Frida – a biografia, de Hayden Herrera

Lembro da primeira vez que vi de perto um dos quadros de Frida Kahlo e do fascínio que este me provocou. Foi em uma exposição em São Paulo, no Instituto Tomie Ohtake, que trazia grandes nomes da arte latino-americana, entre eles Fernando Botero e o muralista Diego Rivera. Por um bom tempo, fiquei em pé diante deste quadro, que já conhecia através de reproduções em livros de arte. Naquele momento e desde que tive meu primeiro contato com a obra e história da artista mexicana, que meu fascínio e respeito por esta personagem, que atravessa o tempo e gerações e mesmo assim permanece atemporal, só cresce.


Frida viveu intensamente… A dor, o amor, a arte, as ideologias. Viveu a quase fragmentação do seu corpo após um acidente e foi a partir deste que a artista mergulhou em si mesma e se transformou em mote para a sua própria arte. Frida vivenciou a fragmentação do Modernismo no próprio corpo e se fez múltipla em seus quadros, numa tentativa impossível de lidar com a pluralidade da realidade. Foram muitas as Fridas, vivendo entre tintas de cores fortes a dor do corpo estilhaçado, das traições, das perdas e da impossibilidade de ser mãe; da tentativa de adequação a uma outra realidade cultural (quando saiu do México e viveu por um tempo em Nova York) e da necessidade de manter suas raízes sempre vivas (Frida foi uma das mais importantes figuras responsáveis pelo resgate da memória pré-colombiana no México e da valorização desta memória).

Por transformar sua vida em mote para sua arte, que muitos amantes da obra de Frida Kahlo se interessam também por aquilo que inspirou seu trabalho. Muitos, inclusive, afirmam que para compreender profundamente a obra da artista é preciso conhecer um pouco da sua vida e mergulhar no profundo caldo de referências que seus quadros abrigam. Uma das maiores estudiosas da vida e obra de Frida Kahlo, Hayden Herrera, mergulhou neste universo e transformou anos de estudo em Frida – a biografia, publicado no Brasil pela Globo Livros.

Em 624 páginas, Hayden não só se dispõe a organizar cronologicamente a vida de Frida, como também a mapear os momentos mais importantes e transformadores de sua existência. Seu nascimento de datas controversas, suas raízes mexicanas e alemãs, a influência artística herdada de seu pai, o acidente que sofreu, o envolvimento com Diego Rivera, suas idas e vindas, sua ida a Nova York, seu envolvimento com a política, seu olhar cáustico em relação à banalização da violência, suas consequentes tentativas de ser mãe, seu envolvimento com Trotsky, as complicações de sua saúde em detrimento do acidente que atravessou sua vida e, por fim, sua primeira grande exposição e morte. Detalhadamente, Hayden, trazendo a todo tempo o enlace entre vida e obra, nos oferece uma dimensão mais humana sobre o grande ícone pop que Frida se transformou.

Jeguefrida e Frida - a biografia. Imagem: Janaína Calaça

Jeguefrida e Frida – a biografia. Imagem: Janaína Calaça

Sobre a autora

Hayden Herrera é historiadora, curadora e professora de história da arte, especializada em arte latino-americana, que lecionou na Universidade de Nova York.

Ficha técnica

Título: Frida – a biografia

Autora: Hayden Herrera

Tradução: Renato Marques

Editora: Globo Livros

Capa: Raul Loureiro e Claudia Warrak

Preço: R$ 64,90

Número de páginas: 624

Formato: 16 cm x 23 cm (capa dura)

ISBN: 978-85-250-4950-6

Jeguefrida e Frida - a biografia. Imagem: Janaína Calaça

Jeguefrida e Frida – a biografia. Imagem: Janaína Calaça

Siga a trupe do Jeguiando no Twitter!

Conheça nossa Fanpage!

http://www.facebook.com/Jeguiando

    *Aviso: Todo o conteúdo do Jeguiando.com está protegido pela LEI DO DIREITO AUTORAL, Nº 9.610, DE 19 DE FEVEREIRO DE 1998. Portanto é proibida qualquer reprodução ou divulgação das imagens, com fins comerciais ou não, em qualquer meio de comunicação, inclusive na WEB, sem prévia consulta e aprovação.     **Comentários ofensivos serão deletados.  

2 Comentários

  1. ANELIZA disse:

    Amo a história de Frida Kahlo, mulher forte que apesar de todos os sofrimentos pelas quais ela passou soube lidar com as coisas da vida. Amo olhar para os seus quadros e ver os sentimentos dela expostos nele.

  2. m. disse:

    belo texto. parabéns


Anuncie no Jeguiando! 8 anos de viagens! Lojinha_do_Jeguiando

Pesquisar

  Expedição Jeguiando Across Canada - Atravessando o Canadá nos trens da Via Rail  

Destinos visitados pelo Jeguiando

    alemanha bariloche2 Canadá patagonia_chilena3 França Alagoas_topo Bahia recife Mato_Grosso_do_Sul Minas_Gerais Rio Sao_Paulo Paraná Porto_Alegre Santa_Catarina

Posts mais Populares

%d blogueiros gostam disto: