Livros e Viagens – Vaporzinho de Enéas Guerra


Tempos atrás, eu havia criado uma categoria aqui no Jeguiando dedicada a Livros e Viagens, duas das minhas grandes paixões. Viajar é uma experiência positiva em todos os aspectos. É revigorante, renova as pessoas e as fazem aprender com a experiência de conhecer algo distinto de sua realidade cotidiana. A literatura proporciona uma experiência parecida com o ato de viajar, de se deslocar, só que, para embarcar neste tipo de viagem proporcionada pelos livros, não é preciso malas nem passagens, só a boa vontade de querer mergulhar em um mundo construído pela combinação de palavras, que se unem para contar uma história.

No penúltimo dia da 21ª Bienal Internacional do Livro, em São Paulo, Erik e eu resolvemos dar um pulo no Anhembi para conferir o evento. Por se tratar justamente do penúltimo dia da bienal, obviamente pegamos o salão cheio. Assim como nós, muita gente deixou para ir na última hora e eu não funciono muito bem na muvuca e acabo não aproveitando muito do que poderia aproveitar.

Vaporzinho do Enéas Guerra - Literatura Infantil

Vaporzinho do Enéas Guerra - Literatura Infantil

Apesar de toda a muvuca da bienal, tive uma grata surpresa quando entrei no stand da editora Solisluna, atraída pelos livros do Pierre Verger. Acabei descobrindo que a editora era baiana e aí a conversa rendeu com a vendedora. Sabe como é, né? Papo de conterrâneos! Entre uma conversa e outra, a vendedora acabou me trazendo este livro para folhear. Vaporzinho é um exemplar delicado da literatura infantil, que conta a história de um barco a vapor que fazia a rota pelo recôncavo baiano até Cachoeira e São Félix, na Bahia.

Enéas Guerra e Vaporzinho. Imagem: Erik Pzado.

Enéas Guerra e Vaporzinho. Imagem: Erik Pzado.

O barco não só transportava pessoas, como itens para o comércio local, correspondências, etc. Sua chegada era sinônimo de alegria para as pessoas da cidade, que aguardavam não só novos rostos nas ruas, mas os rostos das pessoas queridas que haviam viajado e que agoram aportavam novamente na terra. Um ponto interessante de Vaporzinho é o fato de que muitos de seus personagens são pessoas que vivem em Cachoeira e que ajudaram a contar esta história. Como disse, um trabalho delicado, colorido, com belas imagens e que, apesar de ser direcionado para o público infantil, me encantou como apreciadora dos livros e principalmente das viagens. E já que hoje é o último dia da Bienal, deixo então a dica deste livro para pais, tios e avós que queiram proporcionar aos seus pequenos uma viagem diferente, uma viagem proporcionada pela literatura.

Vaporzinho sendo autografado pelo Enéas Guerra para o Vini e o Guga. Imagem: Erik Pzado.

Vaporzinho sendo autografado pelo Enéas Guerra para o Vini e o Guga. Imagem: Erik Pzado.

Este exemplar, autografado pelo autor, o Enéas Guerra, já tem donos! Vini e Guga, esta é uma lembrança dos tios Erik e Jana para vocês, viu? Espero que curtam estas linhas e conheçam um pouco da história que povoa o imaginário da tia baiana. As histórias que ouvi de meu avô com certeza estão de alguma forma contadas neste livrinho. Amo vocês!

Vivi e Guga, os novos leitores do Vaporzinho. Imagem: Erik Pzado.

Vivi e Guga, os novos leitores do Vaporzinho. Imagem: Erik Pzado.

Jana e Erik

Visitem o Blog do Vaporzinho!

Siga a trupe do Jeguiando no Twitter!

Conheça nossa Fanpage!

    *Aviso: Todo o conteúdo do Jeguiando.com está protegido pela LEI DO DIREITO AUTORAL, Nº 9.610, DE 19 DE FEVEREIRO DE 1998. Portanto é proibida qualquer reprodução ou divulgação das imagens, com fins comerciais ou não, em qualquer meio de comunicação, inclusive na WEB, sem prévia consulta e aprovação.     **Comentários ofensivos serão deletados.  

6 Comentários

  1. […] This post was mentioned on Twitter by Erik PZado Araujo, Jegueton. Jegueton said: Novo post: Livros e Viagens – Vaporzinho de Enéas Guerra http://jeguiando.com/2010/08/22/livros-e-viagens-vaporzinho-de-eneas-guerra/ […]

  2. Eliane disse:

    Dica legal! Linda ilustração! Apesar de eu não ser baiana, a história conta um pouco das tradições desse nosso Brasilzão que precisamos conhecer mais e sempre! Adorei!

    Abraços, Eliane

  3. […] Dicas de livros que envolvem a temática, voltados para o público infantil, como no caso de Vaporzinho, do Enéas Guerra, ou livros para adultos, como As aventuras de uma pseudovirgem, da Iris Bahr, que […]

  4. I like the valuable iinfo you provide for your articles.

    I’ll bookmark your blog and check once more here frequently.

    I’m somewhat certain I will be informed many new stuff proper here!
    Best of luck for the next!


Anuncie no Jeguiando! 8 anos de viagens! Lojinha_do_Jeguiando

Pesquisar

  Expedição Jeguiando Across Canada - Atravessando o Canadá nos trens da Via Rail  

Destinos visitados pelo Jeguiando

    alemanha bariloche2 Canadá patagonia_chilena3 França Alagoas_topo Bahia recife Mato_Grosso_do_Sul Minas_Gerais Rio Sao_Paulo Paraná Porto_Alegre Santa_Catarina

Posts mais Populares

%d blogueiros gostam disto: