Tonttulakki – Chocolates e sorvetes em Penedo, RJ

Se você tem sido um(a) bom(a) menino(a), fique tranquilo(a) e continue a ler este post, mas, caso não esteja tão certa(o) sobre isso, recomendamos repensar seus atos, tá? Brincadeiras à parte, a introdução desse artigo é apenas uma referência a alguns dos famosos personagens do folclore finlandês: os gnomos ou Tonttu. Pouco conhecidos por esse nome no Brasil, mas temidos por todos que se comportam mal, os gnomos são, na verdade, os auxiliares do Papai Noel. Agora que metade da história já está explicada, tudo fica bem simples de ser conectado, já que Tonttulakki é, na verdade, o nome do gorrinho dos gnomos em finlandês.

Mas por que estou falando de gnomos, gorrinhos e da Finlândia? Simples: se você está planejando uma viagem para Penedo (RJ), não pode deixar de anotar esta dica.

Abrigando uma das principais colônias finlandesas no Brasil, Penedo traz em suas edificações, sua gastronomia e em seu comércio traços dessa fatia da cultura europeia. Ou seja, é possível ter uma pequena amostra da Finlândia em pleno território nacional, sem precisar percorrer grandes distâncias (ainda mais em época de alta no dólar e euro).

Nossa dica de hoje é conhecer a chocolateria e sorveteria Tonttulakki, ambas coladinhas ao principal acesso do Shopping Pequena Finlândia e um dos grandes atrativos turísticos do destino. A escolha do local para abrigar essas duas lojinhas dedicadas a guloseimas não poderia ser melhor, já que o shopping é oficiosamente a casa de verão do Papai Noel. No empreendimento de temática natalina, tudo tem cara das festividades vistas nos filmes: casinhas coloridas e decoradas, ruas estreitas e um jeitão de vila do interior, além de produzir doces maravilhosos. Aproveitando o mote da vila do Papai Noel, os empresários Ricardo Sato e Ricardo Leite decidiram oferecer ao grande público uma experiência sensorial com toque finlandês!

Entrada Shopping Pequena Finlândia. Imagem: Erik Araújo

Entrada Shopping Pequena Finlândia. Imagem: Erik Araújo

A dupla de empresários (Ricardo e Ricardo) criou sob a marca Tonttulakki dois produtos principais: os sorvetes e os chocolates, para que o visitante que chega a Penedo pudesse ter acesso a gostosuras com toque finlandês em qualquer época do ano, seja para se refrescar no calor ou se aquecer no inverno. Sob a marca Tonttulakki, os sócios criaram a Tontullakki Jäätelö e Tontullakki Suklaat.

Para criar e consolidar uma marca, a dupla de empresários tem investido em alguns pilares bastante sustentáveis e alinhados com as atuais boas práticas de mercado. Possuem sempre uma ótima qualidade de produtos oferecidos, assim como valorizam os produtores locais para a aquisição de insumos perecíveis para seus produtos. Dessa forma, têm a garantia de utilizar uma matéria-prima fresca e de procedência conhecida, além de, é claro, fortalecer o mercado regional. No tocante às matérias-primas importadas, são criteriosos na escolha dos fornecedores e primam sempre pela qualidade do que produzem.

Tontullakki Jäätelö

Fachada da Tonttulakki Jäätelö. Imagem: Erik Araújo

Fachada da Tonttulakki Jäätelö. Imagem: Erik Araújo

Durante nossa visita ao destino, iniciamos a nossa incursão pelo mundo encantado das gostosuras da Tonttulakki por meio degustação dos produtos da sorveteria Tontullakki Jäätelö (sorvete em finlandês). Mas, antes de partir para os sabores, você perceberá (assim como eu) que a experiência dos sócios é facilmente refletida na casa, que conta com uma decoração e esquema de cores leve e convidativo.

Interior da Tonttulakki Jäätelö. Imagem: Erik Araújo

Interior da Tonttulakki Jäätelö. Imagem: Erik Araújo

É impossível passar ileso em frente à sorveteria, já que o clima da região favorece e muito o consumo de sorvetes nos meses mais quentes do ano. O clima, inclusive, foi o estopim para a decisão da abertura da sorveteria, uma vez que a região de Itatiaia tem apresentado temperaturas frequentemente altas fora do período de inverno. A criação da sorveteria foi, então, uma maneira inteligente de diversificar a oferta de produtos e continuar agradando o paladar do público.

