Localizado a 8 km de Tiradentes e com suas ruas de pedra e de terra, seus ateliês e oficinas de arte e suas casas antigas, muitas delas construídas com tijolos de adobe, Bichinho, em Minas Gerais, é grandioso em sua pequenez. Sua grandiosidade está na riqueza de sua arte e artesanato, produzidos, em grande maioria, pelos locais, que viram na habilidade das mãos e na criatividade um caminho para a subsistência. Poucos a conhecem pelo seu nome de batismo – Vitoriano Veloso. Distrito de Prados, desde 1938, o pequeno povoado ganhou um apelido manhoso – Bichinho – e é assim que todos o conhecem.
- Bichinho, Minas Gerais – Um pouco de sua história
Durante a febre do ouro, no século XVIII, em que muitos migraram para o território que corresponde a Minas Gerais em busca de riqueza, muitos povoados se formaram. Bichinho foi um deles. Seu nome de batismo foi dado em homenagem ao inconfidente Vitoriano Gonçalves Veloso, escravo alforriado e alfaiate nascido na região. Depois de alguns anos, o povoado tornou-se distrito de Prados e assim permanece até os dias de hoje. O local começou a ganhar certa visibilidade a partir da chegada dos irmãos Antônio Carlos Bech, o Toti, e Sonia Bech Vitaliano, que fundaram a Oficina de Agosto – a mais antiga de Bichinho – e investiram esforços na recuperação do artesanato brasileiro, ensinando o ofício a muitos habitantes da região.
- O que visitar em Bichinho, MG
– Igreja de Nossa Senhora da Penha
Apesar de muito pequena, Bichinho é passeio para um dia inteiro (e talvez até mais de um dia). São muitos ateliês e oficinas de arte, lojas dedicadas à movéis de demolição, alambiques, lojinhas de doces, casas antigas a serem fotografadas e o visitante também não pode deixar de conhecer a Igreja de Nossa Senhora da Penha, que data de 1771. A igreja possui em seu interior várias pinturas em estilo rococó, apesar da simplicidade de seu exterior.
– As casas antigas de Bichinho, MG
Em suas andanças pelo povoado, o que mais o visitante verá são suas casas antigas, muitas delas construídas com tijolos de adobe – tijolos obtidos por processo artesanal, de terra crua, água e palha – que abrigam não só os habitantes da região como foram adaptadas também para funcionar como ateliês de arte, oficinas, lojas, restaurantes e hospedagem.
– Alambiques e cachaçarias
Para os apreciadores de cachaça, Bichinho abriga o alambique que produz a Cachaça Velho Ferreira, produzida e engarrafada de forma artesanal por seu fundador Cláudio Ferreira e também comercializa a cachaça Tabaroa.
– Ateliês, oficinas e lojas de arte e artesanato
São muitos os ateliês, oficinas e lojas de arte e artesanato em Bichinho, mas não deixe de visitar os seguintes: Oficina de Agosto (de Toti, que levou a arte e o artesanato para a região e mudou a realidade de grande parte dos habitantes do povoado – só não é possível fotografar a oficina por dentro); Casa das Casinhas (trabalho excepcional do casal Juliano e Adriana de entalhe e pintura em madeira); Artes, ateliê do Amilton (trabalho mais tradicional em entalhe de madeira, com influência Barroca); Ateliê do Fábio Francino (arte em papel machê); Casinha de Adobe, de Mizinho e Lena (artesanato variado, ferro e madeira, que envolve madeira de demolição). Estes, sem dúvidas, foram os nossos preferidos, mas vamos reservar um post inteiro sobre eles.
- Onde comer em Bichinho, MG
Dentre os restaurantes que você encontrará em Bichinho, o Tempero da Ângela é uma opção boa e barata para quem gosta de comida mineira e não quer gastar muito, mas sem abrir mão da qualidade dos pratos. O local funciona no esquema “coma à vontade”, incluindo café e sobremesas por apenas R$ 16,00. Outras opções é o restaurante Trem Bão e o Restaurante Pau de Angú, que fica na estrada entre Bichinho e Tiradentes e já foi indicado pelo Guia Quatro Rodas, para quem queira gastar um pouco mais.
