Caros jeguiantes, hoje, 27 de setembro, além de comemorar o dia de São Cosme e Damião, de comer caruru na Bahia e sair catando doces nas casas, (não, o dia de São Cosme e Damião não é o Halloween brasileiro, que fique claro) é a data também de se comemorar o Dia Mundial do Turismo. Parabéns a todos os profissionais da área (hoje também é dia também do Turismólogo) e para todos aqueles, que, de um jeito ou de outro, estão envolvidos com este dia e isto engloba também a nós, blogueiros, que humildemente sentamos, cada qual com seu ritmo, em nossos cantinhos para partilhar o que vivemos em nossas viagens, em nossos passeios pelas cidades, em nossas visitas desde a museus a praias descontraídas, com nossas roupas de frio ou de banho!
Meu envolvimento com o turismo se deu através do Jeguiando. Há quase três anos, venho dividindo, neste espaço, minhas experiências de viagem através de um olhar e de um discurso pessoal. Hoje, o Jeguiando é uma família constituída por Jegueton, nosso já mais que conhecido mascote (o jegue mais sorridente da web), Erik Soares (Erik Pzado), fotógrafo do blog, companheiro de viagens e de vida e que, além das fotografias, agora também está começando a reproduzir em textos seu olhar sobre as viagens, e eu, este ser humano que vos fala. Não há como esconder o orgulho que tenho desta família, da trajetória do blog e das conquistas ao longo dos anos. E nada como o Dia Mundial do Turismo para brindar à nossa família, que, do nosso jeito, contribui também para fazer as pessoas aprenderem a curtir viagens, passeios e, principalmente, a aprender com estas experiências. Seja conhecendo sua cidade, seja viajando para longe, a questão é que sempre voltamos diferentes de experiências como esta. Nenhum ser humano deixa de aprender algo ao conhecer um lugar novo, uma nova cultura, uma língua distinta da sua. Quem não aprende nada nos seus deslocamentos é porque se cercou de uma arrogância profunda, ao acreditar que já sabe e conhece de tudo e que nunca precisa aprender mais nada. Viajar para mim não envolve só trabalho ou descanso. Viajar para mim sempre será um conceito atrelado a um processo de aprendizagem. Viajar é aprendizagem e contagiar as pessoas a fazerem o mesmo é contribuir para uma sociedade mais aberta às diferenças, porque é isso que aprendemos em nossas idas e vindas: que somos diferentes, temos referenciais e experiências distintas e a beleza está nisso. Logo, reforço meu brinde de Tubaína ao Dia Mundial do Turismo e faço votos de poder continuar, durante muitos anos, a fazer parte deste dia!
Beijos,
Jana, Erik e Jegueton.
Siga a trupe do Jeguiando no Twitter!
- Twitter do Jeguiando: http://twitter.com/jeguiando
- Twitter do Erik Pzado: http://twitter.com/pzado
- Twitter da Janaína Calaça: http://twitter.com/jana_calaca
Conheça nossa Fanpage!
Petica,
Honrado brindarei com minha tubaína Zero ao seu lado! Nessa caminhada de turismo e vida!
Nada mais pertinente que uma “Professora” para contagiar os leitores com o vírus do aprendizado!
Obrigado aos leitores e sucesso para todos os profissionais da área!
Salut!
Hic! 😛
Fico feliz de tê-lo nesta caminhada e por comemorar este dia ao meu lado e principalmente por tocar junto comigo este projeto que tanto cuido e respeito.
Te amo, moço! 😉
Jana.
Adorei as palavras, adorei o brinde e a foto com essa cara de felicidade de vcs. Invejável! (Inveja-branca! Esclarecendo antes q me joguem pedras! hehe).
Tin-tin!
Eliane,
é um brinde simples, de Tubaína, mas é de coração. Quem trabalha com blogs voltados para turismo sabem a responsabilidade que é dar boas dicas aos leitores e vê-los depois dizer que aproveitaram cada palavra que publicamos por aqui. É gratificante! 🙂
Beijão,
Jana.
Parabéns pelo dia e pelo blog! Só agora consegui ler todos os detalhes de Bariloche, adorei! Que saudade desse lugar!
Aiiii chocolates e doce de leite, tudo que eu “deteeesssto”! kkkkkkk
Obrigada, Ana! Fico feliz de vê-la por aqui, participando. 🙂 Hoje é um dia especial e é preciso comemorá-lo mesmo!
Beijos, minha querida e volte sempre para nos visitar. 🙂
Jana.