Caros jeguiantes, resolvi hoje usar o espaço do Jeguiando não para indicar lugares bacanas para onde ir, mas para denunciar um blog que anda fazendo nome às custas de conteúdo alheio. O blog O Morro de São Paulo faz do seu espaço um verdadeiro Ctrl C + Ctrl V. Vários blogueiros da área de turismo, inclusive eu, estão tendo seus textos arbitrariamente plagiados. O responsável pelo blog, que não se manifesta nem com reza brava, está ganhando às custas de quem desenvolve um trabalho sério.
Não sei se algumas pessoas ainda não compreenderam que o conteúdo, presente nos blogs, não surge por geração espontânea. Tudo que é escrito e posteriormente publicado é fruto de trabalho árduo e do investimento muitas vezes do próprio bolso do blogueiro, como é o caso do Jeguiando. Para um post ficar pronto, o responsável pelo blog investe tempo nisso, seja redigindo sua experiência, seja pesquisando sobre o lugar para enriquecer o artigo, seja editando as fotos, tudo isso é trabalho. É muito fácil criar um nome em cima do conteúdo alheio, ignorando o trabalho árduo de quem mantém um blog independente.
A primeira vez que identifiquei que um texto do Jeguiando havia sido plagiado, inclusive com fotos e tudo, deixei um comentário pedindo que o post fosse reestruturado ou removido e até hoje aguardo resposta. Meu comentário não foi aprovado (obviamente) pelo (ir)responsável pelo O Morro de São Paulo e, coincidentemente, através do Twitter, fiquei sabendo que outros blogueiros também estavam tendo seus blogs plagiados, inclusive os comentários eram copiados no post. Além de mim, entre os blogueiros, que se manifestaram até agora sobre a apropriação indevida de seus textos, estão: o Pedro Serra, o Ricardo Freire, a Mari Campos, a Sílvia Oliveira e sei que ainda tem mais gente que está se sentindo lesada nesta história.
Os posts que, até agora identifiquei, que sofreram plágio foram:
– O post original sobre a Igreja do Senhor do Bonfim, publicado no Jeguiando e o post plagiado pelo blog O Morro de São Paulo. Segue o link;
– Post sobre Clichês de Viagem, publicado no Jeguiando e o post plagiado pelo blog;
Post original publicado em agosto de 2009:
Ctrl C + Ctrl V de nosso post, publicado em 25 de janeiro de 2010:
– Post sobre Museu Fragata Presidente Sarmiento, publicado no Jeguiando e o post plagiado pelo blog.
Não tenho absolutamente nada contra meus textos serem utilizados, mas de forma correta. Por exemplo, achou interessante o artigo? Transcreva um trecho, coloque entre aspas, dê a referência ao autor, link para o post original, mas nunca publique o texto na íntegra, com fotos, comentários e tudo como se fosse um material produzido por seu espaço e esse é um recado direto ao este blog que está agindo de má fé com os demais blogs de turismo.
Infelizmente, este assunto é desagradável ao extremo, principalmente tendo em vista que a postura do responsável ou dos responsáveis pelo blog O Morro de São Paulo é o de ignorar os blogueiros e continuar, na cara de pau, postando textos que não são de sua autoria! Estou pensando seriamente em mandar um litro de óleo de Peroba, porque assim eles podem lustrar suas faces de madeira!
Atenciosamente,
Janaína Calaça.
Siga a trupe do Jeguiando no Twitter!
- Twitter do Jeguiando: http://twitter.com/jeguiando
- Twitter do Erik Pzado: http://twitter.com/pzado
- Twitter da Janaína Calaça: http://twitter.com/jana_calaca
Conheça nossa Fanpage!
Se alguém que se sentiu lesado quiser tirar satisfações com o responsável pelo blog, basta ir até o site registro.br, colocar omorrodesaopaulo.com.br na pesquisa, depois clicar em WHOIS e pronto:
Nome completo, CPF, endereço e telefone da Lilia, responsável pelo domínio. Mas acho que o dono do blog é um tal de Luciano, a jugar pelo e-mail da Lilia.
O que falar, triste, ridículo!!
Infelizmente muitos não respeitam o que é dos outros. Seu blog com seus textos e suas fotos são tão propriedades como seu carro, isso é roubo.
Pessoal estamo aí para ajudar a colocar a boca no trombone.
Abraço.
Ah, reforçando.. mesmo com o tal blog fora do ar, eu recebi durante o dia inteiro (ontem), até a noite, váááários PingBacks alertando que meus posts estavam sendo publicados lá (além dos Alerta Google). O cara tava copiando toooodo meu material, foram mais de 30 posts!
Oi Jana, ja entrei em contato com eles diversas vezes e nunca tivemos resposta. Tem vários posts nossos por la tambem. É uma pena esse tipo de coisa acontecer mesmo.
Pelo que percebi, ele usa algum plugin que “rouba” conteudo dos RSS’s de sites e blogs.
Uma proteção que podemos usar é editar o RSS para conter informações dos nossos sites, com rodapé personalizado, copyright, etc.
Fica a dica. 😉
Bjão