Caros jeguiantes, hoje daremos início à série de posts sobre Campos do Jordão (São Paulo), a Bariloche brasileira, como muitos a conhecem. O destino é conhecido pela sua semelhança com a cidade argentina e pelo seu clima europeu, que atrai, todos os anos, turistas nacionais e estrangeiros. A alta temporada de Campos do Jordão acontece no inverno, entre os meses de junho a agosto, principalmente, quando artistas, políticos e gente endinheirada em geral vão passear com seus carrões pelas ruas da cidade e tomar um vinho para esquentar o corpo. Bom, como somos pobres mortais, visitamos o destino no início do ano, na baixa temporada, o que se traduz em preços mais convidativos, liberdade para conhecer a cidade, sem os engarrafamentos provocados pelo desfile de carros importados, e um momento ideal para fazer compras de malhas para as épocas mais frias do ano.
- Centro Turístico – Capivari
O maior atrativo de Campos do Jordão, é, sem dúvidas, a própria cidade. Suas casinhas em estilo euroupeu, o clima frio durante todo o ano, devido à sua localização no alto da serra, suas araucárias, a presença de um teleférico, que oferece uma vista privilegiada do local, suas chocolaterias, tudo acaba compondo um cenário atraente para os visitantes. Campos do Jordão tem uma atmosfera lúdica e é isso que muitos procuram: ludicidade.
Para dar início à nossa série de posts, falaremos hoje sobre o Capivari, o centro turístico do destino. Se você tem pouco tempo para conhecer a cidade, como foi o nosso caso (fizemos um bate-volta nas duas vezes que visitamos Campos do Jordão), o ideal é conhecer o centro. Lá, você encontrará: restaurantes, bares, lojas de roupas, malharias, artigos de decoração, chocolaterias, tudo concentrado no mesmo espaço. O Capivari também está próximo da estação de trem, de onde sai um bondinho turístico, e do teleférico da cidade, que leva os visitantes até o Morro do Elefante, de onde podemos ter uma visão panorâmica de Campos do Jordão.
- Praça Maria de Lourdes: fusquinhas e trenzinhoscoloridos fazem a alegria da criançada
Quem viaja com filhotes e com sobrinhos, na Praça Maria de Lourdes, no Capivari, a presença de fusquinhas e trenzinhos coloridos faz a festa da criançada! Os pequenos escolhem se querem passear de fusca ou embarcar no embalo do piuí-piuí. O certo é que, de um jeito ou de outro, a criançada se diverte! 😀
- Chocolaterias
Para os chocólatras de plantão, Campos do Jordão possui variadas opções de chocolaterias, de todos os preços e qualidades. A preferida do Erik é a Bruno Alves, que ele acabou me apresentando em nossa primeira ida juntos à cidade.
Devido ao clima frio de Campos do Jordão, o consumo do chocolate e de seus derivados acaba sendo alto. As lojas especializadas oferecem bombons, tabletes, chocolate quente, tortas, para consumo no local ou para presentear família e amigos. Das duas vezes que fomos à cidade, aproveitamos o finzinho de tarde, quando o frio se aproxima, pra fazermos uma parada em uma dessas chocolaterias. Nham!
- Baixa temporada em Campos do Jordão: ideal para comprar malhas e agasalhos para o inverno
Quem quer se preparar para o inverno, Campos do Jordão, nos meses de baixa temporada, é ideal para fazer compras de malhas, casacos, cachecóis, entre outros itens de vestuário voltados para aguentar o friozinho da estação. Os preços chegam a cair de 50 a 80%. Há casaquinhos e boleros que o visitante pode levar para casa, por exemplo, por até R$ 15,00. Vale a pena! 😉
- Bares e restaurantes reunidos no Capivari
Assim como citei no início do post, o Capivari, além de ser um forte centro comercial, é também um agregador de restaurantes e bares, de preços e cardápios variados, ou seja, há opções para todos os gostos e bolsos. O restaurante onde geralmente almoçamos por lá é o Vizinho, que serve boa comida a um preço justo. O destaque fica para a simpatia do maitre, o Ricardo (figura!), e para a deliciosa geleia de pimenta que eles servem no couvert. 😀 No Capivari, você ainda pode tomar uma das mais famosas cervejas artesanais, a Baden Baden, ou simplesmente finalizar o dia com uma boa taça de vinho, acompanhada de um prato quente. 🙂
Gostou do primeiro post da série? Calma, que vem mais por aí! 😀
Siga-nos no Twitter!
