Eu já havia espalhado em meu Twitter que estava de partida para Montevidéu, capital do Uruguai, bem como desabafei com meus seguidores todo o martírio para chegar.
Havia comprado uma passagem pela TAM (era a mais barata), porém o vôo seria operado pela Pluna, o que pra mim seria uma coisa boa, pois vejo críticas boas sobre a companhia Uruguaia, além do fato de eu não gostar muito da TAM como cheguei a relatar na série comparativa entre ela e a Gol.
Mas vamos ao que interessa: ontem, dia 6, seria o dia que eu embarcaria rumo a terras Uruguaias, com horário de saída do vôo previsto para as 9:00 da manhã, chegando as 11:40. Chego em GRU por volta das 7:00, ou seja, 2 horas antes da decolagem, dentro de um prazo aceitável para vôos internacionais.
Eu precisava fazer o check-in, pois sabe-se lá por qual motivo o web check-in da TAM não funcionava para meu bilhete, bem como os terminais de auto-atendimento. Minha única opção era enfrentar a fila do check-in internacional. Estava absurdamente grande, apesar de já ter visto pior, essa pelo menos não dava a volta, ficava só até a asa C mesmo. Como quem iria fazer o vôo era a Pluna, perguntei a um funcionário TAM se poderia fazer o check-in diretamente com eles. Resposta: não, pois o bilhete é TAM e o check-in teria que ser feito por lá mesmo. Fazer o que, né? Fui pro fim da fila e esperei minha vez pacientemente.
Meia hora depois, a fila não tinha andado nem 1/4 do seu estado original e eu começava a me preocupar com o horário. Até tirei uma foto com o celular, é a primeira do post! 😛
De tempos em tempos eu perguntava para os funcionários TAM se realmente não poderia fazer o check-in na Pluna, e a resposta era sempre a mesma: bilhete TAM, check-in TAM!
Fui chegando mais ou menos próximo ao balcão de check-in, mais ou menos no sentido de identificar se o atendente era homem ou mulher. Cheguei a um ponto que era possível ver o painel de vôos da Infraero e meu vôo já indicava embarque imediato.
Consultei novamente um funcionário e o mesmo teve a audácia de dizer que o vôo estava atrasado! Claro que não era verdade. Enfim o horário do vôo se aproximava mais ainda, até que resolveram dar prioridade aos passageiros para Montevidéu. Pensei: “Até que enfim, espero que a Pluna seja solidária e espere quem sofreu com a cagada da TAM.”
Minha vez de fazer o check-in, a atendente olha pro meu e-ticket e diz: “Sr. seu vôo é Pluna, o check-in teria que ser feito por eles, porém o vôo já está na última chamada!”
Claro que minha reação foi ficar puto com aquilo, não só eu como Paula, que estava me acompanhando e me acalmando até então. TODOS OS FUNCIONÁRIOS DA TAM DISSERAM QUE O CHECK-IN ERA ALI MESMO.
Repito: TODOS OS FUNCIONÁRIOS DA TAM DISSERAM QUE O CHECK-IN ERA ALI MESMO.
Percebendo a cagada disseram que iriam me colocar em outro vôo, com saída as 9:15, da própria TAM. Esse sim era o vôo que estava atrasado. Porém, sempre tem um porém, eu só poderia ir nesse vôo caso houvesse disponibilidade de assento.
Ainda bem que tinha lugar disponível e consegui fazer o check-in. Saí correndo para o embarque internacional que felizmente estava bem tranquilo. Raio-x, verificação de passaporte, essas coisas, não levaram mais do que 5 minutos. Corri pra sala de embarque, que foi a piorzinha, aquela no terreo que você precisa pegar um ônibus até o avião. Chegaria em cima da hora, caso o vôo saisse no horário (9:15).
O embarque só começou as 11:30 e depois, já dentro do avião, ainda tive que esperar mais uns 40 minutos para decolar.
Pelo menos o vôo foi normal, sem percalços, chegando em Montevidéu por volta das 15:00. Pela Pluna eu chegaria as 11:40. A parte de imigração, bem como a alfandêga uruguaia são bem tranquilas e por volta das 16:00 eu já estava no hostel. Ainda deu tempo dar uma volta e conhecer a praia de Pocitos, que ilustrou o resto desse post. Em breve, voltamos com a programação regular, com posts sobre “Montebidêo”. 🙂
Siga a trupe do Jeguiando no Twitter!
- Twitter do Jeguiando: http://twitter.com/jeguiando
Conheça nossa Fanpage!
ufaaaa! Encontrei uma vantagem para ser pobre e morar em Porto Alegre: sempre vou para o Uruguai de ônibus!!!!
[…] This post was mentioned on Twitter by Fabio Brito and jana_calaca, Jegueton. Jegueton said: Novo post: TAM #fail – ou Montevidéu, A via crucis para chegar http://bit.ly/7v53Hr (@tamairlines) […]
Já vi e presenciei casos bem piores… ainda acho que a TAM continua sendo a melhor cia nacional.
Abs
Hugo
Eita falta de respeito!! TAM #fail!!!