Interior da Tonttulakki Jäätelö. Imagem: Erik Araújo

Interior da Tonttulakki Jäätelö. Imagem: Erik Araújo

Sabores da Tonttulakki Jäätelö. Imagem: Erik Araújo

Sabores da Tonttulakki Jäätelö. Imagem: Erik Araújo

Falando dos sorvetes, a principal característica percebida é a qualidade do que é produzido e comercializado no Tonttulakki. Os sorvetes não só parecem bons, como o são realmente! Afinal, não são raras as vezes em que experimentamos algo de apresentação impecável, mas cujo sabor não corresponde à imagem.

Durante minha degustação, acabei provando praticamente todos os sabores em exposição e, sem dúvida, fui arrebatado pelos sabores de iogurte grego com mel e castanhas, chocolate belga com amêndoas, caramelo salgado e o peculiar sorvete de romã, mas como gosto é algo muito pessoal, sugiro que faça sua incursão na lojinha e encontre seus eleitos! 😀

Sabores da Tonttulakki Jäätelö. Imagem: Erik Araújo

Sabores da Tonttulakki Jäätelö. Imagem: Erik Araújo

Tontullakki Suklaat

Fundada em 2000, a casa usa como base para suas preparações o chocolate da empresa belga Callebaut e, a partir do chocolate, o restante fica por conta da imaginação da dupla. O responsável pela alquimia dos sabores é o Ricardo Sato, que, apesar de colocar a “mão na massa”, não deixa de ouvir os conselhos e as sugestões de seu sócio Ricardo Leite. Quem ganha no fim sempre é o cliente, pois os dois levam para o balcão da sorveteria o resultado de suas experimentações.

Interior da Tonttulakki Suklaat. Imagem: Erik Araújo

Interior da Tonttulakki Suklaat. Imagem: Erik Araújo

Entre os produtos oferecidos na casa, as vedetes são os salames de chocolate (chocolate, biscoito “ou bolacha?” de maizena e passas), as lascas de chocolate e, sem dúvida, a enorme variedade de bombons e trufas. Vá com calma, sem pressa e se entregue aos sabores oferecidos. Além do salame de chocolate, meu doce preferido nessa degustação foi o marzipã (simplesmente surpreendente).

Salame de chocolate. Imagem: Tonttulakki

Salame de chocolate. Imagem: Tonttulakki

Fique por dentro

Além das gostosuras, a casa mantém uma tradição bem interessante, principalmente para colecionadores ou para quem gosta de levar lembrancinhas das viagens. Anualmente, a casa disponibiliza para a venda canecas com temáticas natalinas, que já caíram no gosto dos locais e turistas. Uma ótima sugestão de presente é preencher essas simpáticas canecas temáticas com os produtos da Tontullakki e presentear amigos e parentes com o mimo, afinal de contas, quem não gosta de ser lembrado e presenteado com um souvenir útil e recheado de guloseimas?

Serviço

Tonttulakki Colônia Finlandesa de Penedo – RJ

  • Shopping Pequena Finlândia –  Centrinho
  • Tel. (24) 3351-2518 – Aberto todos os dias

Tonttulakki Visconde de Mauá – RJ

  • Shopping Aldeia dos Imigrantes, Vila de Mauá
  • Tel. (24) 3387-2223 – Fechado às terças e quartas, exceto feriados
  • Site: http://tonttulakki.com.br/

 


O Jeguiando viajou para Penedo e conheceu a Tonttulakki Suklaat e Tonttulakki Jäätelö a convite de Tereza Quinderé Comunicação.

Compartilhe...
229
Shares
    *Aviso: Todo o conteúdo do Jeguiando.com está protegido pela LEI DO DIREITO AUTORAL, Nº 9.610, DE 19 DE FEVEREIRO DE 1998. Portanto é proibida qualquer reprodução ou divulgação das imagens, com fins comerciais ou não, em qualquer meio de comunicação, inclusive na WEB, sem prévia consulta e aprovação.     **Comentários ofensivos serão deletados.  

 

Pesquisar

  Expedição Jeguiando Across Canada - Atravessando o Canadá nos trens da Via Rail  

Destinos visitados pelo Jeguiando

    alemanha bariloche2 Canadá patagonia_chilena3 França Alagoas_topo Bahia recife Mato_Grosso_do_Sul Minas_Gerais Rio Sao_Paulo Paraná Porto_Alegre Santa_Catarina

Posts mais Populares