Uma das principais características de Tiradentes, quando pensamos em potenciais turísticos, é o fato da cidade tratar-se de um destino multifacetado. Tiradentes, há muito, deixou de ser apenas um referencial em cidades históricas no Brasil para tornar-se um importante polo gastronômico mineiro, que concentra restaurantes de qualidade, muitos deles estrelados; um polo cultural, que abriga eventos interessantes, como o Festival Cultura e Gastronomia de Tiradentes, já em sua 16ª edição, assim como festivais de vinho, jazz, teatro e muito mais; um destino que aos poucos se desenha para o ecoturismo e turismo de aventura; que recebe bem o seu turista; que é seguro em comparação a muitas cidades brasileiras; que oferece qualidade de vida e uma série de possibilidades a serem exploradas quando pensamos em turismo no Brasil. Tiradentes, há muito, deixou de ser apenas uma cidade simpática do interior mineiro, pontuada de igrejas centenárias, casarões coloridos e de ruas de pedra. A cidade é isso, mas não apenas isso.
Além de sua herança histórica e cultural, de sua gastronomia, de seus eventos e festivais, Tiradentes também tem se firmado, ano após ano, em um nicho extremamente apreciado pelos brasileiros: o turismo de compras. Para quem pensa que a cidade só comercializa bons queijos e doces maravilhosos, te digo que sim, ela comercializa estes produtos com a qualidade esperada dos sabores mineiros, mas não só isso. Produtos de design, que incluem itens de estanho (Tiradentes e São João Del Rey são um dos maiores produtores de peças à base do metal no Brasil), móveis rústicos e de demolição, peças de arte e artesanato da região e de outros cantos do país, moda, tapeçaria – de tudo há um pouco em Tiradentes. A criatividade, variedade e a qualidade das peças é o que chama mais atenção. Para os loucos por compras, a cidade resguarda lojas muito interessantes. Mas a pergunta é… Por onde começo?
Por esta razão, decidimos criar um roteiro básico (muito básico) para quem aprecia o turismo de compras, mas não sabe por onde começar. Traremos, desta forma, algumas dicas de locais que visitamos e gostamos e deixamos a sugestão também de acessar o site da Asset – Associação Empresarial de Tiradentes e buscar outras dicas lá de lojas interessantes para visitar e garimpar itens de acordo com sua necessidade e gosto pessoal.
>>Design em Estanho
- Design by Somers – Produtos de design em estanho em peças decorativas e utilitários
Se você procura por peças de design, tanto no que se refere a itens de decoração a utilitários, uma visita ao Design by Somers é uma boa pedida para dar início ao seu tour de compras. A região, que engloba Tiradentes e São João Del Rey, é nada mais, nada menos que uma das maiores produtoras de peças de estanho no Brasil e Gregory Somers é filho do designer John Somers, que trouxe para terras brasileiras o trabalho com o metal – um dos grandes ícones de Minas Gerais.
Gregory, o artista e designer por trás da Design by Somers e atual presidente da Associação de Artesãos de Peças de Estanho de São João Del Rey, nasceu no Rio de Janeiro, estudou na Inglaterra, formou-se em História, Línguas e Artes e, finalmente, retornou ao Brasil em 1974 e passou a trabalhar ao lado de seu pai. Em 2003, com sua esposa, Cida Somers, fundou a empresa que leva seu nome e a marca de uma tradição trazida por sua família ao Brasil e a Minas Gerais.
Enquanto seu pai, John Somers, produzia peças mais tradicionais em estanho, Gregory decidiu optar pela inovação e passou a customizar peças de decoração e utilitários, dando toques mais modernos ao metal. Seus produtos não só são considerados profundamente elegantes, como tornaram-se a principal referência em qualidade no que diz respeito ao trabalho com estanho em São João Del Rey e Tiradentes.
