Caros jeguiantes, entre os dias 10 a 14 de agosto, tive a oportunidade de revisitar Foz do Iguaçu e ainda participar de uma grande e importante iniciativa para o universo que engloba o trabalho desenvolvido pelos blogs de turismo: o 1º Blog Tur: Encontro Trilhas Aventuras de Blogs de Turismo. Idealizado por Maurício Oliveira, o “evento do portal Trilhas e Aventuras tem por finalidade reunir blogueiros do setor de turismo para debates de temas específicos como hotelaria, gastronomia, ecoturismo, entretenimento, compras, roteiros temáticos, esportes de aventura, para a divulgação de destinos nacionais e internacionais”, que reflete a importância das mídias sociais e dos blogs, hoje, no processo de estímulo ao turismo. Em sua primeira edição, o Blog Tur contou com o patrocínio e apoio irrestrito da agência LoumarTurismo, que aposta e crê no poder das mídias sociais, e contou com a parceria do Hotel Bella Itália e da Gol Linhas Aéreas. Esta, até então, foi uma das ações mais organizadas direcionadas a blogs de viagem e o Jeguiando tem muito orgulho de ter feito parte desta edição! Eba!
- Marco das 3 fronteiras: Ponto de encontro de três culturas que se tocam e se atravessam
Quando Erik e eu estivemos em Foz do Iguaçu pela primeira vez (em junho de 2010, mais especificamente), conhecemos os principais e mais tradicionais pontos turísticos da cidade (Parque das Aves; Cataratas Brasileiras e o Macuco Safari; Cataratas Argentinas e Itaipu Binacional), ou seja, aqueles que não podem faltar nos roteiros básicos de quem resolve arrumar as malas para conhecer o destino. No entanto, até por ter sido uma estadia mais breve, muita coisa ficou de fora e que, de certa forma, traduzia a essência da região e com a qual não tivemos contato. Nesta revisitação ao destino, tive a oportunidade de conhecer um lado de Foz do Iguaçu que acredito ser um dos mais interessantes: a multiculturalidade associada ao fato da cidade fazer fronteira com dois países: Argentina e Paraguai.
Além de abrigar dezenas de colônias de imigrantes, vindos de várias partes do globo, o fato de Foz do Iguaçu possuir tríplice fronteira acaba se tornando um dos seus grandes atrativos, além da beleza inquestionável das Cataratas. Nesta revisitação, tive a oportunidade de ver três países trabalhando juntos, de certa forma, para construir um modelo de turismo colaborativo, ou seja, o de que todos podem ganhar se trabalharem juntos. O que vi foi um modelo em que o visitante chega em Foz, mas, dentro da própria cidade, já há uma estrutura que aponta e os convida a conhecer as outras cidades fronteiriças também: seja para fazer compras em Ciudad Del Leste, no Paraguai, ou jantar em um dos aconchegantes restaurantes de Puerto Iguazú, na Argentina.
Além de poder presenciar o trabalho desenvolvido em prol do aquecimento do turismo de três cidades, foi muito interessante ter a possibilidade de, no cruzar de uma ponte, poder imergir em uma outra cultura, de ouvir o som de outra língua, no caso espanhol, sendo entoado, ou de saborear pratos típicos de um país, como o bife de chorizo – que possui um corte especial – apenas num breve deslocamento que dura minutos.
Um dos locais da cidade que traduz essa atmosfera de proximidade, através da imagem de cidades que sempre se enxergam, é o Marco das 3 Fronteiras. Acredito que a importância de conhecer o marco esteja principalmente no seu sentido embutido. A partir dele, o visitante pode enxergar, literalmente, o que é vivenciar a experiência de, no cruzar de uma ponte ou de um rio, você poder mergulhar em uma cultura distinta da sua, mas que já não é tão distinta assim, posto que, pela proximidade, estas já se atravessam e se influenciam mutuamente.
Neste ponto de interseção entre os países (Brasil, Paraguai e Argentina), cada nação é representada por um marco próprio, que pode ser visto a olho nu de cada ponto. O do Brasil, pintado com as cores nacionais (verde e amarelo), foi inaugurado em 1903. Apesar de não contar com a exuberância e a grandiosidade das Cataratas ou de Itaipu, o local vale a visita pela metáfora que é em si: de três países que caminham juntos e que sempre irão se enxergar.
Siga a trupe do Jeguiando no Twitter!
- Twitter do Jeguiando: http://twitter.com/jeguiando
- Twitter do Erik Pzado: http://twitter.com/pzado
- Twitter da Janaína Calaça: http://twitter.com/jana_calaca
Conheça nossa Fanpage!
- Participaram do BlogTur em Foz do Iguaçu
Os Blogueiros: Maurício Oliveira (Trilhas e Aventuras), Átila Ximenes (Vou Contigo), Carol Wieser (Travel Forever), Carol May (Dicas e Roteiros de Viagens), Ana Catarina (Turista Profissional), Jana Calaça (Jeguiando), Julie Fank (De Mochila), Clarissa Donda (Dondeando por aí), João Aguiar (Viajando no Mundo), Flávia Vieira (Viajar é Tudo de Bom), Vinícius Raupp (Inquietos), Deise de Oliveira (Viagem pelo Mundo), Pedro Serra (Sem Destino) e Thiago Busarello (Vida de Turista).
Os Parceiros: Trilhas e Aventuras (Realização), Agência Loumar Turismo e Hotel Bella Italia (Patrocínio) e Gol Linhas Aéreas Inteligentes (Transportadora Aérea)
Acompanhe as postagens pelo Twitter através da Hashtag #BlogTurFoz e curta a Fanpage do BlogTur no Facebook.
*Aviso: Todo o conteúdo do Jeguiando.com está protegido pela LEI DO DIREITO AUTORAL, Nº 9.610, DE 19 DE FEVEREIRO DE 1998. Portanto é proibida qualquer reprodução ou divulgação das imagens, com fins comerciais ou não, em qualquer meio de comunicação, inclusive na WEB, sem prévia consulta e aprovação. **Comentários ofensivos serão deletados.
Adorei! Mandando bem como sempre 🙂 curti a foto do Pedro 😛 hahaha
Bjoo
Pena que na foto da galera não sai o “eeeeeeeeeeeeeeeeeeeee”, hehehehe
Tá vendo? A fotografia precisa ficar mais “muderna”!
Nossa… fiquei lindão. Quero meu direito de imagem!!!
Tá gramurosa, hein? Reparou q usamos o mesmo número de sutiã, meu caro? Uie! Hahahahaha
Pelo jeito vcs se divertiram mucho, né? Que bacana! Bom, e Pedrinho com “seios” está mesmo impagável 😀
O lugar vale a visita. Quer ver depois que o projeto de reformulação apresentado para gente ficar pronto. Ponto turístico certo. 🙂
E o Pedrão fazendo sucesso com os leitores do Jeguiando. Hehehe.