Aproveitando a deixa de que hoje, menos de um mês após a sua divulgação oficial (11/03), esgotamos a 1ª tiragem do Papo de Viagem & outras histórias de bar – livro que escrevi ao lado da querida jornalista e blogueira Clarissa Donda, do Dondeando por aí – e aproveitando o clima de comemoração da chegada da segunda tiragem (!), vou também falar um pouco de como foi o lançamento da primeira publicação do selo Papo de Viagem, um projeto em conjunto do Jeguiando (Jana e Erik) e do Dondeando por aí (Clarissa), que aconteceu na Casa Beludi, um Bed & Breakfast super charmoso (Rua Marechal Pires Ferreira, 92, Cosme Velho, no Rio de Janeiro) tocado por uma querida amiga, Isabela Bragança, seu sócio e com participações especiais do Pedro Serra, do Blog Sem Destino.
Antes de qualquer coisa, de falar da noite (que foi linda, leve e divertida!), não posso deixar de fazer três coisas: primeiro tenho que dizer que todo o trabalho (duro e árduo) realmente valeu a pena; segundo tenho que agradecer o apoio que tivemos do Hostelbookers (especialmente ao Mário, de quem me tornei fã incondicional, por ele ter, literalmente, arregaçado as mangas ao nosso lado e abraçado este projeto, quando era ainda um embrião); o apoio do Skyscanner (especialmente do Mateus, que nos apoiou muito também!); do pessoal do Rio da Prata e da Estância Mimosa (especialmente a Carina, que esteve do nosso lado de uma forma super bacana) e da Editora Patuá, que é uma parceira fantástica e que vem desenvolvendo um trabalho editorial de qualidade, lançando autores bacaníssimos no mercado; e, em terceiro lugar, não posso deixar de agradecer a todos que nos ajudaram a divulgar o livro – amigos, blogueiros e profissionais ligados às mídias sociais e às mídias tradicionais.
Um agradecimento especial a Ana Davini, da Ad Comunicação & Marketing (que sempre – sempre mesmo – nos apoiou de uma forma sincera e sempre acreditou em nós e em nossos projetos); a Pam Fernandes, pelo apoio, força e amizade; a Mari Campos, por ter aceitado assinar a orelha do nosso livro e por ser inspiradora; a Priscila De Martini, jornalista gaúcha por quem tenho muito carinho e sobretudo respeito pelo trabalho; a Julie Fank, que apresentou nosso livro à Constru Arch e a Ricardo Pohl pela resenha bacaníssima; ao Ricardo Freire, do Viaje na Viagem pelo apoio; a Cris Sinatura, Dani Motta, Ju e Tarcila Ferro, da Viajar pelo Mundo; ao Thiago Khoury, do Rodei; ao Michel P. Zilberberg, do Rodando pelo Mundo; ao Márcio Nel Cimatti, do A Janela Laranja; a Daniela Mendes, do Dicas e Turismo; ao Átila Ximenes, do Vou Contigo; a Clarissa Comim, do Viagem e Viagens; a Carol May, do Dicas e Roteiros de Viagens; ao Dieguinho, do Blog de Viagens, que cederam seu tempo e seus espaços para escrever sobre o nosso livro; a Eliane Ceccon, do 1001 Roteirinhos; a Lu Tesch e ao Bruno Moraes, do Perrengueiros; ao Arthur, do Agora Vai; a Tata Gastão, do Ziga da Zuca; Renata Luppi, do Mala Inquieta, Fabio Lima, do Intrip; Virginia O.F. Silva, do Impressões – blogueiros, como nós, que reservaram um pedacinho da noite de sábado deles para dar um abraço na gente; e a todos os amigos, especialmente Luciano Nascimento, Érica Quintino e sua filhota Lívia e Renata Mattos e Tonho, que estiveram no dia do lançamento e que nos apoiaram neste projeto! Obrigada! E, se faltou alguém, não foi por falta de gratidão! Agradeço, verdadeiramente, pela torcida e por espalhar o nosso livro entre amigos e conhecidos! =) Valeu mesmo!
Massssss, voltando ao lançamento, foi realmente muito bacana ver o livro pronto, depois de meses de trabalho, reuniões, perrengues, “emendas de bigodes” e tudo que “dar o pontapé inicial” a um projeto envolve, com mentes diferentes tentando se alinhar. Projetos independentes envolvem sempre uma dose grande de coragem e muita vontade de trabalhar, porque, se não fosse por isso, o livro e o selo certamente não sairiam. Projetos independentes também ganham força quando pessoas acreditam nele, mesmo quando ainda estão engatinhando. É fácil apostar em algo que já está em voo! Difícil mesmo é apostar naquilo que ainda é um projeto no papel (por isso agradeço tanto a quem acreditou em nosso livro e selo quando eles eram ainda “bebês”).