Se tiver um tempinho sobrando, vale bater um longo papo com ele. De alma vibrante e profundamente simpático e divertido, Gregory é uma figura sábia e engraçadíssima e suas peças valem uma atenção especial. Sua esposa, Cida, igualmente simpática, também traz boas histórias sobre a cidade e sobre o trabalho com o estanho. Vale uma visita! =)
- Outras informações sobre a Design by Somers:
– Localização: Rua Direita, 159B. Tiradentes, MG.
– Tel.: (32) 3355-2813.
– Site oficial: http://www.designbysomers.com.br/index.html
– Proprietários: Gregory Somers e Cida Somers.
- Imperial Estanhos – Peças tradicionais em estanho
Ainda na Rua Direita, em Tiradentes, outra loja dedicada a produtos de estanho que chama a atenção por suas peças é a Imperial Estanhos, do casal Deise e Fábio. Trazendo uma linha mais tradicional de produtos em estanho, a Imperial foi fundada em 2000 pelo casal e possui uma loja na cidade e outra em São João Del Rey.
Segundo Deise Reis, proprietária da Imperial, seu esposo sempre trabalhou na produção de peças em estanho para outras empresas, assim como ela, que chegou a trabalhar na fábrica pioneira desta atividade. Em 2000, no entanto, o casal decidiu fundar a empresa e a primeira viagem, para apresentar os produtos a possíveis compradores, foi para Belo Horizonte. Na época, a linha de produtos da Imperial cabia em uma pequena mala de viagem.
Desta viagem, pontuada de incertezas e medos, o casal retornou com alguns pedidos e com uma parceria firmada com uma das melhores lojas de presentes de BH. Em 2001, finalmente, o casal pôde abrir sua primeira loja em São João del-Rei e, em seguida, em Tiradentes.
O estanho é um metal nobre e a produção de peças a partir deste material é feita totalmente de forma artesanal até hoje. O casal trabalha, no momento, basicamente com dois acabamentos: polido, onde a peça vai na politriz manual para dar brilho à peça (um brilho parecido com o da prata) e o fosco, onde são dados banhos de imersão em solução ácida e cerveja, para que a peça possa adquirir um aspecto cinza. Depois, o item é encerado e ganha brilho.
Se você também se interessa por peças mais tradicionais em estanho, vale também uma passadinha na Imperial Estanhos.
- Outras informações sobre a Imperial Estanhos:
– Localização: Rua Direita, 205B. Tiradentes, MG.
– Tel.: (32) 3355-1556.
– Site oficial: http://www.imperialestanhos.com.br/
– Proprietários: Fábio e Deise Reis.
>>Peças de Arte e Artesanato
- Brasileirinho – A casa de arte do Brasil
Se você, como nós, é um verdadeiro apreciador de arte e artesanato brasileiro, Tiradentes não é só um pool de grandes artistas e artesãos, como também reúne uma grande variedade de peças, que têm ganhado fama não só no Brasil, como em outros países também. Por funcionar como um verdadeiro hub de arte e design, a cidade atraiu a atenção de um casal de cariocas que decidiu fazer o caminho contrário ao fluxo já existente em relação a artigos e peças produzidos na cidade. Em vez de levarem o que é produzido em Tiradentes para o resto do Brasil, o casal Priscila e André resolveu criar a “Brasileirinho”, uma loja dedicada a reunir peças de arte, artesanato e design de várias partes do país.
Pela sua tradição em arte, Tiradentes não só é um grande exportador de peças, como também um grande hub de artistas. Desta forma, o projeto do casal Priscila e André, de agregar peças de arte e artesanato de várias partes do Brasil em um só lugar, reforçou a imagem da cidade como um grande ponto de encontro da criatividade. Tiradentes é, sem dúvidas, uma cidade amigável à cultura e às suas diversas formas de expressão.
