GOL x TAM – última parte


Esse é o último post da série comparativa entre as companhias aéreas nacionais.

Demorou, mas finalmente consegui aprontar esse post. Antes de dar início ao fechamento dessa série, gostaria de pedir desculpas a todos os nossos leitores por esse tempo de mais de um mês sem publicar nada aqui no Jeguiando. Esses dias foram bem agitados, tanto para mim quanto para Jana e acabamos por deixar os blogs em segundo plano. Mas vamos ao que interessa. No post anterior, havia dito que o foco dessa vez seria o vôo propriamente dito. Comecemos então:

Serviço de bordo

Apesar de não considerar um item muito importante para viagens de até 2 horas de duração, resolvi considerar esse item para análise, pois pode ser de serventia para enganar a fome em vôos com uma duração mais longa, ou ainda em vôos curtos quando não se tem tempo suficiente de comer algo antes do embarque, devido a diversos fatores como por exemplo um check-in tardio ou trâmites alfandegários nos casos dos vôos internacionais.

Primeiro a GOL. Sendo bem sincero o serviço de bordo da GOL é uma coisa que posso considerar, na falta de um termo melhor para por aqui, patético.

Na boa, oferecer barrinha de cereal, amendoim e refrigerante (tem a opção de suco ou água também) é ridículo e só serve mesmo para enganar besta. Se não oferecer algo decente é melhor não oferecer nada. Ser acordado em um vôo noturno para ser questionado se aceita barrinha de cereal com refrigerante é muita sacanagem. Se ao menos fosse um cafezinho…

Na TAM a coisa é totalmente diferente. Não chega a ser um banquete, mas pelo menos é algo decente. O que é servido depende do horário. Em vôos matinais é servido alguns elementos de café da manhã como um sanduíche frio, torradas, manteiga e geléia. Em vôos vespertinos geralmente serve-se uma torta salgada e uma saladinha. E à noite, sanduíches quentes. Para beber, a TAM oferece refrigerante, suco, água e… cerveja. Tanto clara quanto escura e de quebra ainda tem o cafezinho. 🙂

Veredito

Esse item não tem nem comparação. A TAM ganha disparada da GOL. Apesar de não oferecer refeições completas, como a antiga Varig que oferecia filé e até pizza (antes de quebrar e ser comprada pela GOL), pelo menos é algo que serve pra dar uma “sustância” até o desembarque.

  • GOL: [rating:0.5]
  • TAM: [rating:3.5]

Conforto nas aeronaves

Mais um item que a TAM ganha: os assentos. Pra começar os assentos são ligeiramente mais largos e possuem encosto para o pescoço. Lembrando aqui que estamos comparando apenas a classe econômica.

O cinto de segurança é de bom tamanho e os mais cheinhos não precisam se preocupar em pedir um extensor para a equipe de bordo (a menos que o sujeito seja muito gordo). Na GOL, o cinto é curto e quem estiver com uns pneuzinhos, maiores que a média, certamente vai precisar chamar a aeromoça e pedir uma emenda.

A TAM ainda ajuda a diminuir um pouco o tédio durante o vôo, pois oferece canais de áudio como serviço de entretenimento de bordo na maioria dos vôos. Em algumas aeronaves chega a rolar filminho de vez em quando em vôos domésticos.

Na GOL, bem… entretenimento de bordo é uma coisa que não existe. A menos que você leve consigo um mp3 player ou algum outro dispositivo.

Veredito

A TAM oferece poltronas razoáveis e entretenimento básico de bordo. A GOL pelo menos tem lugar onde sentar.

  • GOL: [rating:1]
  • TAM: [rating:4]

Atendimento a bordo

Nesse quesito acho que temos um empate. O atendimento a bordo é praticamente igual em ambas as companhias. Talvez a GOL ganhe esse quesito por uma diferença ínfima, pois suas aeromoças aparentam ser mais simpáticas que as da TAM. Talvez sejam as roupas sisudas demais que me causem essa impressão.

  • GOL: [rating:4.5]
  • TAM: [rating:4]

Considerações finais

Após esse comparativo, totalmente subjetivo e baseado em experiências pessoais, pude concluir que tanto faz utilizar uma como a outra (ainda mais se você levar em consideração apenas o preço, critério que deu empate). Enquanto a GOL é melhor enquanto ainda está em solo (atendimento no aeroporto e serviços pós-venda), a TAM fica com o mérito no ar por conta de um serviço de bordo dentro dos padrões de decência e de poltronas mais confortáveis em seus aviões.

Talvez esse “empate técnico” entre as duas maiores companhias aéreas nacionais se deva a essa caracterização de duopólio no mercado brasileiro, onde as outras companhias existentes tem uma baixa fatia do mercado (OceanAir e Webjet). A Varig não foi levada em conta devido a mesma ter sido adquirida pela GOL e acabou entrando no mesmo “balaio”. 🙂

Espero que esse quadro venha a melhorar no futuro com uma provável expansão da Webjet (não se pode dizer o mesmo da OceanAir que, dizem por aí, está mal das pernas) e com a entrada da Azul no mercado. Quem sabe, com um mercado mais concorrido, nós, turistas ocasionais, não conseguimos um conjunto de tarifas e serviços bem mais vantajosos que o que temos disponíveis atualmente?

