Caros amigos e leitores do blog Jeguiando, todos os anos, desde 2008, tenho um motivo grandioso para sentir-me profundamente feliz quando alcanço o dia 13 de janeiro. Foi nessa data (13/01/2008) que o primeiro post do Jeguiando foi ao ar e foi a partir daí que minha história começou a mudar profundamente em função desse espaço.
O Jeguiando nasceu da minha necessidade de lidar com a minha mudança para São Paulo. Sou baiana, mudei-me para a capital paulista em 2007 e não consegui me adaptar “logo de cara” à dinâmica da nova cidade (acredito que até hoje não consegui me adaptar completamente, confesso). Longe da família, dos amigos, do mar e do meu saudoso Solar do Unhão, abandonei uma pós em Estudos Literários já no fim; tornei-me uma pessoa reclusa (bem diferente do que era, quando vivia em Salvador); e o meu mundo passou a se resumir ao apartamento onde morava e a algumas pequenas incursões pela cidade, onde agora eu vivia.
Para aprender a lidar com São Paulo, comecei a visitar a cidade nos dias livres como uma viajante. Visitava pontos turísticos; ia comprar tempero no Mercadão; conhecia alguns restaurantes, que foram se tornando meus cantinhos; enfim, tentei de todas as formas ressignificar a cidade e me sentir um pouco mais conectada a ela. Nessas andanças, enxergava cada vez mais o potencial turístico de São Paulo e resolvi me relacionar com meu novo lugar no mundo dessa forma: como alguém que estava aqui de passagem – como uma viajante – e escrever sobre o destino para que outras pessoas pudessem conhecer o que a terra da garoa tem a oferecer, além de trânsito e estresse. Minhas incursões pela capital paulista então passaram a ser narradas no blog, assim como minhas viagens para outras cidades. De espaço terapêutico e hobby, o Jeguiando passou a ser uma companhia, meu trabalho e uma forma de me conectar a outras pessoas.
Através do Jeguiando, não só tive a oportunidade de conhecer outras pessoas, como também outros lugares. O primeiro apartamento onde morei em São Paulo foi meu ponto de partida para o mundo e, em seis anos de blog, o Jeguiando já visitou cerca de 80 cidades. Meu mundo, que em 2007 resumia-se a um apartamento, a um computador e a uma cadeira, tornou-se muito maior. Ao Jeguiando, só tenho a agradecer. Mesmo que ele dependa de mim e do Erik para manter-se vivo, ainda assim o enxergo como algo destacado de nós, algo que já ganhou vida e sua própria trajetória. Tenho certeza que mesmo que um dia eu deixe de alimentá-lo, ainda assim ele se manterá vivo, independente de mim, alcançando, sozinho, outras pessoas. =)
- Um pouco da nossa história e curiosidades
– O Jeguiando foi fundado em 13 de janeiro de 2008 e seu nome surgiu da necessidade de elegermos algum símbolo que lembrasse o Nordeste. Como sou nordestina, o nome Jeguiando (pensado por Fábio Brito, também nordestino e ex-integrante da trupe) partiu da busca por algo que fosse comum a esta região do Brasil e que tivesse a ver com o universo de viagens. Muitas cidades do interior nordestino utilizam o jegue como um meio de transporte, até mesmo para se deslocar de uma cidade para outra. Foi pensando nisso e juntando jegue + o ato contínuo de guiar as pessoas que chegamos ao Jeguiando;
– O mascote Jegueton surgiu um ano depois do blog ser fundado. Depois que nomeamos o blog de Jeguiando, demos início à busca por um mascote que nos acompanhasse nas viagens e que, no melhor estilo Amélie Poulain, figurasse nas fotos. Para nossa surpresa (e desespero), encontrar um jegue de pelúcia no Brasil é mais difícil que achar agulha em palheiro. Mas, para nossa surpresa também, nosso mascote estava nos esperando em uma cidade de que, particularmente, gosto muito: Buenos Aires. Estávamos passando por uma das ruas da capital argentina, quando, de repente, demos de cara com um ser sorridente, cheio de dentes, olhando para nós! Sim, o Jegue mais fofo do planeta (hehehe) estava nos aguardando!
O nome do nosso mascote então ficou Jegueton, inspirado no ritmo Reggaeton, que tem muito haver com a alma festeira e metida a sensual deste rapazinho. Depois de nomeado, Jegueton, a partir de dezembro de 2008, passou a fazer parte de todas as nossas viagens e, por sua simpatia, fez amigos e conquistou o coração de muita gente. Ele é, sem dúvidas, a porção mais lúdica do nosso site e não há quem resista ao sorriso contagiante desse jegue!
– Já visitamos cerca de 80 cidades em seis anos de existência;
– O Jeguiando passou por três reformulações de logo em seis anos de trajetória: o primeiro jeguinho foi desenhado por mim, mas, depois de muita gente achar que se tratava de um canguru e não de um jegue, achamos que era hora de investir em uma mudança! O segundo logo foi desenhado por Marcelo Santos e o terceiro, onde toda a família encontra-se reunida e que hoje é o topo do blog, é arte de Paulo Duarte. =)
No mais, desejamos vida longa ao Jeguinho mais sorridente do mundo! =)
Um agradecimento especial a todos os leitores que fazem deste espaço uma experiência de troca; aos amigos que torcem por nós e aos parceiros que acreditam em nosso trabalho!
Jana.
*Aviso: Todo o conteúdo do Jeguiando.com está protegido pela LEI DO DIREITO AUTORAL, Nº 9.610, DE 19 DE FEVEREIRO DE 1998. Portanto é proibida qualquer reprodução ou divulgação das imagens, com fins comerciais ou não, em qualquer meio de comunicação, inclusive na WEB, sem prévia consulta e aprovação. **Comentários ofensivos serão deletados.
Parabéns ao Jeguiando! Acompanho vocêa a pelo menos dois anos e o Blog está cada vez melhor! Parabéns!
Ligia, muito obrigada!!! Que tenhamos a oportunidade de comemorar mais aniversários felizes como este!
Um grande abraço da trupe,
Jana, Erik e Jegueton. =DDDDDDDDD
Parabéns e vida longa a esse ótimo blog!
Abraços
Muito obrigada, Daniel! Vida longa a todos os sonhadores!!!
Beijão,
Jana.
Que bom poder contar com conteúdo de qualidade, “de verdade” e com a sinceridade de vocês em seus posts. É um verdadeiro guia dos viajantes! Vocês têm o meu respeito como profissional de turismo e também viajante de coração!
Parabéns, Jana, Erik e Jegue! Vocês arrasam!
Thais, infelizmente, ainda não tive a oportunidade de conhecê-la pessoalmente, mas logo que der, a gente resolve isso!
Obrigada pelo carinho, pela força e sobretudo pela crença em nosso trabalho. São seis anos de muitas alegrias, perrengues, conquistas e desilusões também. Nem sempre o mercado valoriza o que é produzido por um blog, nem sempre somos reconhecidos como uma mídia que realmente influencia pessoas, mas se a crença em nós ainda não desapareceu, é porque temos que continuar remando!
Obrigada pelo carinho!
Um grande abraço baiano,
Jana.
Sou fã de vcs e do Jeguiando. Realmente vocês são muito profissionais e fazem bem, pq fazem com respeito e amor. Em breve, se Deus quiser estarei trilhando os caminhos das viagens e do turismo e espero um dia ter o prazer de conhecê-los pessoalmente. Vida longa ao Jeguiando. Parabéns, felicidades e mais sucesso. Bjos e abraços.