Caros jeguiantes, entre os dias 21 e 23 de outubro, a trupe do Jeguiando, juntamente com João e Paula Aguiar, do blog Viajando no Mundo, participou em Socorro, interior de São Paulo, de dois eventos voltados para a área de turismo e mídias: o FATU – Festival Brasileiro de Filmes de Aventura, Turismo e Sustentabilidade e o primeiro Enblog Brasil 1.0, que reuniu blogueiros da área de turismo e cultura e discutiu, de forma calorosa, pontos como a importância dos blogs para incentivar o turismo no Brasil; a Ética na divulgação das informações dos blogs e o uso de vídeos nos blogs para aumentar o interesse nas postagens. O FATU e o Enblog Brasil 1.0 são iniciativas do casal Yuri e Vera Sanada, fundadores do site Aventura.com.br (1995), especializado em aventura, expedições científicas, ambientalismo e sustentabilidade.
- FATU – Festival Brasileiro de Filmes de Aventura, Turismo e Sustentabilidade
Já em sua 7ª edição, o FATU – Festival Brasileiro de Filmes de Aventura, Turismo e Sustentabilidade, contou, este ano, com o apoio do Ministério da Cultura, do Governo do Estado de São Paulo, da Ancine (Agência Nacional de Cinema), entre outros. O festival, idealizado por Yuri e Vera Sanada, “é o primeiro e único festival de filmes brasileiro especializado nos temas Aventura, Turismo e Sustentabilidade, que atinge público de todas as classes sociais. (…) O evento “nasceu em 2004 no prédio da Bienal do Ibirapuera e, em 2007, migrou para a Cidade de Socorro, SP, importante polo de esportes de Aventura a 100km da capital. Em 2011, o FATU acontecerá também em Caxias do Sul, Rio Grande do Sul”. (Fonte: FATU)
Além de receber e premiar produções profissionais nacionais e estrangeiras desde 2004, o FATU abriu também espaço para obras amadoras, incluindo produções escolares. As escolas, inclusive, passaram por uma oficina de vídeo digital, onde os participantes puderam aprender, gratuitamente, a fazer filmes digitais, com aulas práticas e teóricas. Os filmes produzidos pelas escolas a partir destas oficinas foram assistidos pelo público do festival e o melhor foi premiado pelos jurados do FATU.
Dentre os objetivos do FATU, estão: “fomentar a produção de novos filmes de Aventura, Turismo e Sustentabilidade, amadores e profissionais; ajudar a abrir o mercado de televisão e cinema para estas produções; incentivar a criação e fortalecimento da classe de profissionais de cinema de Aventura, Turismo e Sustentabilidade e a distribuição de seus filmes no Brasil e no exterior, mostrando os diversos aspectos do nosso país; formar novos profissionais na área, através de oficinas de vídeo digital, especialmente para escolas e entidades, formando pessoas das comunidades para produção de filmes digitais e trabalho com audiovisual, contribuindo assim para fixação do homem em sua região; promover o contato dos cineastas destes gêneros com o público brasileiro através de debates e eventos durante o festival e ajudar as comunidades brasileiras a desenvolver turismo sustentável, dando a elas bons exemplos através dos filmes de Aventura, Turismo e Sustentabilidade, polinizando boas ideias aplicadas em outras regiões do Brasil e do Mundo”. (Fonte: FATU)
- Yuri e Vera Sanada, idealizadores do FATU – Festival Brasileiro de Filmes de Aventura, Turismo e Sustentabilidade
Com uma longa trajetória, que inclui expedições e produção de filmes sobre aventura e a experiência de viver no mar e enfrentar um naufrágio, o casal Yuri e Vera Sanada têm no currículo atividades como: “Produção do Documentário Phoenicia Expedition com chancela do British Museum, Oxford University e Royal Geographic Society (2008-2011); Série Expedição Phoenicia (2009-2010) para o Fantástico; Consultoria da Série Globo Mar para Rede Globo (2010); Produção do FATU Festival Brasileiro de Filmes de Aventura e Turismo (desde 2004); Produção da Mostra de Cinema Brasileiro no Japão (desde 2006); Produção da Mostra de Cinema Paulistano em Tóquio (2008); Produção dos filmes longa-metragem Mundo Nikkei (2008), Braazi 800 a.C. (2001) e Brasil via Atlântico (2000); Produção das séries de TV Rede de Aventuras (canal de São Paulo – TVA) (1998) e Nautimania (NET – Angra dos Reis) (2003); Autoria dos livros: Vídeo Digital (AxcelBooks), Como Viver a Bordo, De Carona Com o Vento (L&PM), Histórias & Lendas do Descobrimento (Ediouro, prêmio Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil), Braazi (Ediouro, lançado com apoio da UNESCO) e Sucesso nas Aventuras e nos Negócios (Termo Aventura); Produção do portal www.aventura.com.br; Construção da primeira Casa Orgânica Brasileira (com apoio do Ibama)”. Para saber um pouco mais sobre eles, acesse o Aventura.com.br
- Encerramento do FATU e premiação dos filmes vencedores
Embalados por MPB, os participantes do FATU se despediram do evento e aguardaram a premiação dos filmes participantes. Tivemos a oportunidade de assistir a algumas produções e as minhas preferidas foram Voice of the Xingu (emocionante); Tango, de Rosário Boyer; Naiá e a Lua (baseado em uma lenda indígena); O Palmito (que trata da extração ilegal do produto e suas implicações); O Caminho de Santo Amaro (uma analogia ao Caminho de Santiago e a fé que o movimenta) e Lagoa do Peixe. Quer saber mais sobre os filmes que participaram do evento, acesse a lista de filmes do FATU 2011.
Deixo com vocês, então, o trailer do premiado Voice of the Xingu, que conta a expedição de Alfredo Villas Boas para uma das regiões mais remotas do Brasil e sobre o seu projeto. Villas Boas esteve presente no FATU e dividiu com os participantes a fantástica experiência que vivenciou durante sua viagem e o contato com o cacique Raoni. Para saber mais sobre o evento, os premiados deste ano e obter mais informações, acesse o site oficial do FATU.
Siga a trupe do Jeguiando no Twitter!
- Twitter do Jeguiando: http://twitter.com/jeguiando
- Twitter do Erik Pzado: http://twitter.com/pzado
- Twitter da Janaína Calaça: http://twitter.com/jana_calaca
Parabens pela cobertura !!! abraços.