- Twitter do Jeguiando: http://twitter.com/jeguiando
- Twitter do Erik Pzado: http://twitter.com/pzado
- Twitter da Janaína Calaça: http://twitter.com/jana_calaca
AMEEEEI! Estava pensando seriamente em ir a Campos do Jordão… mas os preços, principalmente de hospedagem, me assustaram um pouco. Vou acompanhar a série, quem sabe no próximo anos – na baixa temporada…. 🙂
Silvia, minha nêga, como disse no post, como somos pobres mortais, em todos os sentidos da palavra, visitamos a cidade em baixa temporada, entre dezembro e janeiro. Os preços de artigos de vestuário para inverno despencam e não só. Tudo em baixa temporada acaba ficando mais em conta. É uma cidade, em si, cara, mas para quem mora em São Paulo, dá para fazer um bate-volta e gastar menos. 😀
Beijão, minha nêga e obrigada pela visita!
Jana.
Jana, lembra de mim, né? Eu fui a Campos ano passado e fiquei 3 dias. Não curti taaanto pq choveu e mta coisa não dá para ser feita com chuva. Aind assim, conheci o museu a céu aberto Felícia Leyner (acho q o nome é esse) e a residência de inverno do governador, além do centro de Capivari. Fiquei numa pousada bem simples e charmosa, no alto da serra e com preço bem em conta. Agora não tô conseguindo lembrar o nome, mas assim que lembrar te digo.
Adoro viajar e tô pegando altas dicas aqui no Jeguiando.
Lembrei o nome da pousada: Benevento. Recomendo!
Olá, estamos indo para Campos agora em Maio, será nossa primeira ida a cidade, adorei suas dicas. Você achou a cidade segura, posso andar a pé tranquilamente, posso andar com a máquina pendurada no pescoço ou devo ter os mesmos cuidados que tenho aqui em Salvador ou quando vou a SP? Muiiito obrigada.
Oi, Radiá. Tudo bem?
Radiá, acho a cidade bem segura, principalmente no centro. Pode andar tranquilamente. 🙂
Um grande abraço,
Jana.
Olá, bom dia. Estou bem inclinada a ir a campos do jordao nesse inverno, queria alguma dica de pousada, como vou de ônibus seria interessante ficar no centro turístico e queria saber se as atrações turísticas ficam abertas durante a semana. Muito Obrigada, aguardo resposta.
Oi, Alana! Td bem?
Alana, sempre fiz bate-volta para Campos do Jordão, pq moro em São Paulo e o destino é relativamente próximo, por isso não saberia hoje te indicar uma pousada. O Capivari sempre está fervilhando ao longo do fim de semana e as atrações tb. =)
[…] deseja curtir o inverno em território nacional -, hoje traremos mais uma dica de onde comer no Capivari, o centrinho turístico da cidade. O local, para quem está planejando uma ida a Campos, é […]
Muito bom o site!
Gostaria de dicas de locomoção em Campos.
Vale a pena alugar carro ?
Táxi ? ou a pé mesmo ?
Obrigado pela atenção, e parabéns pelo site
Olá, João! Tudo bem?
João, depende muito de onde você esteja hospedado. Se você estiver hospedado próximo ao Capivari, você fará muitas coisas a pé. Se você estiver longe, vale alugar um carro. =)
Grande abraço,
Jana. =)