Um dos grandes desafios para quem visita Monte Verde é, sem dúvidas, escolher bons restaurantes para almoçar e jantar – além de escolher uma boa pousada onde se hospedar. Calma! Não estou afirmando que não há boas opções de hospedagem, nem de restaurantes na cidade. Ao contrário! Para o tamanho do distrito de Camanducaia, variedade em pousadas e hotéis é o que não falta e o mesmo se dá em relação a restaurantes.
Como estive na cidade duas vezes em um mesmo mês (na primeira passagem, Erik e eu viajamos para descansar juntos; na outra, levamos nossas mães para curtir um pouquinho Monte Verde), um dos nossos programas (preferidos, por sinal), foi descobrir bons restaurantes. Obviamente, quebramos a cara em alguns, mas outros foram gratas e positivas descobertas. A Cantina Portale di Napoli foi uma delas.
- Cantina Portale di Napoli – Gastronomia italiana em Monte Verde, MG
Assim como é certo que você, viajante, curtirá um friozinho em algum momento na cidade – principalmente à noite, quando as temperaturas despencam -, o certo também é que você notará um restaurante, localizado bem na entrada da principal avenida do distrito de Camanducaia – a Avenida Monte Verde -, principalmente à noite, quando o mesmo se encontra completamente aceso, pondo em destaque uma palavra: polpettone! Nham, nham!
Pois foi exatamente a famigerada placa de neon vermelho, que nos fez parar na Cantina Portale di Napoli. Era nossa última noite em Monte Verde, pré feriado, e tudo que queríamos era um bom restaurante e que servisse algo bem quente, para espantar o frio, que, àquelas horas, já batia 8 graus.
Administrada por seu Severino Alves da Silva (nascido em João Alfredo, pequenina cidade de Pernambuco), a Cantina Portale di Napoli é agradável e ampla e muitos dos seus clientes fiéis acabaram por ajudar a firmar a identidade da casa: “a de ser um pedacinho da Itália em Monte Verde“.
Atencioso, seu Severino, que pessoalmente cuida da preparação dos pratos servidos no restaurante – dos molhos às massas; das massas aos famosos polpettones -, ainda arranja tempo para ir de mesa em mesa para cumprimentar os clientes e saber se “está tudo certo”, o que traz sua veia nordestina à tona nos gestos de acolhimento e receptividade.
- O que pedir na Cantina Portale di Napoli?
Se você, como nós, chegar até a cantina pela placa de neon vermelho, destacando o polpettone, acredite nela! As placas às vezes mentem, mas muitas vezes contam a verdade! =P Invista no “Polpettone alla Parmigiana”, especialidade da casa e um dos melhores que comi – ever!
Como havíamos almoçado muito tarde no dia e beliscado nas paradas para um chocolate quente, não estávamos famintos a ponto de pedir um prato de massa para cada. Pedimos então dois pratos de massa artesanal (um espaguete e um fusili) e um polpettone (deveríamos ter pedido dois, neste caso). As massas são bem servidas e saborosas e o polpettone é realmente fantástico. Os preços dos pratos são parecidos aos praticados em cantinas tradicionais de São Paulo (um pouco caro para a região, mas vale pagar pela qualidade do que é servido). O único item que considero que a casa cobra caro é o pão italiano. De resto, vale por um pouco a mão no bolso! #FicaADica
Para outras dicas gastronômicas em Monte Verde, visite nosso post “Onde comer em Monte Verde” e anote nossas dicas!
- Outras informações:
– Endereço: Av. Monte Verde, 215, Camanducaia – MG, 37653-000
– Telefone: (35) 3438-1956
– Site oficial: http://www.portaledinapoli.com.br/
– Aceita cartões de débito e crédito.
*Aviso: Todo o conteúdo do Jeguiando.com está protegido pela LEI DO DIREITO AUTORAL, Nº 9.610, DE 19 DE FEVEREIRO DE 1998. Portanto é proibida qualquer reprodução ou divulgação das imagens, com fins comerciais ou não, em qualquer meio de comunicação, inclusive na WEB, sem prévia consulta e aprovação. **Comentários ofensivos serão deletados.