Caros jeguiantes, entre os dias 13 e 15 de maio, a trupe do Jeguiando arrumou suas malas e se mandou para Dourado, cidade localizada a 270 km de São Paulo, próxima a São Carlos, Jaú e Brotas (conhecido destino de ecoturismo brasileiro), para participar de mais uma fam trip, agora a convite do Santa Clara Eco Resort. Pegamos estrada na sexta à noite – dia 13 – (é… numa sexta-feira 13!), nos perdemos um pouquinho, fomos parar numa estrada de terra que dava não sei onde, depois acabamos em frente ao cemitério da cidade, mas, enfim, conseguimos acessar o mapa e encontrar a entrada do resort. Ufa! 😀
- Santa Clara Eco Resort, clima de fazenda com estrutura de resort
Com uma área de 360 hectares, o Santa Clara Eco Resort tem muito o que ver e o que fazer nos dias de estadia. O resultado da multiplicidade de cantinhos e atividades foram muitas e muitas fotos, que, nem assim, deram conta de toda a beleza e aconchego do lugar. Para fins didáticos, então, vamos dividir as postagens por temas, para que vocês possam conhecer um pouco mais sobre o local, sem cansar os olhos. 😀
Se você é um viajante que gosta de contato com a natureza, que aprecia o clima do campo, é interessado em ecoturismo, mas também não abre mão de conforto, o Santa Clara Eco Resort reúne, em um só lugar, o clima leve de fazenda com a praticidade, o conforto e o luxo dos resorts.
Logo ao chegar na propriedade, os visitantes se deparam com um grande casarão avarandado, típico das fazendas. Ao percorrer o resort, aos poucos, elementos que lembram uma cidadezinha de interior vão aparecendo, seja uma capelinha – sempre localizada na praças interioranas -, seja pelas casinhas representando o armazém ou a pharmácia (sim, com ph mesmo!) da cidade, seja pelas árvores, pelo canavial e pelos animais criados para a alegria das crianças e adultos, que terão a oportunidade de vê-los de perto, principalmente quando se vive em grandes cidades, onde o contato com a natureza é escasso.
- Mini Fazendinha
Falando em animais e em clima de campo, o Santa Clara Eco Resort tem, em sua estrutura, uma Mini Fazendinha, onde são criados cavalos e pôneis – a cavalgada para a cidade, com parada na sorveteria, é uma das atividades desenvolvidas pelo local -, vacas, ovelhas, bodes, coelhos, porquinhos da índia e outros tantos animais.
O ponto alto, sem dúvidas, é a possibilidade de interação com os animais (tudo acompanhado pelos profissionais da recreação). As crianças – e os adultos – recebem cenouras para alimentar os bichanos, o que é garantia de bons momentos e acaba por ser também uma aula de respeito aos animais e aos seus limites. Com a proximidade, há aprendizado.
Além de alimentar os bichinhos, os visitantes são convidados também a participar de uma rotina bem conhecida de fazenda: a ordenha da vaca! Para as crianças, que normalmente só veem o leite saindo das latas e embalagens tetrapack, presenciar uma ordenha resignifica não só o alimento, como desperta a consciência da importância desses animais para o cotidiano dos seres humanos. Momento educativo bacana!
Por fim, para inserir ainda mais o hóspede na rotina de uma fazenda, uma visita à horta orgânica, onde muitos dos vegetais, que compõem as refeições do resort, são plantados para posteriormente serem colhidos e um passeio em um “trenzinho” puxado por um trator pelos cantos do Santa Clara Eco Resort. Gostou? Então aguarde os próximos posts sobre o local e comece a planejar seu próximo fim de semana, feriado ou férias! 😀
- Outras informações
– Endereço: Rod. Luíz A. de Oliveira, Km 197. Dourado, SP.
– Tel: (16) 3345 4004
– Site: Santa Clara Eco Resort
Siga-nos no Twitter!
- Twitter do Jeguiando: http://twitter.com/jeguiando
- Twitter do Erik Pzado: http://twitter.com/pzado
- Twitter da Janaína Calaça: http://twitter.com/jana_calaca
- Agradecimentos pelo convite: Santa Clara Eco Resort
- Agradecimento especial pela inciativa: Ana Catarina Foschini
[…] http://jeguiando.com/2011/05/18/dourado-sp-resort/ […]