Lançamento do livro “Lisboa em Pessoa” em São Paulo


  • Lançamento do livro “Lisboa em Pessoa”, de João Correia Filho

Caros jeguiantes, quem está acompanhando o nosso blog e o Jeguiando no Twitter (@jeguiando/ @jana_calaca/ @pzado) já deve ter visto que lançamos, em parceria com a Editora LeYa, a promoção “Lisboa em Pessoa”, guia turístico e literário escrito por João Correia Filho. No dia 28/02, iremos sortear 2 exemplares do livro para os leitores e seguidores do blog no Twitter. Para saber mais sobre esta promoção super bacana, é só acessar o link do post Lisboa em Pessoa. Ontem, dia 03/02, a trupe do Jeguiando foi conferir o lançamento da publicação em São Paulo, no Bourbon Shopping, que aconteceu a partir das 19h30, no auditório da Livraria Cultura.

"Lisboa em Pessoa", de João Côrrea Filho, terá lançamento em São Paulo, dia 03/02.

  • João Correia Filho fala sobre suas andanças por Lisboa e pela paixão pelos escritos de Fernando Pessoa
João Corrêa Filho no lançamento de seu livro Lisboa em Pessoa, em São Paulo. Imagem: Erik Pzado.

João Correia Filho no lançamento de seu livro Lisboa em Pessoa, em São Paulo. Imagem: Erik Pzado.

João Corrêa Filho no lançamento de seu livro Lisboa em Pessoa, em São Paulo. Imagem: Erik Pzado.

João Correia Filho no lançamento de seu livro Lisboa em Pessoa, em São Paulo. Imagem: Erik Pzado.

Caminhando na contramão dos guias de viagem tradicionais, João Correia Filho convida o leitor a vivenciar uma experiência diferente. Através de trechos do guia turístico sobre Lisboa, escrito por Fernando Pessoa em 1925, o autor apresenta uma Lisboa menos objetivada, como é usual nos guias que centram o olhar em fachadas e monumentos. A viagem proposta é subjetiva, pontuada de trechos extraídos do guia de Pessoa e de trechos de obras de diversos autores lusitanos. Os fragmentos acabam por se misturar às fotos que valorizam o cotidiano lisboeta, às suas peculiaridades, compondo assim para o leitor uma Lisboa afetiva.

João Corrêa Filho no lançamento de seu livro Lisboa em Pessoa, em São Paulo. Imagem: Erik Pzado.

João Correia Filho no lançamento de seu livro Lisboa em Pessoa, em São Paulo. Imagem: Erik Pzado.

Entre fotografias dos azulejos portugueses, de senhorinhas sentadas colocando o papo em dia, de um mural antigo mostrando Saturno a devorar seus filhos, da jovem negra no metrô, a mostrar a presença da africanidade em Portugal, herança do passado colonial, o leitor descobre uma Lisboa que não pára para os turistas passarem. A cidade continua seu ritmo, com seu estender de roupas nas fachadas de casarões antigos, com suas tardes à beira do Tejo, em que senhorzinhos se encontram para alimentar o mito da saudade lusitana, tão presente no imaginário deste povo, de olhos voltados para o passado glorioso da época das Grandes Navegações.

João Corrêa Filho no lançamento de seu livro Lisboa em Pessoa, em São Paulo. Imagem: Erik Pzado.

João Correia Filho no lançamento de seu livro Lisboa em Pessoa, em São Paulo, ao lado de Manuel da Costa Pinto, especialista em Albert Camus. Imagem: Erik Pzado.

Acredito que um dos pontos fortes do livro Lisboa em Pessoa é justamente abrir uma nova perspectiva em relação ao ato de viajar. Em tempos de viagens realizadas a toque de fast food, em que as pessoas mais se preocupam em dizer que estiveram em um destino do que propriamente em aproveitar a experiência,  a publicação é um convite à reinvenção desta vivência. Viajar é descobrir o outro, se descobrir no outro e acima de tudo é uma oportunidade de aprendizado. Observar o cotidiano dos lugares que visitamos, suas peculiaridades, suas semelhanças e diferenças com a nossa realidade nos faz crescer como seres humanos. Imergir na cultura do outro nos faz abrir mão da arrogância de querer que, em um lugar diferente do nosso, os outros tenham que se adaptar à nossa presença como visitantes e não o contrário. Viajar, acima de tudo, envolve estar aberto às diferenças e a um contexto distinto.

João Corrêa Filho autografa um exemplar do Lisboa em Pessoa para a trupe do Jeguiando. Imagem: Erik Pzado.

João Correia Filho autografa um exemplar do Lisboa em Pessoa para a trupe do Jeguiando. Imagem: Erik Pzado.

Para quem já viaja com o olhar afetivo interessado no cotidiano e nos fragmentos de um destino, Lisboa em Pessoa é uma leitura agradável, alinhavada pelas vozes de vários autores, que, assim como João Correia, falam da cidade por uma perspectiva subjetiva. As diversas vozes, os diversos olhares, traduzem a necessidade de enxergar as cidades em sua dinamicidade, em suas várias facetas, em suas diversas possibilidades e não somente na perspectiva fechada no “você tem que visitar”, mas sim no “descubra a cidade em cada olhar que lançar a ela”.

Livraria Cultura. Imagem: Erik Pzado.

Livraria Cultura. Imagem: Erik Pzado.

Siga-nos no Twitter!

Compartilhe...
    *Aviso: Todo o conteúdo do Jeguiando.com está protegido pela LEI DO DIREITO AUTORAL, Nº 9.610, DE 19 DE FEVEREIRO DE 1998. Portanto é proibida qualquer reprodução ou divulgação das imagens, com fins comerciais ou não, em qualquer meio de comunicação, inclusive na WEB, sem prévia consulta e aprovação.     **Comentários ofensivos serão deletados.  

 

Pesquisar

  Expedição Jeguiando Across Canada - Atravessando o Canadá nos trens da Via Rail  

Destinos visitados pelo Jeguiando

    alemanha bariloche2 Canadá patagonia_chilena3 França Alagoas_topo Bahia recife Mato_Grosso_do_Sul Minas_Gerais Rio Sao_Paulo Paraná Porto_Alegre Santa_Catarina

Posts mais Populares