E, pelo respeito por começarmos de forma independente, que resolvemos fazer algo diferente. Em vez das tradicionais livrarias, escolhemos lançar nosso “livrin” em hostels e, no caso da Casa Beludi, em um Bed & Breakfast. Por que? Porque a ideia é que o lançamento seja uma grande festa descontraída e que os viajantes e entusiastas estejam em locais que façam parte de seus imaginários, afinal o Papo de Viagem nasceu como um selo editorial voltado para viajantes e cujos livros são escritos por viajantes! As livrarias são glamourosas e são espaços deliciosos, mas sentir-se em casa é bom demais! =)
Outro ponto bacaníssimo do lançamento, sem dúvidas, foi conhecer viajantes que eu ainda não conhecia (muitos deles com quem eu trocava várias mensagens pelo Twitter e Facebook, mas que nunca havia tido a oportunidade de dar um abraço!); rever pessoas queridas que já não via há tempos (inclusive pessoas que conheci durante viagens) e ter a oportunidade de conversar, falar besteira e dividir algumas das histórias que reuni ao longo destes anos de viajante.
O balanço não poderia ter sido mais positivo e a atmosfera lúdica e descontraída da Casa Beludi e a parceria e apoio da Bel e do Pedro foram imprescindíveis para que tudo acontecesse da forma que aconteceu! Uma noite incrível, de muito riso, de muitos abraços e, sobretudo, de realização, afinal não há nada mais bacana do que colher o resultado do plantio! A casa cheia de amigos e os livros praticamente esgotados no dia do lançamento só nos deu a certeza de que plantamos boas sementes ao longo dos anos e que colhemos apoio e muitas manifestações de amizade nesta fase inicial de nosso trabalho. Só tenho a dizer que a noite foi especial e só nos deu mais vontade de tocar nossos projetos adiante! =)
- Lançamento do “Papo de Viagem & outras histórias de bar” em São Paulo
Uma das coisas que Donda e eu fizemos questão de fazer foi idealizar lançamentos no Rio e em Sampa, para podermos reunir os amigos espalhados ao longo das cidades onde vivemos. Desejei muito um lançamento também em Salvador e, ao que tudo indica, também rolará durante o II Salão Baiano de Turismo (confirmo mais detalhes depois!). O certo mesmo é que o próximo lançamento será no descoladíssimo Telstar Hostels, da dupla de irmãos Fabio Casaca e André Casaca, apenas a 200 metros do metrô Vila Mariana, em Sampa, no dia 22 de abril, às 19 horas. Aproveite que segunda-feira é um dia chato e venha quebrar a rotina com a gente! =)
Lançamento em São Paulo – 22 de Abril, às 19 horas
Local: Hostel Telstar (Rua Capitão Cavalcanti, 177 – Vila Mariana – São Paulo)
Formas de Pagamento: Dinheiro e cheque.
Obs 1: O livro, até o dia 22 de abril, estará com preço promocional de lançamento (R$ 30,00)! Quem não puder ir ao lançamento de Sampa, pode adquirir seu exemplar no http://www.papodeviagem.net.br/
Obs 2: Quem quiser ver mais fotos do lançamento, é só acessar: http://www.papodeviagem.net.br/agenda/eventos-passados/
*Aviso: Todo o conteúdo do Jeguiando.com está protegido pela LEI DO DIREITO AUTORAL, Nº 9.610, DE 19 DE FEVEREIRO DE 1998. Portanto é proibida qualquer reprodução ou divulgação das imagens, com fins comerciais ou não, em qualquer meio de comunicação, inclusive na WEB, sem prévia consulta e aprovação. **Comentários ofensivos serão deletados.
Foi uma grande felicidade poder fazer parte desta comemoração do lançamento do Livro! Tenho certeza que vai ser sucesso, não só porque o tema foi muito bem apresentado, mas também por todos os envolvidos! Gente competente só pode fazer projeto de sucesso mesmo! Parabéns Erik, Clarissa e Jana! E claro, a todos que deram apoio para o livro se tornar uma realidade!
Fábio, muito obrigada pela presença e apoio! =)
Eu acredito em projetos independentes! Acho que trabalhar com blog durante esses anos me trouxe mais coragem de arriscar para ver no que dar! E, quando a gente une pessoas com a mesma vontade de fazer algo acontecer, tudo fica mais fácil! =)
Beijão!
Jana.
Jana,
adorei seu post!!! Adorei te conhecer e adorei também ser mencionada aqui com foto e tudo! Me senti muito importante! :-). Querida, muito mais sucesso ainda com o livro! Vc e Donda merecem! Bjão, Lu.
Lu, você é importante! =) Novos amigos, velhos amigos sempre terão espaço em minha vida e em meus agradecimentos sinceros! Não duvide disso!
Obrigada pela presença e pelo abraço sincero!
Beijão, minha nêga!
Jana.
Parabéns pelo projeto e pelo sucesso atual e futuro. Vou tentar ir no lançamento de Sampa. já conheci a Clariissa e adoraria conhecer você. que venham muitos Papos de viagem!
Jana,
Foi um prazer receber e apoiar o lançamento do projeto de vocês.
Já estamos pensando na próxima edição.
beijos