O Natal está chegando mais uma vez e, para quem vive no Brasil como nós, rever alguns símbolos natalinos em um país tropical sempre causa um certo estranhamento, já que pelas ruas das cidades brasileiras pinheiros, neve artificial, renas e um papai noel agasalhado até os olhos parece não fazer lá muito sentido! Pois bem… Este ano, os dias que antecederam o nosso natal não nos causaram mais uma vez este estranhamento! Pinheiros (de verdade), neve e até uma rena fizeram parte de nossa última viagem! Sim! A trupe do Jeguiando se bandeou para o norte do planeta e embarcou mais uma vez para o Canadá (entre os dias 12 a 22 de dezembro) e visitamos três cidades durante esta incrível viagem – a pequena e acolhedora Sun Peaks; um badalado destino de inverno – Whistler – e a moderníssima e cosmopolita Vancouver, na British Columbia. Em todas as três cidades, mergulhamos não só na cultura desses locais, como também acabamos vivenciando várias experiências natalinas (afinal chegamos a poucos dias da comemoração da data). Apesar de quebrarmos um pouco a ordem cronólogica de nossa viagem, pedimos uma licença poética para não perdermos o timing e vamos começar a contar sobre nossa viagem ao Canadá por Vancouver (nossa última parada) e pelo seu simpático mercado de Natal – o Vancouver Christmas Market, já em sua 3ª edição.
Em 2010, além dos enfeites, das luzes, dos carros enfeitados com chifrinhos de rena e com o nariz vermelho da Rudolph, mais uma tradição de Natal se instalou em Vancouver – o Vancouver Christmas Market, um modelo de mercado natalino trazido da Alemanha, onde são chamados de “Christkindlmarkt“. O evento tornou-se muito bem vindo e querido na estação mais fria e escura do ano, trazendo aos seus visitantes a oportunidade de se reunir, comemorar, comer, beber e provar as delícias típicas da festividade, como o Gluehwein (um vinho quente bastante condimentado, que lembra muito o nosso vinho das festas juninas), servido em canequinhas, que podem ser adquiridas ou devolvidas (tornando o evento ecologicamente sustentável).
Além de poder provar delícias típicas alemãs e delícias canadenses também (no melhor estilo de quermesse), o mercado ainda conta com: apresentação de corais, venda de artesanato natalino (soldadinhos de madeira, renas, bonecos de neve, bolas de vidro e outros) e roupas para a estação (inverno, no caso dos nossos amigos acima da linha do Equador), além de doces, bijouterias e artigos de decoração trazidos diretamente da Alemanha.
Durante a nossa visita, fomos recebidos pelo idealizador e Presidente do Mercado de Natal de Vancouver – o imigrante alemão Malte Kluetz. Em nossa animada conversa, pudemos presenciar o poder do verdadeiro espírito natalino. Mais do que uma opção de negócios, Kluetz foi motivado pelo amor às tradições de sua terra – seu principal motivador foi a perpetuação da tradição alemã dos seus mercados natalinos. Para matar um pouco as saudades de suas raízes, Kluetz decidiu arregaçar as mangas e ir à luta para trazer um pouco de sua Alemanha ao Canadá e, por conta do sucesso das outras edições, o mercado de Natal passou a fazer parte dos eventos de Vancouver e atingiu em 2012 seu terceiro ano de vida e continua a se expandir.
Como a ideia do mercado não é tornar-se algo maior do que os tradicionais, a seleção dos expositores é bastante alinhada com a origem tradicional do evento. Dentre os itens encontrados pelo mercado, os que mais nos chamaram a atenção foram, sem dúvidas, os artesanatos tradicionais em madeira, as canecas decorativas e colecionáveis (utilizadas para a degustação do Gluehwein) e as balas tradicionais alemãs, que ganhamos de presente do José Mauro Nassar (representante da Comissão Canadense de Turismo (a CCT), que nos acompanhou durante toda a viagem e que acabou por se tornar um grande amigo).
Embalado por canções natalinas e por corais de crianças, o Vancouver Christmas Market é uma opção bacana para quem viaja para Vancouver antes do Natal! Mesmo que a data não te agrade tanto, vale uma passadinha por lá! Os artesanatos, as gostosuras e o vinho quente valem a pena! :0) Hohoho!
A feira tem custo bastante acessível sendo gratuita para crianças até 6 anos de idade e com valores entre 2 e 5 dólares canadenses e acontece entre 24 de Novembro e 24 de Dezembro na 650 Hamilton Street, Vancouver, B.C.
Observações importantes: Por ser uma viagem internacional, é aconselhável fazer um seguro de viagem. Viajou para longe de casa, não deixe de fazer um seguro!
- Outras informações:
– Localização: 650 Hamilton Street, Vancouver, B.C. V6B 2P1 (Queen Elizabeth Theatre Plaza).
– Contato: info@vancouverchristmasmarket.com
– Site oficial: http://vancouverchristmasmarket.com/
- Agradecimentos:
À Comissão Canadense de Turismo (CCT) pelo convite e por acreditar em nosso trabalho;
Aos amigos José Mauro Nassar, Priscila De Martini e Ari Paleta, pela companhia, pelos dias de riso, pelas boas histórias (que foram muitas!), por viverem conosco dias singulares e que guardaremos na memória;
E a todos que nos receberam e nos acolheram durante esta viagem a um país a que temos tanto carinho e respeito.
- Para acompanhar as notícias e conhecer mais sobre o Canadá, visite:
http://br.canada.travel
http://twitter.com/exploreocanada
http://youtube.com/exploreocanada
http://flickr.com/exploreocanada
http://canadakeepexploring.tumblr.com/
http://pinterest.com/explorecanada/
Acompanhe o Jeguiando nas redes sociais!
- Twitter do Jeguiando: http://twitter.com/jeguiando
- Twitter do Erik Pzado: http://twitter.com/pzado
- Twitter da Janaína Calaça: http://twitter.com/jana_calaca
Conheça nossa Fanpage!
Oi, Erik,
Você poderia me informar qual o melhor mês do ano para conhecer Vancouver, por favor? Parece que há alguns meses muito chuvosos, ou estou enganado?
Abraço,
Cesar Barroso
Oi, César. Td bem?
César, sem dúvidas a melhor época do ano para visitar Vancouver é no verão, pois você verá a cidade em todo seu esplendor, mas o inverno também tem seu charme! =)
Um grande abraço,
Jana e Erik.
Thank you so much for writing abou tthe Vancouver Chrismtas Market Jeguiando. We hope you had a fantastic Christmas and we hope to see you again next year. From all of us at the Vancouver Christmas Market, have a fantastic 2013.
Hello guys,
It was a pleasure see the market and also get all info given by its president. Amazing experience! We wish you all the best in 2013! Cheers!
Vancouver no Natal é uma das cidades mais bonitas! Já estive lá e quero voltar com certeza.
Marcelo,
A cidade é realmente linda. Tivemos muita sorte de visitar numa das épocas mais bonitas do ano. Há quem diga que o clima não “é legal” nessa época, mas adoramos a experiência.
Erik e Jana