Caros jeguiantes, entre os dias 25 e 31 de julho, a trupe do Jeguiando arrumou suas mochilas e cangalhas e partiu para uma fam trip em Bonito, a convite do Bonito Web e do Bonito Hostel. O Bonito Web, que cuida da divulgação do Recanto Ecológico do Rio da Prata e da Estância Mimosa, foi novamente nosso parceiro nesta viagem ao lado do Bonito Hostel – tocado por seu Luiz Octávio (que há anos reúne várias histórias sobre a cidade na cachola!) e tem em sua filha, Maria Laura Junqueira, uma das maiores entusiastas do hostel -, que já recebeu e recebe pessoas de todos os cantos do mundo, interessadas em descobrir o por quê de Bonito já ter sido citado mais de 9 vezes como o melhor destino de ecoturismo no Brasil. Os atrativos naturais de Bonito e de suas cercanias (Jardim e Bodoquena) envolvem desde rios com águas cristalinas, a cachoeiras, trilhas, grutas e balneários. Hoje, falaremos de um dos rios que, ao lado do Recanto Ecológico do Rio da Prata, compõem este “complexo” de águas cristalinas, que variam apenas de coloração: uns tendem mais ao verde outros ao azul, como é o caso do rio Sucuri.
- Fazenda São Geraldo, Bonito, MS
Localizada apenas a 18 km do centro de Bonito, na Serra da Bodoquena, a Fazenda São Geraldo abriga no limite de suas terras o Rio Sucuri. Cada rio em Bonito possui como principal característica a cristalinidade de suas águas, que se deve à presença do calcário, uma espécie de filtro natural que deposita as impurezas no fundo dos rios, tornando cristalinas as águas. Apesar deste ponto de identidade, cada rio possui uma característica diferente. Uns tendem mais ao verde, outros mais ao azul, uns são mais calmos, outros possuem mais correnteza. No entanto, cada um deles vale uma visita, senão você certamente voltará para casa com a sensação de que não conheceu tudo que deveria conhecer.
Assim como na maioria dos casos, o Rio Sucuri é parte de uma propriedade privada que cuida de toda a preservação da área e a organização de passeios para receber os turistas. Por trás de uma aparentemente simples flutuação, há toda uma estrutura que envolve vistoria e manutenção de trilhas, manutenção de neoprenes, snorkels, coletes salva-vidas, barco de apoio, etc. Geralmente, nestas propriedades, são construídos receptivos, que envolvem uma estrutura de restaurante (onde os visitantes podem fazer suas refeições após os passeios), lojinha, área de distribuição de equipamentos, vestiário, redário etc.
Além de toda a estrutura básica do receptivo, a Fazenda São Geraldo possui uma área de lazer com piscina, cadeirinhas, mesinhas, para quem queira apenas passar um dia e aproveitar o sol, sem necessariamente descer o rio, ou para aqueles que tenham interesse em passar um dia completo, aproveitando a piscina e a cristalinidade do Rio Sucuri.
- Flutuação no Rio Sucuri, Bonito, MS
O grande atrativo do local, sem dúvidas, é a flutuação no Rio Sucuri. Apesar de toda a estrutura da sede ser muito bacana para passar o dia, deixar de fazer o passeio vai te dar arrependimento depois! Bom, para os que decidem fazer a flutuação (aêeeee!), é preciso assinar o seguro de vida antes do passeio (esse procedimento é de praxe para todo e qualquer passeio que envolva contato direto com a natureza) e passar área de distribuição de equipamentos. Todo o equipamento está incluso no valor do passeio e engloba um neoprene, uma bota de neoprene, um snorkel e um colete salva-vidas (o uso do colete no Rio Sucuri é obrigatório devido à correnteza). Depois de vestir o macacão, é hora de encontrar seu guia (é obrigatória a presença do guia) e seu grupo, pegar o carro de apoio e se dirigir para o início da trilha.
A trilha para o Rio Sucuri é bem tranquila e relativamente curta. Não é permitido o uso de repelentes de mosquito e protetor solar (para não contaminar as águas do rio), mas o neoprene acaba protegendo bastante o corpo. Ao longo do percurso, o guia faz algumas paradas para mostrar alguns exemplares da flora regional e, quando damos sorte, ainda encontramos algum bichinho andando por aquelas bandas, principalmente aves.
Depois de percorrida a trilha, é hora de descer o rio. Como disse no início do post, o Rio Sucuri possui um pouco de correnteza. A própria descida da plataforma acaba sendo diferente. Aqui, você desce de barriga para baixo e segura o deck já dentro da água, para que o rio não te leve e você não acompanhe o grupo. Como é de praxe, todos saem juntos e o guia vem logo atrás, acompanhando todos em um barquinho de apoio. Como disse, cada rio possui uma particularidade. Um possui menos correnteza, outro mais. Um pede a presença do guia dentro d’água, no outro é mais seguro e mais rápido o guia acompanhar o grupo do barco.
Depois que o grupo todo está na água, é hora de descer o rio. De águas cristalinas e azuladas e abrigando cardumes de piraputangas principalmente, o Rio Sucuri é um acalento aos olhos cansados de concreto. Tive o privilégio de visitar Bonito duas vezes em menos de um ano e em ambas as vezes as experiências serviram como uma quebra importante na claustrofobia de viver em uma grande cidade. Sei que muitos curtem o turbilhão das grandes metrópoles, mas eu ainda prefiro o silêncio necessário para bater um papo comigo mesma. 🙂
Por nadarmos a favor da correnteza, a flutuação no Rio Sucuri acaba não sendo cansativa, porque você acaba sendo levado pelas águas e aproveitando esta mamata para curtir a paisagem. Apesar de poder usar a correnteza a seu favor, lembre-se de usar os braços como um leme para você não acabar nas margens, em meio à vegetação! O rio também não é tão profundo, logo é preciso um pouco de atenção em trechos com troncos submersos e pedras. No mais, é só alegria, paz e peixinhos!
Se você não possui equipamento para fotografar a linda paisagem de cores que desponta durante a flutuação, calma! Não se desespere! Em toda a cidade, você pode perguntar nas agências ou nos hotéis, pousadas e albergues se há equipamento fotográfico subaquático para locação. A partir de R$ 35,00, você já consegue encontrar um bom equipamento digital (ao preço de uma câmera subaquática descartável), que te permite fotografar e filmar as paisagens. No mais, é aproveitar a exuberância do local e guardar esta experiência na memória. 😉
- Sobre a fam trip a Bonito:
– Agradecimento especial aos nossos anfitriões: Bonito Web (especialmente a Carina Freitas), Bonito Hostel (Seu Luiz Octávio, Maria Laura Junqueira e a toda a equipe que nos acompanhou durante nossos dias de estadia).
Siga a trupe do Jeguiando no Twitter!
- Twitter do Jeguiando: http://twitter.com/jeguiando
- Twitter do Erik Pzado: http://twitter.com/pzado
- Twitter da Janaína Calaça: http://twitter.com/jana_calaca
Bonito realmente é maravilhoso! O Rio Sucuri então nem se fala!