Na Brasileirinho, peças de arte, artesanato, design, móveis e utilitários compõem um cenário colorido e um mosaico da arte e da criatividade brasileira. Há itens de várias partes do país – Pernambuco, Alagoas, Bahia, Santa Catarina, Minas Gerais e outros estados – “convivendo” no mesmo espaço e demonstrando, mesmo que silenciosamente, a diversidade e a pluralidade das expressões culturais e do imaginário brasileiro.
A Brasileirinho funciona em duas unidades em Tiradentes – uma na Avenida Governador Israel Pinheiros; outra na Rua do Chafariz. Caso você só tenha poucos dias na cidade, dê preferência à loja do primeiro endereço, maior e mais variada em termos de peças.
- Outras informações:
– Localização: Av. Governador Israel Pinheiros, 555 A. Várzea de Baixo (Loja principal)/ Rua do Chafariz, 11. Centro. Tiradentes, Minas Gerais.
– Tel.: (32) 3355-1577 (Loja principal)/ (32) 3355-2883.
– Contato: brasileirinho.tiradentes@yahoo.com.br
– Proprietários: Priscila Costa e André Marcos.
>>Móveis Rústicos e de Demolição
- Móveis Rústicos Real
Uma das grandes marcas de Tiradentes, sem dúvidas, é a grande variedade de lojas dedicadas aos móveis rústicos e de demolição. Muitas das lojas de design e móveis de várias partes do Brasil compram muitas das peças fabricadas na cidade e revendem (a preços muito mais altos) para o público final. Por ser uma cidade que mantém a forte tradição do trabalho com a madeira – seja na produção de peças de arte através do entalhe, seja na produção de móveis –, Tiradentes passou a receber também um forte fluxo de visitantes de várias partes do país, interessados em suas peças – que possuem um charme particular. Ouvimos, diversas vezes, casos de pessoas (consumidores finais) que viajam para a cidade e mobiliam toda a casa com os móveis produzidos por lá. Não é raro ver casais viajarem quilômetros para escolher mesa, cadeiras, cama, estantes, fecharem uma entrega grande e depois voltarem para a casa.
Como um dos pontos fortes de Tiradentes são os móveis rústicos e de demolição, sugiro garimpar boas lojinhas, comparar preços e depois partir para a relação custo-benefício. Uma das lojas que visitamos e que possui uma variedade interessante é a Móveis Rústicos Real. Em operação há mais de 50 anos, a loja é uma das mais antigas da cidade e sua especialidade são móveis de madeira (de todos os tamanhos, formas, pintados e não pintados), mas é possível também encontrar alguns itens decorativos como quadros, espelhos, luminárias e outros itens.
- Outras informações:
– Localização: Praça Berço da Liberdade, 78. Tiradentes, MG.
– Tel.: (32) 3355-1274.
– Proprietária: Aline Garcia.
>>Moda
- Madame Sá
Para quem curte moda e, principalmente, peças cheias de personalidade, indico uma passadinha na Madame Sá. A lojinha, localizada no Mini Mix Shopping – um pequeno shopping a céu aberto, próximo ao centrinho de Tiradentes –, trabalha com peças basicamente artesanais, desde vestidos, camisetas, batas e saias – todas customizadas – a sapatos, acessórios, bolsas, malas e bijouterias feitas à mão. E o melhor… Tem peças para magrinhos e gordinhos! =D
Vi uma referência ao Madame Sá no catálogo da Asset – Associação Empresarial de Tiradentes e uma foto dos sapatos de estilo retrô, produzidos pela prima da proprietária da loja, a Glenia. Como, particularmente, gosto bastante do estilo, resolvi dar uma passadinha por lá para conhecer o local. Acabei saindo com um sapatinho vermelho feito à mão, mas a vontade era levar pelo menos mais alguns! Um de cada cor! =P #ALokaDoSapato
- Outras informações:
– Localização: Rua Ministro Gabriel Passos, 238/C. Centro – Tiradentes, MG.
– Tel.: (32) 3355-1715.