Referências

Companhias aéreas citadas nessa série

Além dos sites das companhias, recomendo a leitura do blog Aquela Passagem, editado pelo Rodrigo Purisch, onde o autor posta com freqüência notícias sobre o mercado de aviação civil, inclusive trazendo promoções. Vale a pena ficar de olho.

E assim terminamos nossa série de posts comparando as duas principais companhias aéreas nacionais. Aproveitem as informações e boa viagem! 😉

Siga a trupe do Jeguiando no Twitter!

Conheça nossa Fanpage!

Compartilhe...
    *Aviso: Todo o conteúdo do Jeguiando.com está protegido pela LEI DO DIREITO AUTORAL, Nº 9.610, DE 19 DE FEVEREIRO DE 1998. Portanto é proibida qualquer reprodução ou divulgação das imagens, com fins comerciais ou não, em qualquer meio de comunicação, inclusive na WEB, sem prévia consulta e aprovação.     **Comentários ofensivos serão deletados.  

9 Comentários

  1. Lu disse:

    é verdade a Gol entende mesmo de contabilidade cortando custos e aumentando nossa fome rs….

    • Paty disse:

      Dentro de uma aeronave em võo é melhor se preocupar com a segurança do que com a comida.

    • matheus disse:

      Bom e a gol pode ate nao tem um servico de bordo, entretenimento, conforto e comida de boa de qualidade igual a tam que e um airbus tecnologico e moderno mais agora com todo respeito voce mentiu a gol nao que rouba nosso dinheiro e deixa passar fome ela apenas serve aquilo que esta ao padrao da companhia mais sem duvida e uma companhia de seguranca

  2. Luiz disse:

    Olha, sobre o serviço de bordo. É bom levar em conta que há duas semanas a gol fez alterações.

  3. Manuela disse:

    Boommm…tenho até vergonha de dizer que não viajo de avião há 8 anos (contingências da vida…)! Mas foi bom ter essas informações extras sobre as linhas aéreas pra não cair em esparrelas futuras. Valeu, Binho querido! Bjão

  4. Marcel disse:

    Discordo em relação ao serviço de bordo.
    Avião não é buffet, portanto, em viagens curtas, a barra de cereal da Gol ou o sanduíche da Tam são mais do q suficientes.

    Vôos de longa duração a estória é diferente…

  5. Eron disse:

    Vale lembrar que nos vôos de curta duração não há obrigatoriedade das empresas aéreas fornecerem refeição. As barrinhas de cereais ou sanduíches são meras cortesias. Quem quiser viajar de “barriga cheia” que coma em um restaurante antes da viagem. Como falou a Paty, é bem melhor focar na segurança e conforto.
    Abraço a todos!!!

  6. Katia disse:

    Katia
    22 de março de 2011 às 16:56 | Permalink | Responder
    O voo da GOL
    G31600 18MAR11 11:15 Rio-Galeão 18MAR11 13:20 Salvador

    Não ofereceu o serviço de bordo gratuito, foi oferecido apenas o serviço de venda a bordo. Comissários sem troco, bloqueando por longo tempo o corredor, “atrapalhando” aos que queriam utilizar o sanitário. Posso até concordar com certos valores cobrados, por exemplo aos sanduiches…..mas cobrar R$5,00 por um copo de água que metade é só gelo….ahhh isso não! Por esse valor deveria ser então no mínimo uma garrafinha de água!

    No site da Gol, diz que o serviço de venda a bordo não substitui o gratuito…não foi isso que aconteceu no voo citado acima!!!

    Vai voar com a GOL…leve sua garrafinha de água!

    • matheus disse:

      o gata me desculpe mais voce voo pela gol foi para viajar e segua ao seu destino mais rapido e com seguranca e nao para fica degustando a comida da aeronave seja a venda ou gratuita o que vale nao e acomida mais sim a seguranca pois se aeronave cair bruscamente nao sobrara nada nao se apegue apequenos luxos da vida como um banquete de um aviao pois so o fato de voce esta voando num aviao ja e um luxo pra voce tendo ou nao comida durante o voo pare pra pensar antes de sair falando besteira ok.


 

Pesquisar

  Expedição Jeguiando Across Canada - Atravessando o Canadá nos trens da Via Rail  

Destinos visitados pelo Jeguiando

    alemanha bariloche2 Canadá patagonia_chilena3 França Alagoas_topo Bahia recife Mato_Grosso_do_Sul Minas_Gerais Rio Sao_Paulo Paraná Porto_Alegre Santa_Catarina

Posts mais Populares