Como prometemos no post anterior, fizemos uma cobertura alternativa da Parada da Diversidade 2008 em Florianópolis. A 3ª edição da Parada da Diversidade de Florianópolis, organizada pela AEGLBTS/SC (Associação de Empreendedores Gays, Lésbicas, Bissexuais, Transgêneros e Simpatizantes de Santa Catarina), aconteceu no dia 3 de maio na Av. Beira-Mar Norte, tendo a orla da cidade como cenário.

Parada Gay de Florianópolis. Imagem: Fábio Brito.

O evento, marcado para ter seu início às 14 horas, teve sua concentração realizada nas imediações do Kuxixos Beer e contou com a presença de trios elétricos, que animaram a festa.

Parada Gay de Florianópolis. Imagem: Fábio Brito.

Florianópolis teve um fim de semana chuvoso e o mau tempo, no entanto, não atrapalhou a Parada a acontecer e nem as pressões externas para que o evento não fosse realizado na Av. Beira-Mar Norte. Apesar de ter seu horário de saída atrasado, depois de sua abertura a Parada da Diversidade prosseguiu pela avenida até o palco armado no início da orla, que daria continuidade à celebração.

Parada Gay de Florianópolis. Imagem: Fábio Brito.

Um dos pontos interessantes a ser destacado foi a presença da Polícia Militar, executando o Hino Nacional, que reafirmou a legitimidade do evento e sua importância dentro das discussões relacionadas à homofobia e seus desdobramentos. A execução do hino, como momento simbólico, foi importante no que diz respeito à tentativa de inserir os homossexuais na imagem de um povo que não partilha apenas do mesmo solo, dos mesmos referenciais culturais, mas principalmente dos mesmos direitos.

Parada Gay de Florianópolis. Imagem: Fábio Brito.

Durante todo o evento, foram distribuídos kits contendo camisinhas, incentivando o uso do preservativo na prevenção de doenças sexualmente transmissíveis e da AIDS. A distribuição a todos os passantes, independente de sua orientação sexual, aponta principalmente para a questão de que a AIDS e as doenças sexualmente transmissíveis são uma preocupação de toda a população indiscriminadamente.

Parada Gay de Florianópolis. Imagem: Fábio Brito.

A Casa da Diversidade montou uma banquinha e vários artigos foram vendidos, tais como camisetas, bandeiras, chaveiros, botons, tudo para quem quisesse levar um pouquinho do colorido para a casa.

Parada Gay de Florianópolis. Imagem: Fábio Brito.

A bandeira do Brasil e a bandeira do Arco-Íris estiveram presentes na parada, novamente afirmando que estão e precisam estar unidas, já que os que levantam a bandeira do arco-íris são os mesmos que erguem a do país.

Parada Gay de Florianópolis. Imagem: Fábio Brito.

Vários casais heterossexuais, simpatizantes com a causa, também participaram da Parada e levaram seus filhos. Vimos várias crianças inclusive ajudando a transportar a bandeira do arco-íris. A iniciativa destes pais, de apresentar aos filhos uma realidade que deve ser compreendida e respeitada, em vez de negada, foi muito interessante de se presenciar. Obviamente, casos como estes que vimos durante a Parada não são muito comuns, já que não é raro presenciar justamente o inverso: pais e mães ensinando aos filhos a negarem o que lhes parece diferente, desrespeitando o direito do outro à viver normalmente suas vidas.

Parada Gay de Florianópolis. Imagem: Fábio Brito.

Não faltaram participantes fantasiados, que fizeram a alegria de quem passava. Apesar de ser um movimento de conscientização, a Parada não abre mão do humor, forma esta eleita para justamente se afastar de uma imagem reacionária. É um movimento de abertura, que abraça quem esteja disposto a ser abraçado.

Parada Gay de Florianópolis. Imagem: Fábio Brito.

Em resumo, a 3ª edição da Parada da Diversidade foi um evento positivo, que reuniu não somente homossexuais, mas também simpatizantes da causa, em nome da tentativa não de um afrontamento social, mas de um diálogo que se dá entre o colorido e a música e que visa principalmente na leveza do evento se afastar da violência física e ideológica de que são vítimas. Parabéns à organização do evento, que luta principalmente pelo direito à voz contra as várias formas de silenciamento.

UPDATE: segue em primeira mão o clip da parada da diversidade.

Siga a trupe do Jeguiando no Twitter!

Conheça nossa Fanpage!

Compartilhe...
4
Shares
    *Aviso: Todo o conteúdo do Jeguiando.com está protegido pela LEI DO DIREITO AUTORAL, Nº 9.610, DE 19 DE FEVEREIRO DE 1998. Portanto é proibida qualquer reprodução ou divulgação das imagens, com fins comerciais ou não, em qualquer meio de comunicação, inclusive na WEB, sem prévia consulta e aprovação.     **Comentários ofensivos serão deletados.  

4 Comentários

  1. […] Continue Reading  Posted on: Sunday, May 4, 2008 at 6:12 pm  Uncategorized. You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 feed. You can leave a response, or trackback from your own site. […]

  2. Beatriz Cardozo disse:

    Lega

  3. sandro peres disse:

    bom dia tudo bem parabens pelo site gostaria de receber mais fotos das negonas pois sou eu e um amigo como fomos asaltados um dia anterior ficamos sem maquina digital se der para me enviar outras fotos te agradeço

  4. jbo disse:

    jbo

    Parada da Diversidade em Florianópolis (Cobertura 2008) – Santa Catarina – Jeguiando : Jeguiando


 

Pesquisar

  Expedição Jeguiando Across Canada - Atravessando o Canadá nos trens da Via Rail  

Destinos visitados pelo Jeguiando

    alemanha bariloche2 Canadá patagonia_chilena3 França Alagoas_topo Bahia recife Mato_Grosso_do_Sul Minas_Gerais Rio Sao_Paulo Paraná Porto_Alegre Santa_Catarina

Posts mais Populares