- Causos de Bichinho, MG
Se você visitar Bichinho e for surpreendido pela presença constante dessa cachorrinha (foto abaixo) não estranhe! Ela é praticamente uma anfitriã do povoado. A cachorrinha acompanha/ escolta os visitantes pela cidade, mas tem birra com os habitantes (vai entender!). Enquanto fomos tratados com doçura pela bichana, ela corria atrás dos locais e latia para eles! Uma figura! Essa cachorrinha nos acompanhou em grande parte das visitas aos ateliês. Entrávamos nas casas e ela nos acompanhava. O curioso é que ela nunca sai dos limites do povoado. Ela acompanha os visitantes até a saída da cidade, mas nunca cruza a fronteira. Estávamos de carro, ela nos seguiu, mas, quando saímos de Bichinho, ela voltou. Dizem que é uma alma antiga, que ama aquela terra e que protege que a visita. 🙂
- Outras informações sobre Bichinho, MG:
– Localização: “Está localizado entre as cidades de Tiradentes e Prados (ao qual pertence). Para quem sai de Tiradentes, são 8 km até o vilarejo, passando por uma estrada de calçamento com um pequeno trecho de estrada de terra. Para quem sai de Prados, são cerca de 12 km em estrada de terra”. (Fonte da Informação: Bichinho.net);
– De preferência, leve dinheiro. Nem todos os estabelecimentos aceitam cartões de débito e crédito;
– Sites que indicamos para consulta: Bichinho.net e http://www.tiradentesgerais.com.br/bichinho.htm
Agradecimentos especiais:
À Pousada do Ó, por nos receber nesta viagem a Minas Gerais.
Siga a trupe do Jeguiando no Twitter!
- Twitter do Jeguiando: http://twitter.com/jeguiando
- Twitter do Erik Pzado: http://twitter.com/pzado
- Twitter da Janaína Calaça: http://twitter.com/jana_calaca
Conheça nossa Fanpage!
*Aviso: Todo o conteúdo do Jeguiando.com está protegido pela LEI DO DIREITO AUTORAL, Nº 9.610, DE 19 DE FEVEREIRO DE 1998. Portanto é proibida qualquer reprodução ou divulgação das imagens, com fins comerciais ou não, em qualquer meio de comunicação, inclusive na WEB, sem prévia consulta e aprovação. **Comentários ofensivos serão deletados.
Sou louca para conhecer Bichinho e Tiradentes! Nem é tão longe do Rio, mas acaba sempre ficando para depois…
Adorei o post, vou guardar para quando for! 🙂
Bjs
@viagempimpolhos
Está perdendo!!! É lindo: simples, aconchegante e Exuberante de tanto Encanto! Melhor COMIDA NO TEMPERO DA ANGELA, e o ARTESANATO Lindo e com Preços convidativos…Não deixe de ir vou pelo menos 3x por ano, e passo a virada de Ano lá!!!!
Oi, Débora! Td bem?
Débora, Bichinho é um cantinho mineiro realmente bacana! 😉
Beijão,
Jana.
que coincidencia a gente se encontrar aqui Debora, eu tô indo pra lá no domingo de pascoa, não conheço nada, vou com amigos.
Vai mesmo ….
é um dos melhores e mais simples lugares que já vi.
Senti a presença de Deus nesse lugar…..
Vale a pena conhecer e amar Bichinho.
Paula Lima
Eu amei esse lugar…simplicidade exuberante! Quero mais Bichinho.
Oi, Paty. Tudo bem?
Bichinho foi um dos achados bacanas desta viagem q fizemos a Minas. Valeu a pena e ainda pretendo voltar lá! 🙂
Um grande abraço,
Jana.
