Caros jeguiantes, entre os dias 21 e 23 de outubro, a trupe do Jeguiando, juntamente com João e Paula Aguiar, do blog Viajando no Mundo, participou em Socorro, interior de São Paulo, de dois eventos voltados para a área de turismo e mídias: o FATU – Festival Brasileiro de Filmes de Aventura, Turismo e Sustentabilidade e o primeiro Enblog Brasil 1.0, que reuniu blogueiros da área de turismo e cultura e discutiu, de forma calorosa, pontos como a importância dos blogs para incentivar o turismo no Brasil; a Ética na divulgação das informações dos blogs e o uso de vídeos nos blogs para aumentar o interesse nas postagens. O FATU e o Enblog Brasil 1.0 são iniciativas do casal Yuri e Vera Sanada, fundadores do site Aventura.com.br (1995), especializado em aventura, expedições científicas, ambientalismo e sustentabilidade. Entre as atividades do festival, ainda tivemos a oportunidade de conhecer o Parque Ecológico Monjolinho – ideal para quem curte ecoturismo e turismo de aventura – e é disso que falaremos hoje.
- Ecoturismo e turismo de aventura no Parque Ecológico Monjolinho, Socorro, SP
As cidades do interior de São Paulo, cada vez mais, têm se firmado como destinos interessantes de turismo rural, ecoturismo e turismo de aventura, com todos os níveis de dificuldade e com opções variadas de atividades. Um dos destinos mais conhecidos e citados, sem dúvidas, é Brotas, mas outras cidades já estão se organizando de forma profissional e estruturada para atrair também este perfil de viajante, interessado em natureza e em esportes de aventura, como é o caso de Socorro, localizada a apenas 130 km da capital paulista, o que acaba por ser uma opção até para um bate-volta no fim de semana, caso o visitante não queira partir para uma hospedagem também.
Apesar de nossa estadia na cidade ter sido curta (precisamos retornar com mais tempo!), tivemos a oportunidade de conhecer um dos locais de prática de ecoturismo e turismo de aventura: o Parque Ecológico Monjolinho, que se encontra a 6 km do centro de Socorro – no corredor turístico do Rio do Peixe – e conta com uma área de 15 mil metros, sendo 9 mil metros de mata virgem. O local é marcado por muito verde e tranquilidade, pontos importantes para quem vive no meio do caos de uma grande metrópole e simplesmente quer se desligar de vez em quando!
Dentre as atividades realizadas no Parque Ecológico Monjolinho, estão: Rafting, Acqua Ride, Arvorismo, Eco Boat, Tirolesa, entre outros. O Eco Boat é uma espécie de Banana Boat, mas, em vez de ser colocado no mar, é colocado no rio para descer corredeiras – que são de nível 2 (se não me engano!). Como o tempo estava corrido, só conseguimos mesmo uma janela para fazer a tirolesa, que já valeu muito a pena!
A tirolesa do Parque Ecológico Monjolinho possui três etapas. Ela parte da torre principal (a imagem que abre o post) e segue por mais duas bases. Todo o equipamento utilizado é incluso no valor da tirolesa (capacete e cadeirinha) e uma equipe de profissionais o tempo todo participa do processo, desde os ajustes no equipamento até o suporte nas bases. A descida é feita por dois cabos de aço e é extremamente segura, até para os que têm medo de altura. 🙂
Além de possuir um bom leque opcional de atividades de ecoturismo e turismo de aventura, o local é ideal também para simplesmente passar um dia tranquilo, caso o visitante não queira colocar seu lado Indiana Jones para fora. A infraestrutura do parque conta com lanchonete, restaurante self service com visão panorâmica, loja com produtos agrícolas e artesanais, estacionamento, playground, balsa, ducha, piscinas naturais, trilha ecológica, área para piquenique e acampamento, quiósque com água de côco e muito mais. Ao longo da área do parque, há vários cenários montados para crianças, que envolvem contos de fada, casa da bruxa, que despertam a curiosidade e fazem a farra dos pequenos! 🙂
- Outras informações:
– Localização: Estrada Socorro/Munhoz, Km 6 Corredor Turístico do Rio do Peixe.
– Site oficial: Parque Ecológico Monjolinho
Siga a trupe do Jeguiando no Twitter!
- Twitter do Jeguiando: http://twitter.com/jeguiando
- Twitter do Erik Pzado: http://twitter.com/pzado
- Twitter da Janaína Calaça: http://twitter.com/jana_calaca
O interior de São Paulo tem várias opções de lazer!