Museu Picasso em Antibes: um dos mais emblemáticos do pintor

Para quem está passando pela Riviera Francesa ou planeja uma viagem pela região, vale a pena agendar um horário para curtir o Museu Picasso, que fica localizado na cidade de Antibes.

Pertíssima de Cannes, a cidade litorânea é um excelente paraíso de férias, mas não se limita a ter praias lindas e mar verde. Ela também conta com muita História e arte para conhecer.

Se você quer adicionar um passeio imperdível na sua viagem para a França, siga a leitura do artigo abaixo!

Antibes, FRANCE – 30 August 2014: museum panel of Pablo Picasso, Antibes, editorial

Qual a história do Museu Picasso?

Até 1966, o que hoje é conhecido como Museu Picasso era chamado, na verdade, de Museu Grimaldi. Trata-se de um museu que fica instalado no castelo Grimaldi de Antibes, um Monumento Histórico Francês que foi de propriedade da tradicional família Grimaldi até a Revolução Francesa.

Logo após a Segunda Guerra Mundial, em 1946, o genial Pablo Picasso foi convidado pelo então curador do Museu Grimaldi a residir no castelo.

Picasso recebeu uma sala para usar de oficina, onde poderia criar suas obras tranquilamente. Em 1947, foi inaugurada no lugar a Sala Picasso, com um total de 23 pinturas e 44 desenhos feitos pelo artista.

Picasso morou em Antibes por cerca de 2 prolíferos anos da sua carreira, produzindo dezenas de obras que foram doadas por ele mesmo ainda em vida para o Castelo. Em 1966, o lugar recebeu o nome de Museu Picasso para homenagear o pintor espanhol.

Já em 2000, o lugar foi remodelado para melhor apresentar a vida e cronologia da obra de “Picasso de Antibes”, com obras do artista que vão desde o fim da Primeira Guerra Mundial até a conclusão da Segunda.

O que conferir no Museu Picasso em Antibes?

A visita ao Museu Picasso em Antibes é um passeio inesquecível para os fãs da arte e do genial pintor espanhol.

O prédio em si já é um passeio incrível pois trata-se de um castelo muito antigo, construído bem na encosta com uma vista espetacular para o Mar Mediterrâneo. Além disso, dentro do espaço estão algumas obras incríveis para conferir.

Além de tudo que Picasso pintou enquanto estava em Antibes, incluindo obras como A Alegria da Vida, A Mulher com Ouriços do Mar, Sátiro, Centauro com Tridente, Fauna, A Cabra, O Gobeur dos Ouriços do Mar e outras obras, a exposição do museu ainda conta com pelo menos duas esculturas de Joan Miró, além de algumas obras de arte moderna e trabalhos de artistas franceses.

O que mais fazer em Antibes?

Além de curtir a arte de Pablo Picasso, a cidade de Antibes ainda oferece muitos outros tesouros para os turistas.

O próprio passear pelas ruas estreitas e praças charmosas da cidade mediterrânea já é uma aventura e tanto. No entanto, o viajante ainda pode aproveitar as muitas lojas de artesanato (a cidade respira arte), o museu Peynet, a catedral com fachada barroca e os muitos cafés e restaurantes locais.

Para quem tem disposição, vale a pena sair da cidade murada para conhecer o porto Vauban, além do famoso Fort Carré, um forte construído em formato de estrela.

No geral, é possível passar pelo menos um dia inteiro em Antibes curtindo toda a cidade com bastante calma e tranquilidade.

De manhã, é possível curtir as aventuras fora da cidade murada, como o Fort Carré, o porto e as praias locais. Depois, o ideal é escolher um restaurante agradável em uma praça gostosa para uma refeição tranquila e um bom papo.

Quando terminar a refeição, separe o período da tarde para a visita ao Museu Picasso e conhecer todas as ruelas e lojas da cidade murada e aproveitar o máximo que Antibes tem a oferecer.

E aí, gostou da dica de passeio de hoje? Então deixe um comentário abaixo com a sua opinião sobre o assunto!

Compartilhe...
    *Aviso: Todo o conteúdo do Jeguiando.com está protegido pela LEI DO DIREITO AUTORAL, Nº 9.610, DE 19 DE FEVEREIRO DE 1998. Portanto é proibida qualquer reprodução ou divulgação das imagens, com fins comerciais ou não, em qualquer meio de comunicação, inclusive na WEB, sem prévia consulta e aprovação.     **Comentários ofensivos serão deletados.  

 

Pesquisar

  Expedição Jeguiando Across Canada - Atravessando o Canadá nos trens da Via Rail  

Destinos visitados pelo Jeguiando

    alemanha bariloche2 Canadá patagonia_chilena3 França Alagoas_topo Bahia recife Mato_Grosso_do_Sul Minas_Gerais Rio Sao_Paulo Paraná Porto_Alegre Santa_Catarina

Posts mais Populares