Caros jeguiantes, entre os dias 13 e 22 de setembro, Erik, Jegueton e eu rumamos para mais uma viagem/aventura agora em terras canadenses! Fomos convidados pela Comissão de Turismo Canadense (CTC) para participar do evento Go Media 2011, que reuniu representantes de mídias, sejam elas tradicionais ou sociais, de várias partes do mundo, como Brasil, Índia, Japão, China, Austrália, Inglaterra, etc. Representando o Brasil nas mídias sociais, estavam presentes os blogs Jeguiando (nós!) e o A Janela Laranja, do Márcio Nel Cimatti. O evento, dividido em duas partes (pré tour em Montréal e Go Media 2011), não só visava apresentar o Canadá como um destino turístico atraente nas quatro estações do ano, como também nos permitiu vivenciar um pouco das opções em turismo tanto de Montréal (Québec) quanto de Edmonton (Alberta). Para dividir essas experiências com vocês, vamos contar, ao longo dos dias, o que fizemos, que locais conhecemos, o que comemos e nossas impressões sobre esse país tão plural e interessante.
- Biodome de Montréal, Canadá – Um passeio por quatro ecossistemas econtrados nas Américas
Visitar a Biodome de Montréal me fez lembrar de um filme, daqueles que passavam na Sessão da Tarde, e que eu adorava por ser tosco! O título original do filme é Bio-dome e no Brasil levou o título de Malucos por Natureza, com Pauly Shore e Stephen Baldwin. Tudo gira em torno da história de Bud (Shore) e Doyle (Baldwin) que, depois de terem sido chamados de imaturos por suas namoradas, acabam tentando atestar a sua “maturidade” participando de uma experiência científica. Eles não sabiam, no entanto, que a tal experiência era passar um ano encerrado em uma biodome, convivendo em harmonia com outros seres vivos, em um ambiente que recriava alguns tipos de ecossistemas. Não é preciso nem dizer o tamanho da zona que os personagens fazem neste um ano que passaram encerrados na cúpula. E eu… Bom, enquanto eu caminhava pela Biodome de Montréal, só pensava em “coitado dos bichinhos”! Imagine se aquela dupla “sem noção” resolvesse sair do mundo da ficção e se tornarem realidade?! Vixe! Tivemos a sorte de conhecer o local numa boa, sem doidos ao redor!
– O que é a Biodome de Montreal?
Tendo seu edifício sido construído em 1976 para sediar os Jogos Olímpicos, a Biodome de Montreal integra um conjunto de instalações operadas pelo Nature Montreal Museum, que ainda engloba, em seu entorno, o Insectarium de Montréal, o Jardim Botânico e o Planetário de Montréal, ou seja, o visitante pode reservar metade de um dia ou um dia inteiro só para conhecer todas as instalações que envolvem o projeto. O passeio é indicado para todas as idades, sobretudo para crianças, que geralmente curtem ver de perto os bichinhos.
Muitas das espécies encontradas na Biodome de Montreal estão em risco de extinção, como é o caso das araras azuis e dos graciosos e fofos mico-leões dourados. Foi com muita emoção, inclusive, que vi alguns de perto. Sou uma fã inveterada de micos e até então só tinha visto os mico-leões dourados em documentários e fotos, nunca ao vivo e a cores! E que cores nada discretas! 😀
A Biodome de Montreal reúne ao todo quatro tipos de ecossistemas que podem ser encontrados nas Américas. São eles: floresta tropical, típica na América do Sul; floresta de maple Laurentiana, que reproduz o deserto norte-americano; golfo de St. Lawrence e regiões sub-polares, que englobam o Ártico e o Antártico. Cada ecossistema é representado em suas características (vegetação, solo, clima, etc.) e traz espécies de animais que fazem parte desses ecossistemas.
– Como funciona as visitas?
Como a biodome é disposta de forma relativamente circular, é o visitante quem decide por onde começar a visita, que foi pensada para ser feita sem a participação de guias. Todo o trajeto traz informações em totens, mas o visitante ainda pode solicitar os audio guias, para aproveitar melhor a experiência. Caso os totens e os audio guias ainda não deem conta de trazer todas as informações, ao longo do passeio os chamados intérpretes da natureza – geralmente profissionais da área de biologia – estarão a postos para tirar as dúvidas restantes. É permitido tirar fotos! Só não exagere no flash, para não espantar os animais.
