(Ao som de Alcoba Azul, na voz de Lila Downs)
Na primeira vez em que estive em Tiradentes, em dezembro de 2011, lembro de passar à noite em frente a um dos casarões coloniais do destino e anotar no caderninho, que me acompanhava na época, o nome daquele lugarzinho que tanto me chamou a atenção durante aquela caminhada. CasAzul. Certamente eu não esqueceria de seu nome, pois me remetia a um dos lugares no mundo que ainda pretendo conhecer: o Museu Frida Kahlo, ou, simplesmente La Casa Azul, que, antes da morte da artista, foi testemunha de grande parte da vida desta pintora genial, por quem nutro tanto respeito – tanto por sua obra, quanto por sua personalidade vibrante.
La Casa Azul, a casa onde Frida nasceu em 1907, em Coyoacán – na época, uma pequena cidade nos arredores da Cidade do México e hoje um distrito –, permanece com suas portas abertas, resguardando em seus recantos fragmentos da vida de Frida Kahlo e de Diego Rivera, um importante muralista mexicano, com quem ela se casou e viveu um grande e tumultuado amor. Talvez, não saberia afirmar, tenha sido o meu grandioso fascínio por essa personagem da história mexicana que me fez parar em frente à CasAzul em terras mineiras e por ali permanecer até dar continuidade à minha caminhada pela cidade. Não sei… O que sei é que, anos depois, retornei a Tiradentes e, finalmente, conheci a casa e entendi porque fui arrebatada por ela.
- CasAzul – Bistrô Latino & Grill em Tiradentes, MG
Logo na porta de entrada da CasAzul – Bistrô Latino & Grill, uma referência à forma como Frida Kahlo muitas vezes externalizava o seu olhar em relação ao mundo: as tantas frases escritas pelas paredes da casa. No lugar de uma de suas frases arrebatadoras, no entanto, um convite simpático: “¡Venga. Venga. Tomar un vino o una cerveza con unas tapas!”, que demarca que aquela “Casa Azul” é uma grande homenagem à pintora, mas também um restaurante apaixonado e dedicado à gastronomia mexicana e latina, um local convidativo e uma experiência a ser levada em conta em uma viagem a Tiradentes. =)
Intimista e aconchegante, a CasAzul – Bistrô Latino & Grill é vibrante em suas cores, luminárias e em seus objetos, que espalham-se pelas paredes, mesas e cantinhos, captando a essência da cultura mexicana. Referências a Frida Kahlo também estão espalhadas por esta “Casa Azul” mineira, tocada por duas mulheres incríveis e de personalidades marcantes: Penha Lima, carioca e proprietária do restaurante, e Rejane Cunha, pernambucana, chef e sócia deste pedacinho do México em Tiradentes – que não só prestam uma linda homenagem à pintora mexicana, como trazem em si um pouco da vivacidade e da determinação da artista na forma como ambas se relacionam com o mundo.
- Sugestões do que pedir no CasAzul – Bistrô Latino & Grill
Seguindo a tradição de Tiradentes de reunir restaurantes muito bons ao longo de suas ruas de pedras, o CasAzul – Bistrô Latino & Grill não foge à regra. Em seu menu, carnes especiais, saladas, sanduíches, crepes, caldos, pratos mexicanos, drinks, vinhos. Para se entregar à proposta da casa, sugiro pedir as preparações inspiradas na gastronomia mexicana: as tapas, tacos, burrito (muito bom!), mole e as fajitas. Os pratos são individuais.
Para quem gosta muito de carne, a sugestão fica por conta do Filé ao Mole Poblano, prato que Frida Kahlo preparou para Diego Rivera no dia de seu casamento, resgatado pela chef da casa, Rejane Cunha. O Mole é uma preparação típica mexicana e, como a casa faz referência a todos os momentos à Friducha, vale experimentar e mergulhar ainda mais na proposta da casa.
Para beber, escolha um vinho – principalmente no inverno, quando as temperaturas na cidade caem bastante – ou invista nos refrescantes Mojitos, quando as temperaturas começarem a subir.
A equipe do CasAzul – Bistrô Latino & Grill também vale uma nota especial. Apesar de pequena, a equipe atende os clientes de forma muito atenciosa e próxima, o que torna a experiência ainda mais agradável e convidativa – experiência esta que envolve sabores, um ambiente profundamente convidativo e vibrante, uma homenagem escrita em cada canto da casa a Frida Kahlo, uma vivência verdadeiramente sensorial. Recomendo.
- Outras informações sobre o CasAzul – Bistrô Latino & Grill:
– Localização: Rua da Cadeia, s/n. Tiradentes, Minas Gerais.
– Tel.: (32) 3355-1868.
– Blog do CasAzul: http://casazulbistrolatino.blogspot.com.br/
– Perfil do CasAzul no Facebook: https://www.facebook.com/casazul.bistrolatino
– Aceita cartões.
Agradecimentos:
À Asset – Associação Empresarial de Tiradentes, pelo convite para palestrar em Tiradentes e pela confiança em nosso trabalho; a Alan Gandra, pela receptividade e por nos hospedar na Pousada do Ó; e à receptividade de Rejane Cunha e Penha Lima.
Conheça nossa Fanpage!
Siga a nossa trupe no Twitter
- Twitter do Jeguiando: http://twitter.com/jeguiando
- Twitter do Erik Pzado: http://twitter.com/pzado
- Twitter da Janaína Calaça: http://twitter.com/jana_calaca
Estive em Tiradentes em 2011 e amei os restaurantes da cidade, mas não conheci esse. A lista de restaurantes a conhecer só aumenta, vou ter que voltar logo logo rs.