pela LEI DO DIREITO AUTORAL, Nº 9.610, DE 19 DE FEVEREIRO DE 1998. Portanto é proibida qualquer reprodução ou divulgação das imagens, com fins comerciais ou não, em qualquer meio de comunicação, inclusive na WEB, sem prévia consulta e aprovação.     **Comentários ofensivos serão deletados.  

2 Comentários

  1. Thaís Monteiro disse:

    Ótimas dicas, San Pedro de Atacama é um lugar inesquecível, mas não podemos esquecermos dos cuidados ao ir para lá! Fui para lá mês passado e foi uma viagem que faria mais de uma vez.

  2. Marcelo Palermo disse:

    excelente dica!
    otimo lugar para viajar..


 

Pesquisar

  Expedição Jeguiando Across Canada - Atravessando o Canadá nos trens da Via Rail  

Destinos visitados pelo Jeguiando

    alemanha bariloche2 Canadá patagonia_chilena3 França Alagoas_topo Bahia recife Mato_Grosso_do_Sul Minas_Gerais Rio Sao_Paulo Paraná Porto_Alegre Santa_Catarina

Posts mais Populares