Estive em Bichinho, neste feriado de 15 de novembro. Me apaixonei pelo lugar. As lojas de artesanatos, o clima bucólico do lugar. Comprei por lá uns bichinhos de latão. Quando chequei em casa em São Paulo Capital, minha filha se apaixonou pelas forminhas, aranhas, etc. Não quardei o telefone da loja, onde comprei. Por favor se puderem me enviar uma loja que tenha este artesanato, ficarei muito
grata.
Lembro que o dono da loja, chama-se Vinicius
Vou a Bichinho no final de março, antes da Semana Santa, e gostaria de saber se todas as oficinas estarão abertas durante todo o dia em 24 e 25 de março de 2013, domingo e segunda-feira.
Antecipadamente agradeço uma breve resposta.
Estivemos em Bichinhos neste feriado de Corpus Christi adoramos a cidade as lojas a tranquilidade. Gostaria de saber se alguém poderia me explicar as cruzes colocadas nas portas das casas no mes de maio.
Obrigada.
Oi Mara, quanto a essas cruzes na frente das casas nem chegamos a ver, mas ficamos bem assustados com as cruzes em frente as igrejas! Brrrrrr! Dei uma procurada no google mas não vi nada muito tangível. Prometo que vamos tirar a limpo isso e publicar aqui assim que pisemos novamente por aquelas bandas! 😀
Só o que me lembro é que no início do mes de maio a cruz é colocada e na porta da frente da casa e uma santa( não me lembro qual) vem e beijar a cruz dando proteção durante o ano. Na verdade eu queria era saber qual é a santa. Mas garanto que a cruz é do bem……rs
Obrigada pela atenção.
Tem sim. Tenho aqui em casa também. É uma tradição por lá de que com a cruz na porta, haverá proteção. Muitas são feitas com fuxico. Depois vou fotografar a minha e enviar para vocês.
estou em portugal-em ourique-sou portuga genuino–e acabei de receber um telefonema dos meus queridos amiguinhos de divinopolis– MOISA E CLEUDES–que estao neste momento em BICHINHO-e adoraram.e me convidaram a ir passear em BICHINHO ,com eles–um dia sera–amo brasil e voces-amiguinhos-moisa e dino
Bom dia, estive visitando a região e fui em uma loja onde o proprietario também é escultor, um dos mais antigos de Bichinho, e nesta loja ele tinha frutas feitas de madeira eu imagino que tenham sido feitas no torno, elas são sem cor, só na madeira (maçã, pera).O que eu gostaria era entrar em contato com o proprietario para ele me mandar via correio estas frutas,a loja fica no final da rua do lado esquerdo de que vem de tiradentes.Por favor me manda o contato da loja, obrigada.
Bom dia!,sempre que vou a Minas, um lugar obrigatório que visito é Tiradentes e principalmente BICHINHO. Sabe destes lugares onde sempre tem alguma coisa pra ver e conhecer, pois é.Gente boa, boa comida e muito linda.Um lugar único.Um beijo pra todos amigos. Até breve… Como se diz aqui no ceará “PENSE NUM LUGAR LINDO”
Bichinho é show de bola. A Cachaça Velho Ferreira te dá a possibilidade de degustação diretamente dos barris. Fora do comum. Espetacular.
Por favor ,alguem tem endereco ,telefone ,email e o nome do proprietario do artesanato
Caminho se Luz? Eu perdi e estou precisando .Agradeco muito!
Ana H.
Olá! Visitei o Bichinho e adorei, um lugar mt lindo e com uma energia incrível. Para comprar preferi o Bichinho do que Tiradentes. Tem lojas mais caras,porém essas não são produção própria. Tem lojas inclusive com atelier aberto a visitação que eu pude criar minha própria peça com a ajuda da artesã, não deixem de conhecer a loja artesanato, preço mt bom. sem contar nas opções de restaurantes de comida mineira com ótimo preço.
Adoro Bichinho todo ano passeio nessa terrinha.
Já estou indo para bichinho nesta semana. Não consegui esperar mais! Estou de cabeça livre para apreciar as boas coisas desse lugar.
Que linda cidade cheia de arte!