Você pode até nunca ter lido o romance Os Três Mosqueteiros do escritor francês Alexandre Dumas (publicado em 1844), mas certamente já viu este título alguma vez na sua vida ou ouviu o bordão “um por todos, todos por um!!!” em algum lugar! O romance histórico de Dumas tornou-se um cânone da literatura francesa e ganhou o mundo partilhando fatos sobre o reinado de Luís XIII e Luís XIV e contando a história da Primeira Companhia dos Mosqueteiros, que integrava a guarda de Luís XIV. Uma das grandes curiosidades sobre o livro é que, apesar do título Os Três Mosqueteiros, o romance na verdade possui quatro personagens principais e não três: Athos, Porthos, Aramis e D’Artagnan – que acabou sendo considerado o quarto mosqueteiro (apesar de ser ele o que possuía uma relação mais próxima com o rei) e que retornará a este blog mais tarde, quando contarmos sobre nossa visita ao grandioso Château de Vaux Le Vicomte.
- Hostel Le d’Artagnan – Hospedagem econômica em Paris, França
Em homenagem a este personagem histórico ficcionalizado e imortalizado por Alexandre Dumas, o maior hostel da França foi batizado de Le D’Artagnan e, logo em sua fachada, é possível ver uma alusão ao quarto mosqueteiro (ver canto direito da segunda foto abaixo). Membro da Fuaj – Fédération Unie des Auberges de Jeunesse (Federação de Albergues da Juventude) e da Hi – Hostelling International, o Le D’Artagnan é um albergue que ganhou fama entre os mochileiros pela incrível estrutura que dispõe, pelo atendimento simpático e prestativo e pela grande quantidade de hóspedes que comporta (430 ao todo), em habitações super bem cuidadas, que não deixam nada a desejar a hotéis econômicos, como da rede Formule 1, por exemplo.
- Estrutura e serviços oferecidos pelo Hostel Le d’Artagnan
Uma das grandes dificuldades que um viajante pode enfrentar em Paris é o fato de que são pouquíssimos os locais em que são faladas outras línguas além do francês, o que pode dificultar em alguns aspectos sua viagem (mas nada que te impeça de viajar!). Um dos pontos bacanas sobre o Le D’Artagnan é que justamente por receber pessoas do mundo inteiro, há uma preocupação em pelo menos manter uma equipe que consiga se comunicar em inglês e também em espanhol (o que já facilita bastante a vida!). Ponto para eles!!!
Um outro ponto que certamente chamará a atenção de quem se hospedar por lá é a incrível estrutura que o albergue oferece aos seus hóspedes, tanto no que diz respeito às áreas comuns e às opções de lazer, como também às próprias acomodações, sempre bem limpas e arejadas. O Le D’Artagnan oferece aos seus hóspedes: acesso à Internet (uma estação com quatro terminais), WiFi, lavanderia automática, biblioteca e Vending Machine de bebidas e uma voltada à venda de dicionários a ingressos para museus e atrações turísticas.
O local também dispõe de um vasto refeitório (onde é servido café da manhã, almoço e jantar e onde é possível também fazer piqueniques) e um restaurante do tipo buffet (no almoço, a refeição conta com entrada, prato principal e sobremesa), além de elevador, sala de cinema/auditório com capacidade para 100 pessoas, lojinha de presentes e lockers para acomodar os pertences dos viajantes.
O centro de lazer é, sem dúvidas, um dos grandes destaques do hostel e foi idealizado para promover a interação dos alberguistas. Descendo as escadas do lobby, você encontrará um amplo salão equipado com um bar todo descolado, mesinhas, mesas de sinuca, pista de dança e fliperama. Lá, também rolam em alguns dias da semana sessões gratuitas de cinema e noites temáticas para a diversão dos hóspedes.
Além da estrutura singular que o Le D’Artagnan comporta, o hostel ainda está localizado próximo ao terminal de ônibus Eurolines e apenas a 15 minutos do centro da cidade, estando a poucos minutos de caminhada de uma casa de câmbio (a 500 m), de um supermercado (50 m) e de restaurantes e bares (200 m).
Voltado para receber famílias, grupos ou viajantes solitários o ano inteiro, o Le D’Artagnan tem capacidade para acomodar até 430 hóspedes em quartos voltados para 2 a 7 pessoas. São 38 habitações para 2 pessoas; 42 para 3 pessoas; 35 para 4 pessoas; 5 para 5 pessoas e 7 para atender a 6 ou 7 pessoas por vez (0s menores de 18 anos que se hospedarem desacompanhados no albergue precisam de autorização do pai ou responsável).
Se você está indo para Paris e está buscando uma hospedagem econômica, bem localizada e uma possibilidade de fazer amizade com pessoas do mundo inteiro, então corra para o Le D’Artagnan – o maior albergue de Paris ou, para os leitores de Dumas, o quarto Mosqueteiro! So… Diga Hi ou “um por todos e todos por um!!!“. Inté a próxima! 😉
Observações importantes: Por ser uma viagem internacional, é aconselhável fazer um seguro de viagem. Viajou para longe de casa, não deixe de fazer um seguro!
- Outras informações:
– Endereço: 80 Rue Vitruve, 75020. Paris, França.
– Tel.: +33 1 40323456
– Fax.: +33 1 40323455-
– Contato: paris.le-dartagnan@fuaj.org
– Site: http://www.hifrance.org/auberge-de-jeunesse/paris–le-d-artagnan.html?page=article
Agradecimentos:
À Atout France pelo convite e por acreditar em nosso trabalho;
Aos amigos Pamela Fernandes e Thiago Khoury, pela companhia, pelos dias de riso, pelas boas histórias, por viverem comigo dias singulares e que guardarei na memória;
Ao Erik, meu amor, com quem voltarei à França um dia e que certamente fará fotos muito melhores do que as minhas.
Visite:
Site oficial da Atout France no Brasil: http://br.franceguide.com/
Fanpage da Atout France: https://www.facebook.com/TurismonaFranca ou https://www.facebook.com/RDV.en.France?ref=stream
Acompanhe o Jeguiando nas redes sociais!
- Twitter do Jeguiando: http://twitter.com/jeguiando
- Twitter do Erik Pzado: http://twitter.com/pzado
- Twitter da Janaína Calaça: http://twitter.com/jana_calaca
Conheça nossa Fanpage!
*Aviso: Todo o conteúdo do Jeguiando.com está protegido pela LEI DO DIREITO AUTORAL, Nº 9.610, DE 19 DE FEVEREIRO DE 1998. Portanto é proibida qualquer reprodução ou divulgação das imagens, com fins comerciais ou não, em qualquer meio de comunicação, inclusive na WEB, sem prévia consulta e aprovação. **Comentários ofensivos serão deletados.
Me hospedei no Le D’Artangnan quando visitei Paris pela primeira vez, em 2005, e concordo com todos os itens do seu relato: o lugar é convivial, a equipe é bacana e a infraestrutura deles é excelente. Pertinho da estação de metrô!
Bacaníssimo, não?! 😀 Realmente achei muito interessante o hostel e o preço por cama é bem amigável!
Beijão, Natália!
Jana.
Gostei do post. É sempre bom saber que existe lugares como esse para se hospedar em Paris e com muita economia. Parabéns!
Sim, Andreia, há várias opções econômicas em Paris, como o FIAP e o Hostel St. Christopher, de que falaremos mais tarde aqui no blog! =)
Um grande abraço,
Jana.