É com  muito prazer que inauguro hoje a categoria Livros e Viagens. Resumidamente, essa categoria será dedicada a livros ficcionais ou autobiográficos (que também são ficcionais, já que a narrativa envolve criação), cuja temática principal seja viagem! Como alguém que, por diversas vezes, utilizou este recurso para poder conhecer outros ares, tentarei trazer dicas interessantes de livros que te fazem viajar ao lado dos personagens! A literatura, além de ter sido uma paixão nutrida ao longo da vida, foi o caminho profissional que escolhi, que me fez cursar Letras e sair da universidade com a formação em Estudos Literários. Apesar de ter me afastado por uns tempos de minha área, estou fazendo meu caminho de reencontro e resolvi começar  no Jeguiando esta caminhada. Mas vamos lá, que não temos tempo a perder! Logo, logo o trem sai!

Para inaugurar a categoria Livros e Viagens, falarei rapidamente do romance autobiográfico (?) da Iris Bahr, As aventuras de uma pseudo virgem. O livro conta as experiências insólitas (!) de Iris pela Ásia, depois que a personagem, aos 20 anos, cumpre o serviço militar obrigatório em Israel e decide colocar uma mochila nas costas para conhecer novas searas e, de quebra, ainda resolver suas questões sexuais. Freud adoraria ler este livro!!!

Em seu deslocamento através da Ásia, passando pela Tailândia e indo parar na Índia, a personagem sempre se enfiava em alguma situação esdrúxula, seja por viajar com criaturas malucas que encontrava pelo caminho, seja por se envolver com homens, que definitivamente sempre tinham como característica peculiar serem levemente problemáticos, como um que se apaixonou por sua bunda.

A personagem decide viajar, como muitos, com uma mochila nas costas e boa vontade para se meter em enrascadas. A viagem de Iris começa tendo como foco perder a virgindade de vez e de quebra ainda conhecer novas paisagens e as particularidades das culturas orientais, mas acaba, paralelamente, traçando uma viagem de auto-conhecimento, o que a faz amadurecer na trajetória.

O livro tem ótimaaaaaas passagens. Para quem não sabe, Iris Bahr é atriz e comediante e o livro é pontuado de várias passagens muito, muito divertidas mesmo e é o tipo de livro que é fiel à sua proposta: fazer o leitor viajar junto, mesmo sem sair do sofá, da cama ou de uma poltroninha confortável. A leitura é leve e vale a pena conhecer um pouco mais da dinâmica plural da Ásia através da narrativa da personagem-autora.

Bom, caros jeguiantes, espero que tenham gostado desta primeira dica do Livros e Viagens.

Até a próxima!

Beijão,

Jana.

Siga a trupe do Jeguiando no Twitter!

Conheça nossa Fanpage!

Compartilhe...
1
Share
    *Aviso: Todo o conteúdo do Jeguiando.com está protegido pela LEI DO DIREITO AUTORAL, Nº 9.610, DE 19 DE FEVEREIRO DE 1998. Portanto é proibida qualquer reprodução ou divulgação das imagens, com fins comerciais ou não, em qualquer meio de comunicação, inclusive na WEB, sem prévia consulta e aprovação.     **Comentários ofensivos serão deletados.  

3 Comentários

  1. […] This post was mentioned on Twitter by Fabio Brito, Jegueton. Jegueton said: Novo post no Jeguiando: Livros e Viagens: As aventuras de uma pseudovirgem, da Iris Bahr http://bit.ly/6ZniGv […]

  2. Juliana Gonçalves disse:

    Adoro este livro!!!!!!!!

    Vale muito, muito mesmo a pena ler!

    Beijooooooooooo

    Ju.

  3. […] o público infantil, como no caso de Vaporzinho, do Enéas Guerra, ou livros para adultos, como As aventuras de uma pseudovirgem, da Iris Bahr, que resolve por o pé na estrada e se descobrir neste processo. Tudo envolve o […]


 

Pesquisar

  Expedição Jeguiando Across Canada - Atravessando o Canadá nos trens da Via Rail  

Destinos visitados pelo Jeguiando

    alemanha bariloche2 Canadá patagonia_chilena3 França Alagoas_topo Bahia recife Mato_Grosso_do_Sul Minas_Gerais Rio Sao_Paulo Paraná Porto_Alegre Santa_Catarina

Posts mais Populares