Depois de longos meses de muito trabalho, reuniões e debates, é com muita alegria que noticio hoje, 29 de maio de 2012, o lançamento oficial da ABBV – Associação Brasileira de Blogs de Viagem (abbv.net.br), primeira entidade oficial do segmento na América Latina. A ABBV foi fundada por nove blogs de maior credibilidade, audiência e trajetória na categoria, que, juntos, somam uma audiência de 2,6 milhões de pageviews e 1,1 milhão de visitas únicas por mês. São eles: Abrindo o Bico, Conexão Paris, A Janela Laranja, Jeguiando, Matraqueando, Sundaycooks, Uma Malla pelo Mundo, Viajando com Pimpolhos e Viaje na Viagem.

Diante do crescente surgimento de novos blogs de viagem e do processo de profissionalização destes espaços, surgiu também a necessidade não só de buscar agregar e fortalecer estes veículos – que hoje já figuram com uma das principais fontes de informação para quem quer viajar -, como também de estabelecer princípios que determinem a conduta ética e profissional destes sites. A ABBV foi criada para ajudar a construir parâmetros de profissionalização e todos os blogs de viagem podem enviar sua proposta de associação e fazer parte da entidade.

“Queremos criar condições para que o desenvolvimento do mercado de blogs de viagem ocorra de maneira ética e transparente entre blogueiros e empresas e entre blogueiros e leitores, Buscamos a qualidade e a veracidade das informações compartilhadas como princípios básicos”, diz a presidente da entidade, a jornalista Silvia Oliveira, do blog Matraqueando.

A ABBV nasce com um Código de Ética que orienta, entre outros temas, que os blogueiros devem indicar com clareza ao leitor quando as informações publicadas em um post ou em uma matéria têm vínculo com alguma empresa, seja através de uma ação de blog marketing, seja através de uma viagem patrocinada.

Os blogs que integram a ABBV poderão ser identificados por leitores e empresas através de um selo exibido obrigatoriamente na home e na página de expediente ou contato do blog. “O selo é uma garantia de que o blog faz parte da associação e atua de acordo com os parâmetros fixados no Código de Ética”, afirma Silvia.

Integram a diretoria da ABBV, no biênio 2012/2014:

Presidente – Silvia Oliveira (Matraqueando)

Vice-presidente – Lucia Malla (Uma Malla pelo Mundo)

Assuntos internacionais – Marcie Grynblat Pellicano (Abrindo o Bico)

Fotografia e Imagem Digital – Marcio Nel Cimatti (A Janela Laranja)

Planejamento e Relações com o Mercado – Elisa Araujo (Viaje na Viagem)

Tecnologia – Frederico Marvila (Sundaycooks)

Comunicação e Mídias Digitais – Ricardo Freire (Viaje na Viagem) e Natalie Soares Ruano (Sundaycooks)

Informação e Pesquisa – Mariana Berutto (Conexão Paris)

Mobilização e Integração – Janaína Calaça (Jeguiando) e Sut-Mie Guibert (Viajando com Pimpolhos)

 

Para mais informações:

ABBV – Associação Brasileira dos Blogs de Viagem

Tel.: (41) 3022.0708  Fax.: (41) 3014.6558

Site: www.abbv.net.br

E-mail: contato@abbv.com.br

Twitter: @abbv_brasil

Facebook: facebook.com/abbv.brasil

Compartilhe...
34
Shares
    *Aviso: Todo o conteúdo do Jeguiando.com está protegido pela LEI DO DIREITO AUTORAL, Nº 9.610, DE 19 DE FEVEREIRO DE 1998. Portanto é proibida qualquer reprodução ou divulgação das imagens, com fins comerciais ou não, em qualquer meio de comunicação, inclusive na WEB, sem prévia consulta e aprovação.     **Comentários ofensivos serão deletados.  

9 Comentários

  1. Flora disse:

    Parabéns a todos os envolvidos pela iniciativa!
    Já fui lá dar uma olhadinha, mas vou voltar para ver tudo com calma. Partindo de exelentes blogueiros que são, só pode vir coisa boa.
    Muito sucesso para a ABBV!

    • Flora, que alegria ler seu comentário e receber seu trabalho. Foram meses de muito trabalho e muita dedicação e faço votos que a criação da associação ajude a todos os blogueiros a conquistarem seu lugar no mercado e serem reconhecidos como os profissionais que são! 🙂

      Um grande e forte abraço,

      Jana.

  2. Dani Polis disse:

    Otima iniciativa!
    Sério, o mercado de blogs, de uma forma geral, precisa desse parâmetro. Isso vindo de blogs de viagem, que publicam muitas vezes sonhos, é mais legal ainda! Parabéns, mais uma vez!

  3. Viviane Trojan disse:

    Fiquei muito feliz com a notícia!
    Estou trabalhando montando o meu blog de viagens e, certamente, quero fazer parte da ABBV como associada e contribuir como puder.
    Parabéns a todos pelos esforços e pela iniciativa.
    Um abraço, Viviane Trojan

    • A dica que dou, Vi, é criar o blog dando o melhor da gente. O reconhecimento e a profissionalização vêm com o tempo e principalmente enlaçados à qualidade do trabalho, que, sem amor e dedicação, não tem alma. O Jeguiando teve um crescimento lento, gradativo, sem queimar etapas e me orgulho de ter vivido cada pequena conquista e cada passo dado. 🙂

      Um grande e forte abraço,

      Jana.

  4. Celina disse:

    Janaína, parabéns, parabéns e parabéns! Seus passos são mesmo para serem guias, não só de viagens, mas de integridade e coerência. E essas características são mesmo o melhor destino!

    • Celina, muito obrigada pelas palavras de apoio e incentivo! E que a associação venha para selar o reconhecimento do profissionalismo de muitos blogs, que prestam um serviço à sociedade.Viajar tem muito de sonho e de realização e é responsabilidade nossa garantir que as informações que damos sejam verdadeiras, para não ferir o sonho de ninguém, que utilizou nossos espaços como referência.

      Um grande abraço,

      Jana. 🙂

  5. Messias disse:

    Janaína Calaça,

    Pelas suas palavras já dá para perceber o nível dessa diretoria.
    Com certeza a ABBV alçará grandes vôos rumo ao sucesso no mercado de viagem.
    Messias


 

Pesquisar

  Expedição Jeguiando Across Canada - Atravessando o Canadá nos trens da Via Rail  

Destinos visitados pelo Jeguiando

    alemanha bariloche2 Canadá patagonia_chilena3 França Alagoas_topo Bahia recife Mato_Grosso_do_Sul Minas_Gerais Rio Sao_Paulo Paraná Porto_Alegre Santa_Catarina

Posts mais Populares