A Ópera de Arame foi inaugurada em 1992 e trata-se de um projeto do arquiteto Domingos Bongestabs. O teatro foi todo construído em aço e coberto por policarbonato transparente. O projeto arquitetônico, construído em contato com o lago, indicado na fotografia acima, é rodeado por uma pedreira anteriormente desativada e rodeada de verde. Uma imagem de fusão entre natureza e feitos do homem.
Particularmente, desde a primeira vez que vi uma fotografia da Ópera de Arame, tive vontade de conhecê-la de perto, tal o fascínio que despertou em mim. Infelizmente, não pude conhecê-la à noite, quando toda ela é iluminada, causando um efeito estético belíssimo.
Caminhar pela construção arquitetônica não é de todo complicado, ao menos que você tenha alguma fobia relacionada à altura. Se for percorrer o espaço, então não olhe para baixo.
Mais uma vez digo que o lugar é uma surpresa e dependendo dos ângulos, há como tirar fotografias interessantes, nesta mescla silenciosa entre natureza e arquitetura. O aço sempre acaba por se misturar ao céu ou às águas.
Evite ir à Ópera de Arame de saltos altos e finos, pois, como se vê de uma imagem feita de baixo para cima, a possibilidade de prender o pé na ponte elevada não é pouca. Opte por um sapato rasteiro ou tênis, que te dará mais segurança em transitar pelo local.
De resto, só desejo um ótimo passeio e prepare seus olhos para imagens realmente agradáveis. Indico este passeio como indispensável tanto para aqueles que preservam uma ligação maior com a natureza até aqueles que tenham interesse por obras arquitetônicas.
Localização: Rua João Gava, s/nº – Pilarzinho
Horário de Funcionamento: Terça-feira a domingo, das 08:00 às 22:00 horas.
Siga a trupe do Jeguiando no Twitter!
- Twitter do Jeguiando: http://twitter.com/jeguiando
Conheça nossa Fanpage!
*Aviso: Todo o conteúdo do Jeguiando.com está protegido pela LEI DO DIREITO AUTORAL, Nº 9.610, DE 19 DE FEVEREIRO DE 1998. Portanto é proibida qualquer reprodução ou divulgação das imagens, com fins comerciais ou não, em qualquer meio de comunicação, inclusive na WEB, sem prévia consulta e aprovação. **Comentários ofensivos serão deletados.
É uma pena que a acústica é impraticável.
No começo até tentaram usar como palco de espetáculos.
Hoje só fazem formaturas por lá.
É a tal da coisa para inglês ver.
Inegável que é bonito.
SO FALTOU UMA FOTO DE FRENTE DA OPERA Q E’ UMA DAS PRINCIPAIS VISTAS.
ola…. é gratuito a entrada??
Oi Keila,
A visitação é gratuita, contudo há apresentações que podem ter custo.