– Outras atividades realizadas:
Além da visitação dos quatro ecossistemas, a Biodome de Montreal ainda promove uma série de atividades principalmente voltadas a crianças, como expedições, shows de bonecos, exibições de filmes, todas com propostas educacionais, que aproximam as crianças da natureza de forma lúdica, na tentativa de se construir uma consciência ecológica desde pequeno.
– Estrutura:
A Biodome de Montreal conta com uma estrutura de lanchonete (para fazer um lanchinho rápido ou para ajudar o visitante a passar o dia por lá); lojinha de presentes e lembrancinhas (que tem vários bichinhos de pelúcia, cada um mais lindo que o outro!); banheiros e um balcão onde são vendidos os tickets para todas as atrações que compõem o Nature Montreal Museum (a Biodome, o Insectarium de Montréal, o Jardim Botânico e o Planetário de Montréal). Programe-se e divirta-se em sua visita a Montréal!
Observações importantes: Por ser uma viagem internacional, é aconselhável fazer um seguro de viagem. Viajou para longe de casa, não deixe de fazer um seguro!
- Outras informações:
– Localização: 4777 avenue Pierre-De Coubertin, Montréal, Québec, H1V 1B3.
– Tel: (514) 868-3000
– Horário de Funcionamento: Usual – 9:00 às 17:00 hs/ Verão – 9:00 às 18:00 hs
– Site oficial: Biodome de Montreal
- Agradecimentos:
– À Comissão de Turismo Canadense (CTC) pelo convite para participar do Go Media 2011 em Edmonton, Alberta, e por nos proporcionar a linda e inesquecível viagem a Montréal;
– A Udo Simons, por acreditar em nosso trabalho e por todo o suporte que nos prestou antes e durante o evento;
– Aos amigos Márcio Nel Cimatti, Douglas “Doug” English, Kishore e Smita Iyengar, B.H. Kasinath, Zhang Jing, Linlin Sun, Roberta Miranda e Cristina Massari pela companhia e pelo riso partilhado.
- Quer saber mais sobre o Canadá e sobre o Go Media 2011?
– Siga a hashtag do evento no Twitter: #GoMedia2011;
– Acesse:
http://twitter.com/exploreocanada
http://youtube.com/exploreocanada
http://flickr.com/exploreocanada
Siga a trupe do Jeguiando no Twitter!
- Twitter do Jeguiando: http://twitter.com/jeguiando
- Twitter do Erik Pzado: http://twitter.com/pzado
- Twitter da Janaína Calaça: http://twitter.com/jana_calaca
*Aviso: Todo o conteúdo do Jeguiando.com está protegido pela LEI DO DIREITO AUTORAL, Nº 9.610, DE 19 DE FEVEREIRO DE 1998. Portanto é proibida qualquer reprodução ou divulgação das imagens, com fins comerciais ou não, em qualquer meio de comunicação, inclusive na WEB, sem prévia consulta e aprovação. **Comentários ofensivos serão deletados.
Que post lindoooooooooooooooo!!!!
Amei Jana! Parabens! 😀
A Biodome de Montréal é uma graça. Muitos bichinhos ficam lá soltinhos e pululantes! 🙂 Adorei conhecer e é uma farra para crianças!
😀
Já morei em Montreal e aquela cidade é mesmo sensacional! Um roteiro turístico que deveria ser aproveitado por mais brasileiros, mas só no verão! Gostei do seu blog e das fotos. Parabéns.
Oi, Joseph!
Agradeço pela visita e pelo seu depoimento sobre Montréal. Acho a cidade encantadora e espero ter a oportunidade de retornar lá um dia. Por enquanto, vou matando as saudades enquanto escrevo!
Volte sempre!
Um grande abraço,
Jana.
Belas fotos. Estamos querendo ir para o Canadá no final do ano e Montreal já está na lista. Vamos tentar conhecer o Biodome, que parece incrível!