Infelizmente a concorrência no ramo de aviação civil em nosso país é muito baixa e não dispomos de muitas opções para deslocamento aéreo dentro do território nacional onde apenas duas grandes companhias dominam o mercado de vôos domésticos. Falo da GOL e da TAM.

Ambas tem seus pontos fortes e fracos e é isso que vamos avaliar nessa série de posts. Para começar avaliamos os preços e o atendimento pós-venda.

Preço

A GOL em seus primórdios abalou o mercado brasileiro com preços baixíssimos comparados com outras companhias além de realizar promoções inusitadas de vôos por R$50,00 ou até mesmo trechos a partir de R$1,00. Enfim, uma companhia que nasceu com tarifas baixas em mente, mas que hoje já não é mais tão vantajosa assim.

A TAM, ao contrário da GOL, era considerada elitista, com tarifas altas demais para o público em geral e só recentemente adequou seus preços a uma política mais flexível, onde o comprador escolhe a tarifa que melhor se encaixe em seu bolso.

Porém alguns cuidados devem ser observados ao comprar uma passagem por preços promocionais, como por exemplo as políticas de remarcação, cancelamento e reembolso da passagem.

Resumindo: a GOL começou baixo e foi subindo e a TAM começou alto e foi baixando até as duas atingirem o mesmo patamar.

Apesar das duas empresas praticarem, falando de uma forma simplista, a mesma política de preços, acho que viajar ainda é para poucos e que mais empresas fazendo concorrência no mercado seria uma coisa muito bem vinda. Espero que a Azul não demore para começar a operar e realmente venha com tarifas diferenciadas.

Veredito:

  • GOL: [rating:3]
  • TAM: [rating:3]

Nesse quesito temos um empate. Ambas companhias estão acomodadas e o aumento da concorrência seria muito benéfico para os viajantes.

Atendimento pós-venda

Depois de comparado o preço, você finalmente comprou sua passagem. Porém, suponhamos que, por algum motivo você tenha que alterar a data e hora do vôo, ou até mesmo ter que cancelar o bilhete. E agora? O que fazer?

Na GOL para cancelar é simples e dá para fazer pelo site ou pelo telefone. Basta solicitar o cancelamento e escolher o que fazer com o valor. Você escolhe se prefere deixar como crédito para futuras compras ou ter o dinheiro devolvido em sua conta corrente, operação essa que leva em torno de 3 dias úteis.

A remarcação é feita apenas por telefone e, se realizada com antecedência, não é cobrada taxa de remarcação apenas a diferença tarifária.

Já na TAM tanto o cancelamento quanto a remarcação é uma verdadeira via-crucis. Facilitar a vida do cliente é uma coisa que não existe no dicionário da companhia quando o assunto é o atendimento pós-venda. Pra início de conversa a única maneira de se realizar uma operação desse tipo é se deslocando até uma loja TAM. É isso aí, não dá para fazer por telefone, e pelo site nem pensar. Não tem choro nem vela. Tem que achar uma loja e ir até lá.

Chegando em uma loja, tem que se amargar um bom tempo de espera, pois geralmente as mesmas costumam ser cheias. Quando finalmente se consegue ser atendido o processo é moroso e envolve algumas taxas de remarcação ou cancelamento além de cobrarem a comissão da loja.

Veredito:

  • GOL: [rating:4]
  • TAM: [rating:1]

Aqui a GOL ganha com uma diferença considerável nesse aspecto. A TAM deveria acordar e enxergar que facilitar a vida das pessoas pode ser bom para os negócios.

No próximo post da série: Serviços web e atendimento pré-vôo.

Siga a trupe do Jeguiando no Twitter!

Conheça nossa Fanpage!

Compartilhe...
2
Shares
    *Aviso: Todo o conteúdo do Jeguiando.com está protegido pela LEI DO DIREITO AUTORAL, Nº 9.610, DE 19 DE FEVEREIRO DE 1998. Portanto é proibida qualquer reprodução ou divulgação das imagens, com fins comerciais ou não, em qualquer meio de comunicação, inclusive na WEB, sem prévia consulta e aprovação.     **Comentários ofensivos serão deletados.  

16 Comentários

  1. Rodrigo disse:

    Fábio,

    Vou acompanhar a sua série. Assim que ela evoluir damos uma not ano Aquela Passagem.

