Como havia prometido no post sobre o encontro de blogueiros no Rio de Janeiro, proporcionado pela Royal Holiday, hoje vou falar sobre a Confeitaria Colombo, uma simpática e suntuosa confeitaria, que tive a oportunidade de conhecer durante esta viagem, cuja fundação data de 1894. No passado, a confeitaria era frequentada por intelectuais como Olavo Bilac e Rui Barbosa e políticos como Getúlio Vargas.
Empregar o adjetivo suntuoso à confeitaria não é gastar palavra sem que o significado case com a realidade. O ambiente todo da confeitaria traz a sensação de grandeza. Literalmente me senti uma formiga lá e olha que não sou um exemplar lá muito pequeno da espécie humana. Hahahaha. Bom, me senti uma formiga também porque itens carregados de açúcar não faltavam por lá!
A confeitaria toda é revestida por grandiosos espelhos e cristaleiras igualmente grandiosas. O ambiente é clássico e causa no visitante a sensação de viagem no tempo. Confesso que me senti no século XIX, escolhendo um docinho para acompanhar o chá da tarde, que no meu caso foi um café.
Um dos pontos que achei interessante nesta confeitaria foi o preço. Apesar de parecer um lugar caro, devido à sua fachada e ao seu interior, com ares aristocráticos, os doces vendidos por lá não são caros quanto esperei que fossem. Os preços presentes no cardápio são os mesmos de outras confeitarias, o que me causou surpresa. Se eu não tivesse sido convidada, não sei se entraria na confeitaria justamente por não saber se os preços seriam exorbitantes. Não, não são. O preço é justo, dada a qualidade do que é servido.
A Confeitaria Colombo hoje é considerada patrimônio cultural e artístico do Rio de Janeiro. É um lugar que vale a pena visitar, não só pelos doces e o café de qualidade, que são servidos em fina louça, mas principalmente por ser um lugar que atravessou o tempo e se mantém. Separe sua câmera fotográfica e prepare-se! O lugar é um convite aos olhos e rende boas fotos. Fica a dica então para você, caro jeguiante, que estiver em viagem para o Rio de Janeiro.
- Localização: Rua Gonçalves Dias, 32. Centro. Rio de Janeiro.
- Tel: (21)2505-1500.
- Horário de Funcionamento: De 2ª a 6ª feira – Das 09:00 às 20:00 horas.
- Sábado e feriados: De 09:30 às 17:00 horas.
- Site: Confeitaria Colombo.
Siga a trupe do Jeguiando no Twitter!
- Twitter do Jeguiando: http://twitter.com/jeguiando
- Twitter do Erik Pzado: http://twitter.com/pzado
- Twitter da Janaína Calaça: http://twitter.com/jana_calaca
Conheça nossa Fanpage!
*Aviso: Todo o conteúdo do Jeguiando.com está protegido pela LEI DO DIREITO AUTORAL, Nº 9.610, DE 19 DE FEVEREIRO DE 1998. Portanto é proibida qualquer reprodução ou divulgação das imagens, com fins comerciais ou não, em qualquer meio de comunicação, inclusive na WEB, sem prévia consulta e aprovação. **Comentários ofensivos serão deletados.
Hum… Fui aí em 2008. É muito bom realmente. Espero que tenha visitado o segundo andar pois é permitido! 🙂
Oláá!
há algum tempo acompanho o blog, embora nunca tenha comentado!
conheci aqui pelo site gordinhaslindas.com
^^
eu ganhei 15 selinhos Premio Dardos e estou lhes dando um
é só passar no meu blog e pegar: http://j-musicbr.blogspot.com/2010/04/premiada.html
beijos ;*
Ai que saudade da coxinha de galinha enooooorme da Colombo!