Uma das perguntas que frequentemente algumas pessoas nos fazem é sobre o motivo pelo qual escolhemos cruzar o Canadá de trem, a bordo dos trens da VIA Rail, e não de carro ou avião no projeto Jeguiando Ax Canada. Além de nunca (até então) termos feito uma grande viagem a bordo de trens (minha única viagem a bordo de um trem foi entre Paris e Montpellier, na França), a escolha por esse meio de transporte teve muito mais a ver com o significado das ferrovias para o Canadá, para a construção de sua identidade como nação e pelo seu incalculável valor histórico.
Durante o período colonial, grande parte do país era inabitado e, devido aos invernos rigorosos, as viagens eram difíceis, assim como a própria sobrevivência (era preciso estocar alimentos durante vários meses para enfrentar os meses do inverno, que geralmente vinham acompanhados de muita neve).
Devido à vastidão do território canadense, muitos grupos populacionais ficavam isolados durante a estação mais fria do ano e havia uma necessidade grande de conectar esses agrupamentos de pessoas, até para que o país pudesse crescer economicamente. Mais unidade e coesão implicam em mais força em prol do desenvolvimento. Sendo assim, para unir as pontas dessa nação de dimensões continentais, as ferrovias canadenses começaram a ser construídas.
Viajar de trem foi, acima de tudo, uma escolha afetiva. Uma forma que encontramos de mostrar como é importante manter as ferrovias vivas, pois foram por meio delas que, literalmente, o grandioso território canadense conseguiu encontrar uma forma de se conectar. Antes das rodovias e do transporte aéreo, os trens já conduziam pessoas a diversas partes do país e abasteciam províncias inteiras e suas cidades.
No post de hoje, por exemplo, trazemos dois vídeos produzidos em nossa viagem ao Canadá, em que tentamos traduzir um pouco a experiência do que é viajar de trem pelo Canadá. No primeiro vídeo, Erik mostra como é a Union Station na cidade de Winnipeg; no segundo, ele traz flashes de seu deslocamento de Winnipeg a Churchill, cidade localizada na província de Manitoba, santuário das belugas e dos ursos polares e onde é possível fazer o avistamento do belíssimo fenômeno da aurora boreal.
Uma das curiosidades sobre Churchill é que só é possível chegar até lá de avião, pelo mar ou pelas ferrovias. Não há estrada até Churchill, logo as ferrovias são extremamente importantes para manter as terras mais indômitas conectadas ao restante do país.
Deixo então um convite para que assistam aos nossos vídeos e compartilhem com os amigos, a família e com quem esteja de viagem marcada para o Canadá! =) Boa viagem!
Vídeo #1: Jeguiando no trem 693
Vídeo #2: Jeguiando no trem chega a Churchill
Para acompanhar as postagens sobre o Projeto Jeguiando Across Canada, acesse:http://jeguiando.com/destinos-visitados/internacionais/canada/jeguiando-across-canada/
Para acessar os posts já produzidos sobre Toronto, acesse: http://jeguiando.com/destinos-visitados/internacionais/canada/ontario/toronto/
- Parceiros e patrocinadores
Agradecimentos especiais:
Além do apoio de nossos patrocinadores e parceiros nesta expedição, agradecemos também o apoio que recebemos de Halifax, Quebéc City, Montréal, Toronto, Winnipeg, Banff, Lake Louise, Jasper, Whistler e Vancouver durante nossas paradas. =)))
Siga o Jeguiando nas redes sociais e acompanhe o projeto Jeguiando across Canada:
- Facebook: http://www.facebook.com/Jeguiando
- Instagram: http://instagram.com/jeguiando#
- Twitter: http://twitter.com/jeguiando
- Hashtags do projeto: #JeguiandoAXCanada #ViaTrem #ViaRail ExploreCanadaByTrain
Conheça os patrocinadores e parceiros do projeto:
VIA Rail (Realização e Patrocínio)
- Visite o site oficial: http://www.viarail.ca/
- Curta a página da VIA Rail no Facebook: https://www.facebook.com/ViaTrem
Broker Brasil Corretora de Câmbio (Patrocínio)
- Visite o site oficial: http://www.brokerbrasilcambio.com.br/
- Curta a página da Broker Brasil no Facebook: https://www.facebook.com/BrokerBrasil
- Contato: (11) 2899-3040 (Câmbio turismo; câmbio comercial e consultoria especializada)
Comissão de Turismo Canadense (Apoio)
- Visite o site oficial: http://br-keepexploring.canada.travel/
- Curta a página da CTC no Facebook: https://www.facebook.com/ExploreoCanada
Delta Hotels (Apoio)
- Visite o site oficial: https://www.deltahotels.com/
- Curta a página da Delta Hotels no Facebook: https://www.facebook.com/deltahotels
Air Canada (Apoio)
- Visite o site oficial: http://www.aircanada.com.br/
- Curta a página da Air Canada no Facebook: https://www.facebook.com/aircanada
Vertebratta (Idealização/Projeto)
- Visite o site oficial: http://vertebratta.com/
- Curta a página da Vertebratta no Facebook: https://www.facebook.com/vertebratta