    Só não tenho tanta fé que a Azul vai fazer tudo tão diferente assim.

    Um abraço

  2. […] Vamos então dar continuidade a nossa série com o comparativo entre as duas maiores companhias aeréas nacionais. No primeiro post comparamos o preço e o atendimento pós-venda. […]

  3. […] Jeguiando do Fábio e da Jana postou um comparativo entre os serviços da Tam e Gol em 3 partes (1, 2 e […]

    • Carolina disse:

      Concorco plenamente! Comprei uma passagem de ida pela Tam e de volta pela Gol. Desisti da viagem. Em 5 minutos consegui cancelar a passagem da gol pelo telefone e até agora (faz quase um mês) não consegui nada pela Tam! Não fazem por telefone, não fazem na loja, não fazem no site, é uma porcaria!

  4. Cesar Silva disse:

    Caro, já tive que remarcar passagem com a TAM e cancelar e só há esse problema de enfrentar via-crucius quando o pagamento é feito via boleto bancário. Já cancelei passagens pela TAM e já remarquei também. Sim, há o tarifamento infelizmente, mas não achei que foi uma via crucius. Concordo, porém, que pela GOL é muito mais rápido e prático apesar de passar 2h esperando pra ser atendido no telefone.

  5. Lucas disse:

    Discordo do César, a via-crucius existe sim na TAM, independente da forma de pagamento. Minhas histórias parecem piadas de mal gosto.

  6. aline disse:

    Gosto das duas companhias áereas !

  7. […] Havia comprado uma passagem pela TAM (era a mais barata), porém o vôo seria operado pela Pluna, o que pra mim seria uma coisa boa, pois vejo críticas boas sobre a companhia Uruguaia, além do fato de eu não gostar muito da TAM como cheguei a relatar na série comparativa entre ela e a Gol. […]

  8. Anthony disse:

    Sou mais a GOL !!!!! Faz muito mais pelo cliente!!!

  9. paulo disse:

    as duas sao boas acho que deveriam so abaixar mas um pouco a tarifa

  10. paulo disse:

    acho os servicos de bordo das duas otimas asos precos sao um desastre parecendo que vou viajar de espaço nave

  11. Luiza disse:

    Todos enchem a GOL de elogios, mas infelizmente pra mim todas as vezes, todas sem exceção, que fui de GOL tive problemas, já com a TAM, até nos momentos que poderiam ser os mais difíceis de resolver, eu consegui solução de forma fácil e rápida.

  12. Antonio severo disse:

    TAM NUNCA MAIS … O DIA QUE VC PRECISAR DE UMA REMARCAÇAO OU REEMBOLSO VERÁS … A GOL É A MENOS PIOR … TAP E OUTRAS EMPRESAS INTERNACIONAIS JÁ ! ABERTURA DO MERCADO JÁ . QUERO VER SE A TAM SE SEGURA NO MERCADO …

  13. Boa noite!Gostei bastante do post,esclareceu bastante as minhas dúvidas.Obrigada!
    Tenho um blog feminino e queria levar esta informação as minhas leitoras,e claro que colocarei os créditos com o link do site Jeguiando”para que minhas leitoras possam também conhecer o site.
    Queria saber se posso divulgar a informação?
    Desde já grata e mais uma vez quero dizer que gostei bastante do post.
    Este é o link do meu blog:blog vaidosas e inteligentes

    • Erik PZado disse:

      Oi Anneliese,

      A melhor forma para realizar essa referência é criar um post falando sobre o seu ponto de vista e colocando o link completo de nossa matéria para que elas possam ler por elas mesmas.

      Obrigado pelo feedback e sucesso 😀

      Abs,

      Trupe do Jeguiando

  14. […] algumas informações que eu estava procurando,o site é bem informativo vale a pena conferir O site é este aqui(este é o link direto do post)Sei que é um pouco cansativo ler um texto muito longo,mas se você […]


 

Pesquisar

  Expedição Jeguiando Across Canada - Atravessando o Canadá nos trens da Via Rail  

Destinos visitados pelo Jeguiando

    alemanha bariloche2 Canadá patagonia_chilena3 França Alagoas_topo Bahia recife Mato_Grosso_do_Sul Minas_Gerais Rio Sao_Paulo Paraná Porto_Alegre Santa_Catarina

Posts mais Populares