Viajar de BlaBlaCar – Dicas e boas práticas

Viajar é uma atividade prazerosa, que nos rende memórias para o resto da vida, mas qualquer viajante que se preze torce para ter apenas boas memórias desses momentos, não? É claro que perrengues podem acontecer durante uma viagem e temos de estar prontos para lidar com isso, mas se preparar, se planejar, reunir o máximo de informações confiáveis nunca é demais.

Nos últimos anos, tenho viajado sozinha em grande parte do tempo. Vez ou outra, conto com a companhia de alguma amiga, mas em grande parte das vezes tem sido eu comigo mesma, logo, tenho que redobrar os cuidados e me planejar ainda mais (ser mulher no Brasil, meus caros, não é para amadores, logo, todo cuidado é pouco!).

Em 2020, ouvi falar do BlaBlaCar pela primeira vez. Um conhecido indicou o aplicativo de carona, que basicamente se propõe a reunir pessoas que estejam viajando para o mesmo destino e rachar as despesas. O condutor se cadastra no aplicativo, oferece a viagem, marcando o ponto de partida e o ponto de chegada, determina o valor, e o passageiro reserva a viagem que seja mais vantajosa em termos de distância do ponto de partida e chegada e vantajosa também em termos financeiros.

A missão do BlaBlaCar é trazer “liberdade, justiça e fraternidade ao mundo das viagens”, e o projeto nasceu da percepção do idealizador de que muitas pessoas viajam de carro sozinhas e que esses lugares vazios poderiam ser convertidos em caronas, criando uma nova rede de viagens.

A ideia da carona é espetacular, pois permite que os condutores rachem as despesas de combustível e pedágios com outras pessoas, diminua a quantidade de carros nas estradas (porque, em teoria, teremos mais pessoas ocupando um mesmo veículo), tendo um impacto positivo na questão ambiental, e ainda permite que mais pessoas consigam viajar com valores acessíveis e tenham outras opções de deslocamento por terra além de ônibus e carros particulares.

Enfim, tudo é fantástico na teoria, e eu sou uma pessoa empolgada, mas também costumo manter meus pés no chão quando o assunto é viajar com um grupo geralmente bastante heterogêneo e dentro do Brasil, que tem muitas questões críticas relacionadas à segurança.

De 2020 para cá, tenho utilizado bastante o serviço do BlaBlaCar e decidi compartilhar algumas dicas e boas práticas para que sua viagem tenha grandes chances de ser positiva:

  • Avaliação do condutor é um item importante – Todas as vezes em que utilizei o BlaBlaCar para viajar, eu não só considerei a proximidade do ponto de encontro e do ponto de desembarque em minha escolha, como me atentei ao número de avaliações positivas do condutor no aplicativo. Quanto mais avaliações positivas, menores as chances de termos surpresas negativas. Mas lembre-se também de que você será avaliado no fim da viagem e que isso será um ponto também para que os condutores aceitem ou não suas futuras reservas.
  • Entrar em contato com o condutor para confirmar informações – No aplicativo do BlaBlaCar há um campo para você enviar mensagens para o condutor. Eu sempre envio mensagens confirmando o local exato do ponto de partida, o local exato do desembarque, a forma de pagamento (se dinheiro, Pix etc.) e se o valor cobrado no aplicativo será realmente aquele (pois, infelizmente, há espertinhos que colocam um valor no aplicativo e depois cobram outro na hora da viagem. Se isso acontecer, denuncie!).
  • Não realize pagamentos antecipados – O pagamento deve ser feito no dia da viagem, no início ou no fim do trajeto. Eu sempre pago ao condutor antes de a viagem começar.
  • Seja pontual e cordial – Lembre-se sempre de que o BlaBlaCar é um aplicativo de caronas, logo, você viajará com outras pessoas. Atrasar-se devido a algum imprevisto acontece, mas atrasar-se por falta de planejamento é chato e desrespeitoso com os outros. As pessoas têm seus compromissos, e às vezes seu atraso pode influenciar diretamente na vida do outro, o que pode tornar o trajeto bem desagradável. Então, seja pontual, cordial, educado e lembre-se de que você está em uma carona.
  • Atenção ao tamanho da bagagem – Antes de reservar a viagem, você terá acesso ao veículo em que irá viajar, então, fique atento ao tamanho da sua bagagem. Muitas vezes, o carro não tem um porta-malas grande, o que pode gerar algum grau de estresse. Lembre-se de que outras pessoas viajarão com você e também levarão bagagem.
  • Música – Normalmente, os condutores colocam música para tocar durante a viagem, mas, se você quiser ouvir sua playlist em seu celular, não há problema. Peça licença às pessoas e utilize fones de ouvido.
  • Paradas – Geralmente, os condutores fazem paradas para o uso de banheiro, para tomar água ou algo assim, mas evite pedir para o condutor parar para você fumar ou solicite qualquer desvio de rota. Lembre-se de que você está em uma carona.
  • Assuntos polêmicos – Se puder evitar assuntos polêmicos durante a viagem, evite. Já vivenciei uma viagem extremamente desagradável devido à minha ideologia política. O condutor, ao saber que eu sou de esquerda, literalmente passou uma parte considerável da viagem me fazendo ataques pessoais. Foi uma situação horrorosa, logo, não falo mais de política durante as viagens.

Tirando o episódio narrado logo acima, em que fui atacada devido à minha ideologia política, minhas viagens pelo BlaBlaCar têm sido bastante positivas. Já viajei com pessoas muito bacanas, que tornaram a viagem muito mais dinâmica e divertida. Brinco às vezes que o BlaBla é quase um hostel sobre rodas, mas, como qualquer espaço que envolva diversidade e diferenças, é imprescindível que respeitemos as boas práticas de convivência em sociedade. =)

E então? O que acha de viajar de carona? Toparia? Não toparia?

Compartilhe...
    *Aviso: Todo o conteúdo do Jeguiando.com está protegido pela LEI DO DIREITO AUTORAL, Nº 9.610, DE 19 DE FEVEREIRO DE 1998. Portanto é proibida qualquer reprodução ou divulgação das imagens, com fins comerciais ou não, em qualquer meio de comunicação, inclusive na WEB, sem prévia consulta e aprovação.     **Comentários ofensivos serão deletados.  

 

Pesquisar

  Expedição Jeguiando Across Canada - Atravessando o Canadá nos trens da Via Rail  

Destinos visitados pelo Jeguiando

    alemanha bariloche2 Canadá patagonia_chilena3 França Alagoas_topo Bahia recife Mato_Grosso_do_Sul Minas_Gerais Rio Sao_Paulo Paraná Porto_Alegre Santa_Catarina

Posts mais Populares