Localizada ao norte de Vancouver, a pouco mais de 15 minutos de carro do centro da cidade, Grouse Mountain é uma montanha com mais de 1200 metros de altitude, que tornou-se não só um refúgio para praticantes de esportes de inverno durante a estação, como também um refúgio para os amantes da natureza ao longo do ano. Devido à sua proximidade à cosmopolita Vancouver, a montanha tornou-se extremamente popular e recebe, ao longo da semana, centenas de visitantes que sobem ao seu topo de teleférico para vislumbrar a cidade de um ponto privilegiado, tomar um café, fazer uma refeição ou ainda praticar algum esporte, principalmente no inverno, em que o esqui, o snowboard, o snowshoeing e o ice skating tomam conta do lugar.
- Grouse Mountain – Esportes de inverno e diversão no pico de Vancouver, British Columbia

Teleférico que leva os visitantes ao Grouse Mountain. Vancouver, British Columbia. Imagem: Erik Pzado

Teleférico que leva os visitantes ao Grouse Mountain. Vancouver, British Columbia. Imagem: Erik Pzado
Um dos pontos que certamente é fácil notar em uma viagem ao Canadá é o fato dos canadenses cultivarem um estilo de vida mais saudável, que vai do cuidado com a alimentação – a escolha por alimentos frescos geralmente é regra – à prática de esportes e atividades que visam manter a saúde do corpo. Durante a primavera, o verão e até no outono, não é raro ver os canadenses indo trabalhar de bicicleta ou fazendo longas caminhadas até o trabalho. E, menos raro ainda, é vê-los praticando alguma atividade ao ar livre em parques e nas montanhas. Durante as estações mais quentes do ano, hiking, trekking tomam conta do país. Já no inverno, essas atividades são substituídas pelo esqui, snowboard, snowshoeing e o ice skating.

Teleférico que leva os visitantes ao Grouse Mountain. Vancouver, British Columbia. Imagem: Erik Pzado
Durante o inverno, muitos canadenses migram para destinos como Sun Peaks, Whistler e Banff para poderem praticar os esportes de invernos sozinhos, com os amigos ou com a família. No entanto, há cidades que possuem estações de esqui muito próximas aos seus centros, como é o caso de Vancouver e de Grouse Mountain. Geralmente, os canadenses adquirem uma espécie de passe anual, que dá acesso ao pico da montanha e a algumas atividades, que mudam de acordo com a estação do ano. Os passes, no entanto, são disponibilizados também para viajantes, que querem fazer uma visita ao ponto turístico e experimentar algumas das vivências oferecidas na estação.
- Principais atividades oferecidas em Grouse Mountain
Como citei anteriormente, durante o ano as atividades em Grouse Mountain mudam de acordo com a estação. Nas estações mais quentes, hiking, trekking e tirolesa, além de observação de animais, são as principais atividades oferecidas aos visitantes. Já no inverno, a diversão fica por conta do esqui, do snowboard, do snowshoeing, do ice skating e do snow-limo, um trenó onde o visitante passeia sentado, enquanto o guia conduz o passeio. E, caso você não saiba praticar esses esportes, não há problema – aulas são ministradas na própria montanha por uma equipe de Grouse Mountain. Para as crianças, um passeio de trenó próximo aos festejos natalinos é o grande atrativo do lugar – sem esquecer da própria subida ao topo da montanha em um teleférico, que já é, em si, uma experiência divertida.

Tomando coragem para enfrentar o frio. Grouse Mountain. Vancouver, British Columbia. Imagem: Erik Pzado
- Estrutura
Além de abrigar uma estação de esqui, Grouse Mountain também possui toda uma estrutura para receber visitantes. Assim que chegamos ao topo, uma espécie de passarela nos conduz a um grande chalé, onde vários restaurantes estão localizados, além de um agradável observatório, que, durante as estações mais quentes do ano, permitem ter uma visão extremamente privilegiada de Vancouver.

Esquis e snowshoes antigos. Peak Chalet. Grouse Mountain. Vancouver, British Columbia. Imagem: Erik Pzado
Dentre os restaurantes e cafés que o visitante encontrará por lá, estão: o Lupins, um agradável café que serve refeições rápidas localizado no Peak Chalet – o chalé principal da montanha; o Starbucks (localizado na base da montanha); o Grouse Grind Coffee Bar, ideal para tomar um café rápido ou saborear um lanche saudável antes e depois das atividades; o Rusty Rail BBQ, para os amantes de churrasco ao ar livre com vista para as montanhas e, finalmente, o Beaver Tails, que serve tortas típicas canadenses.
- Eventos e atividades
Ao longo de todo o ano, Grouse Mountain promove e recebe uma série de eventos. Como chegamos dias antes do Natal, embarcamos no espírito da época sendo tatuados com um dos símbolos mor dos Natais do Hemisfério Norte: Rudolph, a rena do nariz vermelho. Além do mais, pudemos visitar uma exposição de esculturas em biscoitos de gengibre (gingerbread), idealizadas e executadas por crianças atendidas por instituições de caridade da cidade.
As esculturas de biscoito de gengibre são muito famosas no Canadá – há vários artistas que desenvolvem trabalhos fantásticos com este inusitado material, principalmente no Natal. Sendo assim, as crianças este ano puderam exercitar ao máximo sua criatividade e ainda conseguir apoio financeiro à instituição vencedora do concurso.
Além de promover exposições como esta e atividades alinhadas à época do ano, Grouse Mountain também promove atividades educativas, como aulas sobre a vida selvagem e sobre sustentabilidade. Ademais, o local também recebe eventos particulares, como casamentos no topo da montanha e outros eventos sociais e também corporativos, para quem queira vivenciar uma experiência exclusiva e diferente no topo da montanha.
- Vida selvagem
Além do contato direto com a natureza, Grouse Mountain ainda promove ao visitante a experiência fantástica de poder avistar animais como ursos e lobos soltos em um habitat seguro e preservado. São animais que foram resgatados, cuidados e que hoje vivem em uma área reservada para eles na montanha. Os principais moradores são Grinder e Coola (dois ursos) e lobos aposentados da indústria cinematográfica. Durante o inverno, quem tiver interesse pode até acessar o site da montanha e ver, através de uma câmera instalada na “toca” dos dois ursos, os mesmos hibernando. Uma fofura só! Na região, também é possível avistar vários pássaros, inclusive lindas corujas.
Se você gostou de Grouse Mountain, não deixe de adicioná-la em seu roteiro de viagem. Escolha um dia e aproveite todas as opções oferecidas neste refúgio de natureza a poucos minutos da cosmopolita e modernosa Vancouver.
Observações importantes: Por ser uma viagem internacional e envolver esportes, é aconselhável fazer um seguro de viagem. Viajou para longe de casa, não deixe de fazer um seguro!
- Outras informações
– Localização: 6400 Nacy Greene Way, North Vancouver, BC. V7R 4k9, Canada.
– Tel.: (604) 980-9311.
– Horário de Funcionamento: Aberto todos os dias das 09 às 22 horas.
– Site oficial: http://www.grousemountain.com/
- Agradecimentos:
À Comissão Canadense de Turismo (CCT) pelo convite e por acreditar em nosso trabalho;
Aos amigos José Mauro Nassar, Priscila De Martini e Ari Paleta, pela companhia, pelos dias de riso, pelas boas histórias (que foram muitas!), por viverem conosco dias singulares e que guardaremos na memória.
- Para acompanhar as notícias e conhecer mais sobre o Canadá, visite:
http://br.canada.travel
http://twitter.com/exploreocanada
http://youtube.com/exploreocanada
http://flickr.com/exploreocanada
http://canadakeepexploring.tumblr.com/
http://pinterest.com/explorecanada/
Acompanhe o Jeguiando nas redes sociais!
- Twitter do Jeguiando: http://twitter.com/jeguiando
- Twitter do Erik Pzado: http://twitter.com/pzado
- Twitter da Janaína Calaça: http://twitter.com/jana_calaca
Conheça nossa Fanpage!
*Aviso: Todo o conteúdo do Jeguiando.com está protegido pela LEI DO DIREITO AUTORAL, Nº 9.610, DE 19 DE FEVEREIRO DE 1998. Portanto é proibida qualquer reprodução ou divulgação das imagens, com fins comerciais ou não, em qualquer meio de comunicação, inclusive na WEB, sem prévia consulta e aprovação. **Comentários ofensivos serão deletados.