– Blog do Madame Sá: http://www.madamesa.blogspot.com.br/
– Contato: madamesa@bol.com.br
>>Centros de Compras
Outros locais voltados para as compras e que valem uma passadinha é o Largo das Forras (grande parte das lojinhas do centrinho se dedica basicamente à comercialização de doces em geral – que valem muito à pena – e ao artesanato, envolvendo desde peças de decoração à tapeçaria). A diversidade do artesanato é grande, as peças são lindas e, se você não tiver cuidado, volta falido para casa. Nas lojinhas de doce, trouxe para casa goiabada em compota e cervejas mineiras, mas há também uma grande variedade de biscoitinhos, da tradicional goiabada cascão, de queijos, doce de leite etc. Outra opção também é o Mini Mix Shopping (que também citei anteriormente), onde encontram-se reunidas lojinhas de artesanato e de roupas.
Agradecimentos:
À Asset – Associação Empresarial de Tiradentes, pelo convite para palestrar em Tiradentes e pela confiança em nosso trabalho; a Alan Gandra, pela receptividade e por nos hospedar na Pousada do Ó.
Conheça nossa Fanpage!
Siga a nossa trupe no Twitter
- Twitter do Jeguiando: http://twitter.com/jeguiando
- Twitter do Erik Pzado: http://twitter.com/pzado
- Twitter da Janaína Calaça: http://twitter.com/jana_calaca
Adorei receber vcs. Voltem sempre. A matéria está linda e as fotos ficaram ótimas. Em uma próxima oportunidade visitem São João del-Rei e conheçam de perto a produção de nossas peças. São João del-Rei inúmeros atrativos, um belo conjunto arquitetônico, orquestras centenárias entre muitas outras opções.
Fui para as cidades históricas em 2011 e eu e minha mãe ficamos loucas com todas as lojinhas fantásticas da região, não só em Tiradentes mas outras cidades próximas tb. Compramos objetos de estanho na 1a loja do post, + baratos do que em fábrica em São João del Rei.
Tenho móveis lindos da móveis Rústicos Real. Sempre compro aí.
Só de mostrar as fotos para minha mãe ele ficou doidinha, muito boa a matéria.
Oi Janaína, acabei de postar sobre compras na região de Tiradentes e coloquei um link lá para esse seu post aqui! http://taindopraonde.blogspot.com.br/2013/09/cidades-historicas-de-minas-tiradentes-compras.html. Pena que na época da viagem não tinha um blog então não tirei tantas fotos pensando em publicar rs.
Fê, que bacana!
Li seu texto! =D Gostei bastante!
Tiradentes e arredores são destinos bem interessantes para quem gosta de artesanato, doces, queijos, tapeçarias, móveis! Mesmo eu não sendo a louca das comprinhas, gosto dos produtos locais e principalmente da arte da região.
Parabéns pelo post!!!
Um grande abraço,
Jana.
Boa tarde!
Gostaria de saber o preço de taças (cálices) de estanho nas medidas 10×9,3; 14,5×7 e 16,5×7
Obrigado!
Olá Sr José Trindade, entre em contato conosco em nosso email contato@imperialestanhos.com.br , envio fotos e valores. Agradeço o interesse.
Olá, sabem informar onde compro móveis rústicos de madeira de demolição pintados em policromia barroca em Tiradentes? Grata!
Oi Andréa, já tentou com a loja de móveis exposta neste post?
Bom dia.
Gostaria de saber se os brasileirinhos teria capoeirista e qto custa ele e o abajú de pe.
grata.
bianca
Boa tarde,
reparei no espírito santo sobre o espelho em uma das fotos do site. Gostaria de saber qual o preço dele e qual a largura e altura. Ele é branco, mas vocês também produzem num tom mais escuro? É um bege mais escuro que costumo ver em espíritos santos artesanais.
Obrigada,
Wanda.
Olá,
Gostaria de saber como encontro o Francisquinho que confecciona móveis. Grata desde já e aguardando retorno,
Maristela