Caros jeguiantes, quando pensamos em Santa Felicidade, em Curitiba, estamos falando não só do bairro de Santa Felicidade, mas de um conjunto de 16 bairros. No entanto, centraremos o olhar especialmente no bairro homônimo, que é onde o visitante encontrará, além do bairro Batel, a maior concentração de restaurantes da cidade. Aproveitando o gancho, Batel concentra a maior parte dos bares da cidade e restaurantes de gastronomia internacional. Quem, no entanto, está à procura de locais mais tradicionais, principalmente quando o assunto é cozinha italiana, a dica é rumar para Santa Felicidade, que fica a 7 km do centro.
De ruas desenhadas por paralelepípedos, Santa Felicidade abriga a memória de um tempo em que imigrantes italianos povoavam a região e, aos poucos, deixavam sua marca. Há construções que datam da transição do século XIX para o século XX, como a Casa dos Arcos, que hoje abriga um restaurante italiano, dividindo espaço com os tradicionais Don Antônio – frequentado principalmente pelos curitibanos – e o Madalosso – que acabou se tornando um ponto de parada para os turistas.
Além de bons restaurantes, o visitante encontrará na região de Santa Felicidade várias (várias mesmo!) lojas dedicadas a artigos de decoração de ambientes, para os interessados no assunto. Para quem curte artesanato, o bairro de Santa Felicidade abriga algumas lojinhas que garantem uma lembrancinha para a família e para os amigos. 🙂
- Parada na padoca para aquecer!
Como Erik e eu saímos muito tarde para almoçar – por volta das 16 horas -, alguns restaurantes em Santa Felicidade estavam fechados e outros tinham fama de serem salgados demais para o bolso. Resolvemos então fazer uma parada estratégica na PaniCiello, uma padoca que nos surpreendeu não só pela qualidade dos produtos, mas, sobretudo, pelo preço em conta!
O tempo tinha dado uma boa virada, então resolvemos tomar algo para esquentar o corpo. Como acompanhamento, empadinha de palmito (macia e saborosa), misto recheadíssimo e tortinhas de morango como sobremesa! Em padarias de São Paulo, pagaríamos o dobro ou o triplo do que pagamos naquele lanchinho para enganar o estômago até a hora do jantar. 🙂 Recomendo!
Como a padoca oferece o combo de preço bom e boa qualidade, a encontramos bem cheia, com uma considerável filinha de espera, mas o balcão vaga rapidamente e você terá como bebericar o seu café enquanto espera por uma mesa! 🙂
- Principais atrativos de Santa Felicidade
Os principais atrativos de Santa Felicidade, para quem estiver em visita a Curitiba, são: o Portal de Santa Felicidade, a Igreja Matriz de São José, a Vinícola Durigan – que fabrica e comercializa vinhos desde o século XIX – e as construções antigas – muitas delas centenárias -, como a Casa dos Arcos. Caso você não esteja de carro em Curitiba, deixo a dica de conhecer a cidade através do sistema de jardineiras – a Linha Turismo. Confira!
Siga-nos no Twitter!
- Twitter do Jeguiando: http://twitter.com/jeguiando
- Twitter do Erik Pzado: http://twitter.com/pzado
- Twitter da Janaína Calaça: http://twitter.com/jana_calaca
Anotado! Mês que vem sou eu!!
Olá!
Eu e minha esposa estaremos em breve em Curitiba! Obrigado pelas dicas!