Caros jeguiantes, entre os dias 13 e 22 de setembro, Erik, Jegueton e eu rumamos para mais uma viagem/aventura agora em terras canadenses! Fomos convidados pela Comissão de Turismo Canadense (CTC) para participar do evento Go Media 2011, que reuniu representantes de mídias, sejam elas tradicionais ou sociais, de várias partes do mundo, como Brasil, Índia, Japão, China, Austrália, Inglaterra, etc. Representando o Brasil nas mídias sociais, estavam presentes os blogs Jeguiando (nós!) e o A Janela Laranja, do Márcio Nel Cimatti. O evento, dividido em duas partes (pré tour em Montréal e Go Media 2011), não só visava apresentar o Canadá como um destino turístico atraente nas quatro estações do ano, como também nos permitiu vivenciar um pouco das opções em turismo tanto de Montréal (Québec) quanto de Edmonton (Alberta). Para dividir essas experiências com vocês, vamos contar, ao longo dos dias, o que fizemos, que locais conhecemos, o que comemos e nossas impressões sobre esse país tão plural e interessante.
- F Bar – Restaurante português em Montréal, Québec, Canadá
Uma das grandes paixões partilhadas pelo povo de Montréal é, sem dúvidas, a comida. A paixão não só está no preparo das refeições em casa, sempre priorizando alimentos frescos e produzidos nas proximidades da cidade, seja na quantidade de bons restaurantes, que certamente você encontrará espalhados ao longo das ruas. Um bom restaurante em Montréal não é, necessariamente, o mais refinado, caro ou “da moda”, mas aquele que consiga traduzir a paixão pela comida que é marca dos quebequenses, herdada da influência francesa. Um dos restaurantes que visitamos em nossa tour histórico-gastronômica pela cidade foi o F Bar, um restaurante português que, sem dúvidas, foi o melhor que visitamos durante a viagem.
Ficamos hospedados no Hyatt Regency Montreal, em Place des Arts, e na nossa primeira noite na cidade só tivemos que andar uns poucos metros para jantar no F Bar. Durante a tarde, enquanto passeávamos pelas redondezas depois de deixarmos a bagagem no hotel, passamos por dois containers onde funcionavam restaurantes. É bem o tipo de lugar que você não dá muita atenção, exceto pelo fato de se tratar de um container disposto na calçada. À noite, descobrimos, no entanto, o quanto esse restaurante merece atenção e uma visita demorada!
O ambiente do F Bar é dividido entre a área com mesinhas, voltada para almoço ou jantar, e a área do bar, que compreende um longo balcão com banquinhos. Além de duas áreas distintas, o restaurante também trabalha com dois menus: o Bar Side e o F Side. Apesar dos menus serem restritos à área que você ocupa no restaurante, tivemos a sorte de liberarem ambos os cardápios. No Bar Side, as preparações são mais rápidas e simples, até para se adequar à dinâmica de um balcão; já no F Side, você encontrará um cardápio de slow food, com preparações mais elaboradas. Dica: ouça as sugestões da casa!
As preparações são servidas em panelinhas de aço inox (uma graça) e todos os pratos ganham uma sugestão de vinho a ser harmonizado. Todos pediram entradas e um prato principal. Antes do jantar, no entanto, nos serviram um drink à base de vinho do porto branco e limões sicilianos (sugestão da casa). Dentre os pratos principais que foram servidos tivemos: “Plancha” salmon, goat cheese crémeux, spinach, baby potatoes (salmão, queijo de cabra, espinafre e batatas baby); Portuguese style grilled grain fed chicken, mashed potatoes, rappini (frango português, purê de batata e rapini); Veal cheek, coco beans with pesto, pine nuts, São Jorge broth (vitela, feijões de coco, pesto, pinhões e molho São Jorge) e Beef Tartare com salada de rúcula. No meio do jantar, todo mundo já estava provando do prato de todo mundo e não teve nada do que provei que não estivesse muito, muito bom!!! As sobremesas, igualmente incríveis, completaram a noite. Caso tenha curiosidade de explorar os menus (que mudam de acordo com a sazonalidade dos produtos), acesse os cardápios do Bar Side e do F Side.
Observações importantes: Por ser uma viagem internacional, é aconselhável fazer um seguro de viagem. Viajou para longe de casa, não deixe de fazer um seguro!
- Outras informações:
– Endereço: 1485, Jeanne-Mance St., Montréal, Québec, Canada H2X 2J4.
– Tel para reserva: (514) 289-4558.
– Site oficial: F Bar
- Agradecimentos:
– À Comissão de Turismo Canadense (CTC) pelo convite para participar do Go Media 2011 em Edmonton, Alberta, e por nos proporcionar a linda e inesquecível viagem a Montréal;
– A Udo Simons, por acreditar em nosso trabalho e por todo o suporte que nos prestou antes e durante o evento;
– Aos amigos Márcio Nel Cimatti, Douglas “Doug” English, Kishore e Smita Iyengar, B.H. Kasinath, Zhang Jing, Linlin Sun, Roberta Miranda e Cristina Massari pela companhia e pelo riso partilhado.
- Quer saber mais sobre o Canadá e sobre o Go Media 2011?
– Siga a hashtag do evento no Twitter: #GoMedia2011;
– Acesse:
http://twitter.com/exploreocanada
http://youtube.com/exploreocanada
http://flickr.com/exploreocanada
Siga a trupe do Jeguiando no Twitter!
- Twitter do Jeguiando: http://twitter.com/jeguiando
- Twitter do Erik Pzado: http://twitter.com/pzado
- Twitter da Janaína Calaça: http://twitter.com/jana_calaca
I’ll try to go there soon. So what was the best dishes of the evening?
Hi, S Lloyd!
Well, The F Bar doesn’t have an usual menu. Every day, they change the menu according to seasonal products. Soon, you will always find different dishes to be experienced. I suggest you ask the chef’s suggestion. What he suggests, abide! : D
[…] vindas, elegi dois restaurantes como aqueles que eu voltaria certamente em um retorno à cidade: o F Bar (um delicioso restaurante português, que funciona em um container em Place des Arts) e o La […]