Como tirar passaporte


Se você está se preparando para uma viagem para fora do país e precisa de passaporte, segue abaixo o passo a passo para tirar o documento. Vale ressaltar que para algumas viagens internacionais, como para países do Mercosul, o viajante brasileiro só precisa apresentar o RG. Não há necessidade de apresentação de passaporte, mas caso o mesmo queira fazer compras no Free Shop, aí a história muda e o passaporte é exigido, logo é bom ter o documento em mãos de qualquer forma. Nunca se sabe quando precisaremos dele!

Passaporte

Passaporte

Passo a passo para tirar o passaporte:

  1. Procure o posto da Polícia Federal mais próximo;
  2. Reúna os documentos solicitados. A lista de documentos pode ser visualizada neste link;
  3. Preencha a ficha de solicitação de emissão de passaporte, disponível no site da Polícia Federal;
  4. Será gerado um GRU (Guia de Recolhimento da União) para ser pago e apresentado no momento da entrega dos documentos;
  5. Apresente-se a um posto da Polícia Federal com os documentos reunidos, o GRU pago e a ficha cadastral devidamente preenchida;
  6. Hoje não é mais necessário levar uma foto 3×4. No próprio posto é tirada uma foto digital;
  7. Em alguns casos, o viajante precisará agendar o atendimento. Logo é bom consultar no site da Polícia Federal se este agendamento será necessário;
  8. Após ser atendido, acompanhe seu processo no próprio site da PF;
  9. Retire seu passaporte, apresentando um documento de identidade e pronto! Você está pronto para viajar!

OBS: O passaporte tem validade de 5 anos! Logo, se você já tem passaporte, é hora de checar se já está expirando sua validade.

Abraços,

Janaína Calaça.

Fonte de Pesquisa: Site da Polícia Federal.

Observações importantes: Em caso de viagem internacional, é aconselhável fazer um seguro de viagem. Viajou para longe de casa, não deixe de fazer um seguro!


Siga a trupe do Jeguiando no Twitter!

Conheça nossa Fanpage!

Compartilhe...
    *Aviso: Todo o conteúdo do Jeguiando.com está protegido pela LEI DO DIREITO AUTORAL, Nº 9.610, DE 19 DE FEVEREIRO DE 1998. Portanto é proibida qualquer reprodução ou divulgação das imagens, com fins comerciais ou não, em qualquer meio de comunicação, inclusive na WEB, sem prévia consulta e aprovação.     **Comentários ofensivos serão deletados.  

3 Comentários

  1. Daniel disse:

    Ola, conheci esse blog através do google quando procurava textos sobre Cancun, viagem que farei daqui dois meses. Me interessei e comecei a ler os seus posts.

    Quando vi esse aqui resolvi escrever para deixar um comentário, ja que passei por isso a menos de um mês… Para agendar na polícia federal o interessado tem que ficar atento aos horários que abrem as vagas. Os agentes falam que é de hora em hora, mas tive uma informação de um amigo que trabalha la e que confirmei quando fui marcar a minha: Os horários para agendar sua entrevista são liberados sempre as 10, as 14 e as 16 horas. A pessoa interessada deverá entrar nesse horário no site da DPF e agendar seu horário. Alguns shoppings, como o Ibirapuera só disponibilizam horários as 16:00 e tem que ser rápido, pois em cerca de 5 minutos todos os horários são agendados.

    É isso, parabéns pelo blog e fica a dica.

  2. Que artigo ótimo, Janaína!
    Estou planejando uma viagem e as suas dicas são muito claras. Agradeço.
    Ah! Também criei um blog de turismo e ficaria muito feliz se você visitasse. http://www.passaporte77.com Podemos conversar no Twitter, orkut ou msn.
    Abraços.

  3. […] Trazemos dicas importantes de como se virar em uma cidade como Bariloche, por exemplo, ou de como como tirar passaporte e dicas de como otimizar sua viagem. Dicas de livros que envolvem a temática, voltados para o […]


 

Pesquisar

  Expedição Jeguiando Across Canada - Atravessando o Canadá nos trens da Via Rail  

Destinos visitados pelo Jeguiando

    alemanha bariloche2 Canadá patagonia_chilena3 França Alagoas_topo Bahia recife Mato_Grosso_do_Sul Minas_Gerais Rio Sao_Paulo Paraná Porto_Alegre Santa_Catarina

Posts mais Populares