Campos do Jordão (Parte I) – Centro Turístico: Capivari


Caros jeguiantes, hoje daremos início à série de posts sobre Campos do Jordão (São Paulo), a Bariloche brasileira, como muitos a conhecem. O destino é conhecido pela sua semelhança com a cidade argentina e pelo seu clima europeu, que atrai, todos os anos, turistas nacionais e estrangeiros. A alta temporada de Campos do Jordão acontece no inverno, entre os meses de junho a agosto, principalmente, quando artistas, políticos e gente endinheirada em geral vão passear com seus carrões pelas ruas da cidade e tomar um vinho para esquentar o corpo. Bom, como somos pobres mortais, visitamos o destino no início do ano, na baixa temporada, o que se traduz em preços mais convidativos, liberdade para conhecer a cidade, sem os engarrafamentos provocados pelo desfile de carros importados, e um momento ideal para fazer compras de malhas para as épocas mais frias do ano.

Campos do Jordão, São Paulo. Imagem: Erik Pzado.

Campos do Jordão, São Paulo. Imagem: Erik Pzado.

  • Centro Turístico – Capivari

O maior atrativo de Campos do Jordão, é, sem dúvidas, a própria cidade. Suas casinhas em estilo euroupeu, o clima frio durante todo o ano, devido à sua localização no alto da serra, suas araucárias, a presença de um teleférico, que oferece uma vista privilegiada do local, suas chocolaterias, tudo acaba compondo um cenário atraente para os visitantes. Campos do Jordão tem uma atmosfera lúdica e é isso que muitos procuram: ludicidade.

As charmosas casinhas de Campos do Jordão. Imagem: Erik Pzado.

As charmosas casinhas de Campos do Jordão. Imagem: Erik Pzado.

Campos do Jordão, São Paulo. Imagem: Janaína Calaça.

Campos do Jordão, São Paulo. Imagem: Janaína Calaça.

Para dar início à nossa série de posts, falaremos hoje sobre o Capivari, o centro turístico do destino. Se você tem pouco tempo para conhecer a cidade, como foi o nosso caso (fizemos um bate-volta nas duas vezes que visitamos Campos do Jordão), o ideal é conhecer o centro. Lá, você encontrará: restaurantes, bares, lojas de roupas, malharias, artigos de decoração, chocolaterias, tudo concentrado no mesmo espaço. O Capivari também está próximo da estação de trem, de onde sai um bondinho turístico, e do teleférico da cidade, que leva os visitantes até o Morro do Elefante, de onde podemos ter uma visão panorâmica de Campos do Jordão.

Jana Calaça e Erik Pzado em Campos do Jordão. Imagem: Erik Pzado.

Jana Calaça e Erik Pzado em Campos do Jordão. Imagem: Erik Pzado.

Campos do Jordão em dezembro. Imagem: Erik Pzado.

Campos do Jordão em dezembro. Imagem: Erik Pzado.

  • Praça Maria de Lourdes: fusquinhas e trenzinhoscoloridos fazem a alegria da criançada
Outono dourado. Imagem: Erik Pzado.

Outono dourado. Imagem: Erik Pzado.

Quem viaja com filhotes e com sobrinhos, na Praça Maria de Lourdes, no Capivari, a presença de fusquinhas e trenzinhos coloridos faz a festa da criançada! Os pequenos escolhem se querem passear de fusca ou embarcar no embalo do piuí-piuí. O certo é que, de um jeito ou de outro, a criançada se diverte! 😀

Fusquinhas e trenzinhos de brinquedo fazem a alegria dos pequenos! Imagem: Erik Pzado.

Fusquinhas e trenzinhos de brinquedo fazem a alegria dos pequenos! Imagem: Erik Pzado.

Trenzinho. Imagem: Erik Pzado.

Trenzinho. Imagem: Erik Pzado.

  • Chocolaterias

Para os chocólatras de plantão, Campos do Jordão possui variadas opções de chocolaterias, de todos os preços e qualidades. A preferida do Erik é a Bruno Alves, que ele acabou me apresentando em nossa primeira ida juntos à cidade.

Chocolaterias é um dos atrativos de Campos do Jordão. Imagem: Erik Pzado.

Chocolaterias são um dos atrativos de Campos do Jordão, São Paulo. Imagem: Erik Pzado.

Devido ao clima frio de Campos do Jordão, o consumo do chocolate e de seus derivados acaba sendo alto. As lojas especializadas oferecem bombons, tabletes, chocolate quente, tortas, para consumo no local ou para presentear família e amigos. Das duas vezes que fomos à cidade, aproveitamos o finzinho de tarde, quando o frio se aproxima, pra fazermos uma parada em uma dessas chocolaterias. Nham!

Chocolates em Campos do Jordão, São Paulo. Imagem: Erik Pzado

Chocolates em Campos do Jordão, São Paulo. Imagem: Erik Pzado

Jana Calaça e Erik Pzado, curtindo um friozinho em Campos do Jordão. Imagem: Erik Pzado.

Jana Calaça e Erik Pzado, curtindo um friozinho em Campos do Jordão. Imagem: Erik Pzado.

  • Baixa temporada em Campos do Jordão: ideal para comprar malhas e agasalhos para o inverno
Baixa temporada em Campos do Jordão é ideal para compras de vestuário para o inverno.

Baixa temporada em Campos do Jordão é ideal para compras de vestuário para o inverno.

Quem quer se preparar para o inverno, Campos do Jordão, nos meses de baixa temporada, é ideal para fazer compras de malhas, casacos, cachecóis, entre outros itens de vestuário voltados para aguentar o friozinho da estação. Os preços chegam a cair de 50 a 80%. Há casaquinhos e boleros que o visitante pode levar para casa, por exemplo, por até R$ 15,00. Vale a pena! 😉

  • Bares e restaurantes reunidos no Capivari
Ricardo, maitre do restaurante O Vizinho, com quem batemos altos papos! Imagem: Erik Pzado

Ricardo, maitre do restaurante O Vizinho, com quem batemos altos papos! Imagem: Erik Pzado

Assim como citei no início do post, o Capivari, além de ser um forte centro comercial, é também um agregador de restaurantes e bares, de preços e cardápios variados, ou seja, há opções para todos os gostos e bolsos. O restaurante onde geralmente almoçamos por lá é o Vizinho, que serve boa comida a um preço justo. O destaque fica para a simpatia do maitre, o Ricardo (figura!), e para a deliciosa geleia de pimenta que eles servem no couvert. 😀 No Capivari, você ainda pode tomar uma das mais famosas cervejas artesanais, a Baden Baden, ou simplesmente finalizar o dia com uma boa taça de vinho, acompanhada de um prato quente. 🙂

Gostou do primeiro post da série? Calma, que vem mais por aí! 😀

Siga-nos no Twitter!

Compartilhe...
11
Shares
    *Aviso: Todo o conteúdo do Jeguiando.com está protegido pela LEI DO DIREITO AUTORAL, Nº 9.610, DE 19 DE FEVEREIRO DE 1998. Portanto é proibida qualquer reprodução ou divulgação das imagens, com fins comerciais ou não, em qualquer meio de comunicação, inclusive na WEB, sem prévia consulta e aprovação.     **Comentários ofensivos serão deletados.  

11 Comentários

  1. AMEEEEI! Estava pensando seriamente em ir a Campos do Jordão… mas os preços, principalmente de hospedagem, me assustaram um pouco. Vou acompanhar a série, quem sabe no próximo anos – na baixa temporada…. 🙂

    • Silvia, minha nêga, como disse no post, como somos pobres mortais, em todos os sentidos da palavra, visitamos a cidade em baixa temporada, entre dezembro e janeiro. Os preços de artigos de vestuário para inverno despencam e não só. Tudo em baixa temporada acaba ficando mais em conta. É uma cidade, em si, cara, mas para quem mora em São Paulo, dá para fazer um bate-volta e gastar menos. 😀

      Beijão, minha nêga e obrigada pela visita!

      Jana.

  2. Vivian Antonino disse:

    Jana, lembra de mim, né? Eu fui a Campos ano passado e fiquei 3 dias. Não curti taaanto pq choveu e mta coisa não dá para ser feita com chuva. Aind assim, conheci o museu a céu aberto Felícia Leyner (acho q o nome é esse) e a residência de inverno do governador, além do centro de Capivari. Fiquei numa pousada bem simples e charmosa, no alto da serra e com preço bem em conta. Agora não tô conseguindo lembrar o nome, mas assim que lembrar te digo.
    Adoro viajar e tô pegando altas dicas aqui no Jeguiando.

  3. Vivian Antonino disse:

    Lembrei o nome da pousada: Benevento. Recomendo!

  4. Radiá Castro disse:

    Olá, estamos indo para Campos agora em Maio, será nossa primeira ida a cidade, adorei suas dicas. Você achou a cidade segura, posso andar a pé tranquilamente, posso andar com a máquina pendurada no pescoço ou devo ter os mesmos cuidados que tenho aqui em Salvador ou quando vou a SP? Muiiito obrigada.

  5. Alana disse:

    Olá, bom dia. Estou bem inclinada a ir a campos do jordao nesse inverno, queria alguma dica de pousada, como vou de ônibus seria interessante ficar no centro turístico e queria saber se as atrações turísticas ficam abertas durante a semana. Muito Obrigada, aguardo resposta.

    • Oi, Alana! Td bem?

      Alana, sempre fiz bate-volta para Campos do Jordão, pq moro em São Paulo e o destino é relativamente próximo, por isso não saberia hoje te indicar uma pousada. O Capivari sempre está fervilhando ao longo do fim de semana e as atrações tb. =)

  6. […] deseja curtir o inverno em território nacional -, hoje traremos mais uma dica de onde comer no Capivari, o centrinho turístico da cidade. O local, para quem está planejando uma ida a Campos, é […]

  7. João Paulo disse:

    Muito bom o site!

    Gostaria de dicas de locomoção em Campos.

    Vale a pena alugar carro ?
    Táxi ? ou a pé mesmo ?

    Obrigado pela atenção, e parabéns pelo site

    • Olá, João! Tudo bem?

      João, depende muito de onde você esteja hospedado. Se você estiver hospedado próximo ao Capivari, você fará muitas coisas a pé. Se você estiver longe, vale alugar um carro. =)

      Grande abraço,

      Jana. =)


 

Pesquisar

  Expedição Jeguiando Across Canada - Atravessando o Canadá nos trens da Via Rail  

Destinos visitados pelo Jeguiando

    alemanha bariloche2 Canadá patagonia_chilena3 França Alagoas_topo Bahia recife Mato_Grosso_do_Sul Minas_Gerais Rio Sao_Paulo Paraná Porto_Alegre Santa_Catarina

Posts mais Populares