Livros e Viagens – Festas Populares


Ultimamente, tenho revisitado bastante minha estante de livros. Há livros nela que já li e que quero reler, como se necessitasse revisitá-los. Há outros que acabaram sendo atropelados por outras demandas e que esperavam que eu os tirasse das prateleiras. Esta semana, resolvi me dedicar à leitura do Festas Populares, da coleção Maravilhas do Brasil, que reúne o trabalho de Gabriel Boieras, Luciana Cattani e Marco Antônio Sá. Este livro traduz um pouco das paixões Erik e eu partilhamos: manifestações culturais e fotografia.

Festas Populares, de Gabriel Boieras, Luciana Cattani e Marco Antônio Sá

Festas Populares, de Gabriel Boieras, Luciana Cattani e Marco Antônio Sá

Os fotógrafos compõem, através de suas lentes, um panorama sobre as principais manifestações folclóricas brasileiras – herança do período colonial e da miscigenação cultural entre Europa, povos africanos e indígenas -, que “dividem-se em cultos e folguedos“. “Os cultos relacionam-se a divindades, santos, milagres, bençãos, oferendas, louvores. Os folguedos são brincadeiras, sortes, jogos, danças, representações coreografadas. Todos se apresentam em ciclos – natalino, junino e carnavalesco – e também nas festas em homenagem ao Divino, ao Boi e aos Santos Padroeiros locais”. Entre cultos e folguedos, entre o sagrado e o profano, os fotógrafos, através de uma explosão de cores, compilam as principais manifestações culturais em território brasileiro, ampliando nosso olhar para o que acontece em nossa terra. Não só de Carnaval o Brasil é feito e há muitos carnavais acontecendo paralelamente e de formas profundamente distintas.

Para quem gosta de viajar e curte roteiros alternativos e temáticos, o livro deixa um convite aos leitores para conhecer as cidades onde estas festas acontecem e para vivenciar, de perto, a riqueza destas experiências que alinhavam as semelhanças e diferenças presentes em um país de grandes dimensões territoriais e plural em suas manifestações culturais. Entre  pontos de identidade e alteridade, o sonho de conhecer meu país em seus momentos de alegria ou devoção somou-se aos tantos que tenho e que, pacientemente, irei realizar.

Boa leitura!

Jana.

Siga-nos no Twitter!

    *Aviso: Todo o conteúdo do Jeguiando.com está protegido pela LEI DO DIREITO AUTORAL, Nº 9.610, DE 19 DE FEVEREIRO DE 1998. Portanto é proibida qualquer reprodução ou divulgação das imagens, com fins comerciais ou não, em qualquer meio de comunicação, inclusive na WEB, sem prévia consulta e aprovação.     **Comentários ofensivos serão deletados.  

Anuncie no Jeguiando! 8 anos de viagens! Lojinha_do_Jeguiando

Pesquisar

  Expedição Jeguiando Across Canada - Atravessando o Canadá nos trens da Via Rail  

Destinos visitados pelo Jeguiando

    alemanha bariloche2 Canadá patagonia_chilena3 França Alagoas_topo Bahia recife Mato_Grosso_do_Sul Minas_Gerais Rio Sao_Paulo Paraná Porto_Alegre Santa_Catarina

Posts mais Populares

%d blogueiros gostam disto: