- Hospedagem em São Luiz do Paraitinga: Fazenda Serra do Vale
Caros jeguiantes, quando decidimos por São Luiz do Paraitinga em nossos planos de viagens, levamos em conta um ponto importante naquele momento. Que tipo de viagem nós queríamos? Visitamos a cidade no finalzinho de 2010 e, depois de um ano de trabalho e muita correria, o que queríamos, verdadeiramente, era descansar a cabeça e deixar para trás as preocupações cotidianas. O destino, como já citei em posts anteriores, nos atraiu por quatro razões: pelo seu centro histórico, por seus festejos e manifestações culturais, pelo seu potencial para o ecoturismo e, principalmente, pela tranquilidade que a cidade e seus arredores oferecem. Quer descansar? Vá pra lá! 🙂
São Luiz do Paraitinga conta com uma estrutura bacana em termos de hospedagens, mesmo sendo uma cidade pequena. Por basear grande parte de sua economia no turismo, o destino conta com opções diversas para quem está planejando passar um fim de semana ou alguns dias por lá. Os viajantes podem se hospedar na cidade ou em seus arredores, que foi exatamente o que fizemos. Ficamos hospedados na Fazenda Serra do Vale, a poucos quilômetros da cidade, a convite do César, proprietário e responsável pela fazenda.
- Os chalés
Fundada em 1980, a fazenda passou por uma série de modificações até alcançar o formato atual. Em um bate-papo conosco, César nos contou que a propriedade, de início, era um local voltado para reunir sua família. Anteriormente, só havia a casa-sede, onde hoje funciona a recepção e o restaurante. Aos poucos, ele enxergou na fazenda um potencial para receber pessoas em visita a São Luiz do Paraitinga, interessadas em Day Use, ou em locação para eventos. O lugar era tão agradável que os visitantes já não se contentavam em apenas passar o dia. Diante dessa demanda, a propriedade começou a passar por um processo de reestruturação e ganhar espaços para hospedar os turistas. A solução não poderia ter sido melhor ou mais lúdica: os chalés.
A fazenda possui três tipos de chalés: os de madeira (onde ficamos hospedados); o chalé médio de tijolos e o chalé grande (também de tijolos). Os chalés de madeira são ideais para casais e os maiores são ideais para quem esteja com um grupo de amigos ou em companhia da família. Nosso chalé possuía cama de casal, sofá, televisão, banheiro e ainda tínhamos à nossa disposição uma rede para pendurar na varanda!
- Estrutura
Além dos chalés, a Fazenda Serra da Vale conta com a estrutura de uma casa-sede, onde ficam localizados o restaurante e a recepção; vestiários com estrutura de sanitário; um espaço para eventos; piscina; parquinho; horta etc.
A área do restaurante é bem fiel ao clima de fazenda. Chão de cimento queimado, muita madeira, plantas e antigos objetos resgatados do passado da propriedade dão o tom ao local, como um fogão à lenha antigo e um ferro de passar roupas do tempo de mil novescentos e minha vó novinha!
No restaurante é servido o café da manhã (incluso na diária), almoço, jantar e lanches. Caso o hóspede queira fazer todas as refeições no local, é preciso avisar com antecedência, pois estas são preparadas sob demanda para evitar desperdícios e consiste em comida caseira, preparada, em sua maioria, com ingredientes extraídos da própria fazenda.
A ideia do César, o proprietário,é tornar a fazenda “auto sustentável e auto suficiente”, o que envolve, inclusive, produzir os ingredientes para o preparo das refeições dos hóspedes e funcionários. 🙂
Saindo do restaurante, o visitante tem à sua disposição uma varanda agradável, enfeitada de flores e plantas, onde pode sentar para ler, bater papo ou simplesmente descansar nas redes dispostas ao longo do espaço. E, para quem quer se refrescar, a piscina está sempre pronta para receber os hóspedes.
A estrutura da fazenda ainda conta com um parquinho para crianças, rústico e que se mistura à paisagem, e com redes espalhadas. Espaço para relaxar e se divertir não falta!
- Gastronomia
Como citei anteriormente, um dos diferenciais da Serra do Vale é o fato das refeições serem produzidas, em sua maioria, com ingredientes extraídos da própria fazenda. O café da manhã vale (muito) a pena! As geleias, pães, bolos, pães de queijo, sucos, queijo fresco, tudo é produzido lá e é servido fresquinho para o visitante. Nham! 😀
- Contato com animais, uma boa pedida para crianças
Para quem curte animais, nem que seja apenas para observá-los ou fotografá-los, a fazenda ainda proporciona a experiência do contato com os bichanos para os visitantes. Eu, particularmente, fiz a festa e devo ter me sentido com cinco anos de idade, revivendo as minhas memórias infantis do tempo em que fui a fazendinha de meus avós no sertão pernambucano e me vi rodeada de vacas, bezerros, cabras, galinhas etc. 🙂
A Serra do Vale oferece, além da observação de animais, a opção de passeio a cavalo para quem curte. Eu preferi continuar a ver os bichanos fazerem a festa, curiosos com nossa presença. A dupla de pôneis, que vocês verão nas fotos abaixo, fizeram a diversão do Erik e a minha. Sempre juntos, os pôneis deram umas voltinhas ao nosso redor, chegaram perto, se mandaram, voltaram de novo… Ou seja, não sabiam o que queriam, mas faziam uma dupla fofíssima!
- Plantio de mudas para reflorestamento e de vegetais para subsistência
Ainda falando sobre a proposta de tornar a fazenda sustentável, além de pomar, a propriedade conta com uma horta e com uma área considerável dedicada ao plantio de mudas para reflorestamento. As mudas são utilizadas não somente para ampliar a biodiversidade da Serra do Vale, como também são voltadas para a comercialização. César vende as mudas para projetos de reflorestamento e parte desta renda é voltada para a manutenção da fazenda. 🙂
A propriedade vale uma visita e hoje já pode ser considerada um dos pontos turísticos dos arredores de São Luiz do Paraitinga. Ideal para todas as idades e estruturada para receber bem os visitantes, o cantinho é um convite para puxar o freio, descansar, esquecer dos problemas e aporrinhações cotidianas. Balançar-se nas redes, refrescar-se na piscina ou simplesmente admirar a paisagem que se abre nas manhãs fresquinhas da fazenda são motivos mais que suficientes para querer estar lá. 🙂 Boa viagem!
Outras informações:
- Agradecimentos pela hospedagem: Fazenda Serra do Vale.
Siga-nos no Twitter!
- Twitter do Jeguiando: http://twitter.com/jeguiando
- Twitter do Erik Pzado: http://twitter.com/pzado
- Twitter da Janaína Calaça: http://twitter.com/jana_calaca
[…] This post was mentioned on Twitter by jana_calaca, Jegueton and Carolina Rodrigues, jana_calaca. jana_calaca said: Gosta de chalés de madeira, climão de fazenda, paz e descanso? Leia então nosso III post sobre São Luiz do Paraitinga! http://bit.ly/dXAuyX […]